“Quem Quer Ter Um DVD Mutilado?”

Jamal
Será que o Jamal aí em cima está olhando para um buraco cheio de DVDs mutilados?

por Edinho Pasquale
(Veja resenha completa no DVD Magazine)

Quem Quer Ser um Milionário? ” foi lançado em DVD para locação pela Europa Filmes no Brasil. Para quem gosta de qualidade de produto, isto já é um sinal grave de alerta. Infelizmente o “pior” é comprovado. Se você é do tipo que gosta apenas de assistir a um bom filme e não se importa com qualidade ou material extra, não precisa nem ler o resto dos comentários. Alugue o filme e seja feliz, o filme merece. Já se você quer detalhes sobre esta ridícula edição de um dos mais importantes lançamentos do ano, vamos lá. De cara já observamos um SÉRIO problema: a imagem está no formato letterbox (ok, se você não se importa mas quer pelo menos saber o que é: está com proporção de tela igual a de uma TV convencional, 4×3, mas com filme em widescreen. Quem tem TV neste formato, não terá muitas diferenças. Já os tem uma TV mais nova, de plasma ou LCD, terá uma imagem com barras pretas por todos os lados e com o filme bem pequeno no centro da TV). Se só por isto não bastasse o descaso, foi intrigante tentar entender o formato do enquadramento, ou seja, não se restringe a sua proporção. Lançado mundialmente em 2.35:1, este aqui está por volta de 1.75:1, mas há mais um mistério: não são cortadas apenas as laterais, mas há um aumento na altura, o que é inexplicável. Ou melhor, foi masterizado de uma forma completamente diferente, que podemos chamar de “híbrida” (ou dê o nome que preferir). E em algumas cenas os cortes na lateral não são tão significantes, ou seja, confesso que o formato apresentado aqui pode ser classificado como “sei lá”! O contraste e qualidade de imagem obviamente não podem ser melhor avaliados, embora a imagem me pareça ser mais “lavada” do que a do cinema e com uma definição baixa em algumas cenas. Como já assisti em Blu-ray, a comparação então fica impossível. Abaixo dois exemplos de como ficou a imagem no DVD de locação, comparado com o aspecto original:

ORIGINAL:

DVD DA EUROPA FILMES:

ORIGINAL:

DVD DA EUROPA FILMES:

O áudio, segundo item importante para a qualidade, não compromete. Está no idioma original em 5.1 canais, mas não há a tradução do hindi para o inglês, o que, para quem quer assistir ao filme com legendas em português, não será problema. Idem para quem quer assistir ao filme com uma boa dublagem, mas apenas em 2 canais, como de hábito da distribuidora.

Para finalizar, o “de sempre”: versão para locação sem extras. Ou melhor, há um importante trailer do lançamento em DVD da “Galinha Pintadinha”. Não é brincadeira, é o nome do desenho que está estampado até no menu inicial. Para os que ainda sonham com uma edição melhor quando da venda do filme por aqui, nos EUA estão disponíveis uma trilha com comentário em áudio com o Diretor Boyle e equipe, um completo making of, 33 (!) minutos de cenas excluídas ou adicionais e uma divertida montagem do filme como um clipe com a música “Jai Ho”.

Conclusão: voltemos ao início: se você quer apenas assistir a um excelente filme e não se importa se ele tem boa qualidade ou algo a mais que o complemente, corra na locadora. Se você quer respeito e qualidade, lamente. Mas se não o assistiu nos cinemas e/ou quer revê-lo, também alugue. Mas prepare-se para se irritar com mais um descaso ao consumidor.

——————-

Nota do Jotacê:

É lamentável que um filme tão importante e com tantos fãs como esse tenha caído nas mãos da Europa Filmes aqui no Brasil. Não sabemos se o DVD para venda direta terá seu aspecto original alterado também, mas pelo histórico da Europa não podemos esperar outra coisa. O DVD para colecionadores deverá ser enluvado, em Digipak (e certamente com uma arte melhor que essa). Porém como já vimos nesta enquete do BJC, imagem alterada (e ainda por cima letterbox) é imperdoável. Tomara que as críticas contundentes sobre este DVD para locadoras permita que tenhamos uma versão para venda com o mínimo de qualidade técnica (até por isso estamos replicando e dendo eco a essa matéria do DVD Magazine também).

E como desgraça pouca é bobagem, o pessoal da Europa Filmes não acredita muito no Blu-ray. Portanto, sabe-se lá quando teremos esse filme legendado e em alta definição no país.

Categorias: DVDResenhas

Tags: ,

Sobre o autor

  • Felipe Andrade

    isso é um absurdo! um filme maravilhoso como esse merceia uma edição maravilhosa e não "isso"!!! Espero que quando lançar pra venda venha melhor mesmo… ¬¬

  • mprlibonati

    Infelizmente esse filme só irei alugar pois na época em que estava no cinema não o assisti…como a edição é bem ralé (letterbox) e com pouquíssimos extras não irei adquiri-la para a coleção…infelizmente mais um descaso com o consumidor brasileiro!!!

  • VictorSeifert

    Realmente é horrível. o filme é muito bom, ás vezes chego a pensar que vale mais a pena se a Europa voltasse a época que lançava os dvd com aqueles extras padrão, entrevistas, bastidores, sem luva e digipack mas tinha a garantia de extras melhores. Talvez esteja errado

  • Átila dos Santos

    Decadência! Como é que fazem isso com um filme tão bom!

  • Espero que a versão para venda seja melhor… o filme até incentivou o sbt a voltar com o show do milhão. Esse filme não é qualquer coisa!

  • Raphael

    Engraçado, eu vi no cinema com projeção digital, a proporção tava em 1:85! Não sabia que o aspecto tava errado, como assim? E a europa voltou com o digipack, vide persepolis e mandela, quem sabe o milionario tbm não recebe essa graça?

  • Realmente algo ridículo esse tipo de mutilação, principalmente porque é totalmente desnecessária. Duvido que a Europa Filmes não conseguisse receber o conteúdo para autoração em 2.35:1. A não ser que tenha vindo em 1.33:1 (o que explicaria o matte na imagem), mas daí pra quê transformar em letterbox? Só pra fazer um widescreen "pega-trouxa"? Hahaha, boa a piada; se você tem uma TV normal, fica com barras em cima e embaixo; na TV wide, uma imagem windowboxed. Genial! Esses caras da Europa Filmes manjam tudo!

    Daí você soma o aspect ratio zoado com a ausência de extras e o preço absurdo (afinal, é um DVD rental) e temos uma amostra do porquê de nosso mercado de home video ser a mosca no cocô do cavalo do bandido.

    • Minduim

      É sem vergonhice mesmo.

      Só no Brasil que as distribuidoras recebem masters em letterbox, tela cheia e o caramba?

      Ah, pelo amor de Deus. Até distribuidoras pequenas/recentes como a FOCUS fazem um trabalho melhor que esses imundos da Europa e Imagem.

      O Brasil é motivo de piada por causa de distribuidoras como essas, que não se mancam, de parar de lançar esses lixos.

      PRATELEIRA NELES!!!!!

  • Bruno

    Ridiculo mesmo…Não entendo como que é feito esse processo de distruibuição de filmes
    Mas,tinha que ser justamente a Euopa Filmes ??…Pq ??…Esse filme no meu ponto de vista,é um dos melhores,junto é claro,de O Curioso Caso de Benjamin Button.
    BD aqui…Esquece né
    Alem do mais…Não achei até agora,nenhuma edição que tenha legendas em PT-BR lá fora…Acredito que nem encontraremos 🙁
    É uma pena mesmo…Bem que poderia ter sido a Fox para fazer distruibição por aqui tb

  • Irritado

    PQP!!!!!!!

    É nessas horas que eu não sinto a menor pena dessas empresas malditas como a Europa e a Sacanagem Filmes!!!! Tem que piratear tudo dessas empresas! NÃO COMPREM! Ou melhor, comprem sim, mas as edições americanas! É um investimento muito melhor, já chega de tanto filme destruído por aqui, é imagem mutilada, letterbox, imagem podre, enfim, é uma vergonha que nós brasileiros tenhamos as piores distribuidoras do mundo!

    Vão ver se esses lançamentos podres existem em algum lugar que não o Brasil.

    Europa e Imagem, façam um favor à todos nós e MORRAM!

  • Imagem mutilada é imperdoável. Se o DVD pra venda for assim, o jeito será importar.

  • Ah, a imagem ficou muito engraçada e apropriada! Hehehe

  • Simon_Elessar

    Nossa… essa imagem híbrida é muito tosca.
    Aff…
    Eu cheguei a ver que havia saído uma versão pra locação, mas não pensei fosse tão ruim.
    O esquema é aguardar a versão para venda e ver se eles melhoram alguma coisa….
    Esse dvd rental ainda poderia ter vindo pior.
    Podia ter propaganda da Amazon PC como nos dvd's de Juno ( da Paris Filmes ) e 1408 ( da Imagem Filmes). A Europa pelo menos até onde eu sei não coloca propaganda nos menus dos seus dvd's.

    ps: Gostei do título do post JC. Bem apropriado….rsrs

  • GUTOFYSH

    Bom dia a todos do Jotacê ^^ então achei muito intrigante este aspect ratio…. mesmo que a imagem em letterbox…. tenha mais imagem na vertical…. o formato original 2.35.1 foi mutilado tambem da mesma forma…. para ficar mais wide….estranho da mesma forma… Não pretendo adquirir este titulo em minha coleção.

  • Oliversip

    AFF espero que a Europa- ok as chances são mínimas-concerte isso e lance um dvd duplo digipack.

  • AllissonBH

    Eu estava doido pra assistir a este filme, mas do jeito que está vindo pra locadora eu perdi o tesão, tomara que o bluray chegue logo e venha com uma edição menos porca.

  • Solução: importação. Diga não às picaretagens das distribuidoras brasileiras.

  • GUTOFYSH

    Ahhh que dificil viu….. tomara que para edição de venda venha com o formato original… mas que aspect ratio duvidoso….tanto do 2.35:1 e do 1.75:1…. um tem mais imagem na horizontal o outro mais na vertical….enfim o filme nos dois aspectos são mutilados….? pelo meu entendimento as duas imagens estão assim…… me lembrou muito o caso do Iluminado do Stanley Kubrick… o blu ray saiu em 1.85:1 e o dvd full 1.33:1….. nos dois tem ganho e perda de imagem.

  • Mauro

    4×3 letterbox em pleno ano de 2009 !!!!!!!!!!!!!! é phoda mesmo !!!!!!!!!!!! Não duvido nada a Europa lançar em VHS este filme !!!!!!!kkkkkkkk

    • GUTOFYSH

      A Warner Relançou todos os Harry Potter em DVD com novas embalagens contando anos de 1 a 5……. mas mesma midia….mesma masterização…. e mesma tela 4×3 ***Foolscreen***

  • Jorge Saldanha

    Temos outro caso recente de tela "lixobox": Ensaio Sobre a Cegueira, e em DVD de uma major – a Fox. Mas a Europa conseguiu a façanha de juntar letterbox com mutilação de imagem. Acho que é por isso que eles são contra o Blu-ray – imaginem lixobox e mutilação em HD…

    • RiderJeff

      Até agora não entendi porque diabos a Fox lançou Blindness em letterbox… Já não basta o Slim eles colocam essa coisa jurássica chamada 4:3 letterbox…

  • Pingback: Europa Filmes lança Persépolis em DIGIPAK!! | Blog do Jotacê()

  • _Karen_

    Poxa, que péssima notícia… Eu estava bem empolgada com o lançamento desse filme… Tomara que as mancadas da edição de locação não se repitam na edição para venda! É um filme muito bom, não merece um tratamento tão ruim! 🙁

    Ah, e o título do post e a imagem ficaram muito bem apropriados mesmo!! Pelo menos dá para rir um pouquinho né, e não só lamentar pela notícia… :p

  • Rafael Augusto

    Vejo uma luz no fim do túnel. Até então entendi que essa é a edição para locação:
    " Quem Quer Ser um Milionário? ” foi lançado em DVD para locação pela Europa Filmes no Brasil."
    Talvez para nós colecionadores seja lançada posteriormente uma edição descente, como por exemplo o DVD duplo de "A Menina de Ouro", lançado pela mesma Europa, lembrando ainda que essa edição é digipack do bom (Rigesa) . Quem sabe? É dar crédito demais?

    • RiderJeff

      A edição dupla de Menina de Ouro tem o aspect ratio errado também. Quando descobri isso fiquei fulo da vida. Acabei vendendo o DVD depois.

    • Nelson

      Mesmo essa edição dupla de Menina de Ouro da Europa filmes foi um tanto mutilada. Na edição americana o aspecto é 2.40:1

  • RiderJeff

    Sobre Slumdog, uma pena que o filme tenha caído nas mãos da Europa. Se fosse como nos EUA, pela Fox, teríamos um Blu-ray de qualidade mas como a distribuidora aqui não liga pro formato quem perde somos nós… Sobre o DVD, capaz da versão sell-thru também vir com Aspect Ratio errado. Caso isso aconteça, pode vir em digipak que pra mim vai ser apenas uma edição de lixo!!!!

  • Nelson

    Isso é um problema cultural do brasileiro que se acostumou a assistir filme na TV. Salas de cinema são poucas e os ingressos caros. Esse "uaidscreen" talvez seja uma tentativa de reeducar o consumidor que rejeitaria alugar um DVD que tivesse só uma "faixa" de filme na tela. Mesmo assim é lamentável.

    Quando tinha uns 11 ou 12 anos, assisti no cinema Os Dez Mandamentos em Cinemascope – isso mesmo, aquela tela curva – e se essa experiência tivesse sido recente, acho que sentiria um tremendo desgosto vendo esse filme passando em algum canal de TV com aquela imagem 4×3.

  • Jorge Saldanha

    Pelas fotos aparentemente esse formato de tela é um híbrido "full-open matte-letterbox", já que na imagem do DVD da Europa se nota imagem adicional acima e abaixo. Algo similar ao que acontece nos DVDs de Kubrick. Porém é informação redundante, que não faz falta na adaptação do filme para a tela de cinema.

  • Bruno Severiano

    Não levo fé de muitos extras na edição para a venda…

  • DVDL – David

    Vergonha!!!

  • DVDL – David

    Eu não quero um DVD Mutilado!!!

  • Pingback: Pacotão de Blu-rays e filmes nacionais em DVD pela Europa Filmes para NOVEMBRO! | Blog do Jotacê()

  • Hopefully no one has shared insights on this, but the Highlands of Scotland have fun outdoor sports which includes kayaking and local sports teams like swimming.