Post do leitor: Sexta-feira 13 (DUPLO)

31
1228

Sexta_duplo

por Daniel Costa
[originalmente publicado no Fórum CeC]

Cinco anos depois de aterrisar pela primeira vez aqui em DVD, o filme que deu Jason ao mundo volta em edição dupla, com som 5.1 e extras interessantes. Mas o que poderia ser um motivo de comemoração para os fãs para mim está virando tormento…

O SOM

O filme tem mix original em mono. É velho, feito com pouca grana e é só. Por isso o mix 5.1 deste DVD impressiona. Não sei como os caras conseguiram, mas o som neste DVD é uma daquelas coisas que faz valer a espera pelo relançamento de filmes mono em edições com som multicanal. O surround não decepciona e como 1/3 do filme se passa debaixo de chuva, a sensação de que a sala está sendo inundada é constante. Claro, não se compara a filmes recentes, mas estamos falando de um filme de 29 anos que, até o último ano, todo mundo que o viu, o fez com som MONO (que é bem bom, diga-se de passagem).

Fora isso, vem com áudio em português com a dublagem clássica da Globo. Quem pôde conferir o filme nas madrugadas de Corujão, Campeões de Bilheteria e afins (como eu), vai se deliciar de nostalgia.

Mancada aqui só pela falta da trilha original mono, presente na edição americana e nas edições especiais das seqüências II e III já lançadas aqui.

Nem vou citar a faixa de comentários com o diretor Sean Cunningham e membros da equipe, sem legendas, como é de praxe da Warner.

EXTRAS

Para um filme desse porte, achincalhado por muitos, o making of presente na versão de 2003 já tava bom que chega. Mas aqui os caras não só trouxeram de volta o documentário de 2003 como acrescentaram algumas coisas bacanas, mas nada muito espetacular. Destaque para o featurette com o diretor Cunningham onde ele mostra o casarão que comprou com a grana que ganhou com o sucesso do filme. Além disto, a única coisa a ser apreciada com mais interesse é o extra onde o mestre Tom Savini explica a mágica por trás de alguns efeitos de maquiagem do filme.

IMAGEM

Aqui a coisa fede e muito… Pra começar, a versão de 2003 tinha uma boa qualidade de imagem, considerando a idade do filme, o interesse do distribuidor em obter um transfer impactante e, também, em relação aos DVDs das seqüências lançados pela Paramount anos antes (melhores em imagem do que o original).

Dito isto, o transfer novo desta edição 2009 teria que ser melhor em todos os aspectos, até em razão da evidência deste filme por causa do dispensável remake lançado no começo do ano. Nada mais longe da verdade. Embora a imagem esteja mais desbotada, seguindo o padrão dos relançamentos da série, escancarando que o filme foi fotografado mesmo em 1980 (o que é, de certa forma positivo) e melhor tonalidade das cores, gerando um aumento aparente na nitidez da imagem, o transfer peca por aumentar a iluminação em ambientes fechados que, originalmente, tinham pouca ou nenhuma luz. O terceiro ato se desenvolve quase que totalmente dentro de um chalé sem luz, iluminado por lampiões espalhados pelo local, mas aqui vira um show de holofotes, sufocando o clima de apreensão e terror que poderia gerar.

Mas tudo isso seria passável não fosse o maior atentado que vi a Warner cometer, fora as mutilações dos filmes Harry Potter e cia. Quando surge o nome do filme na tela, vi que havia um problema sério. Conforme se assiste, verifica-se alguns pontos onde o enquadramento passa longe do que era o original (ou pelo menos a edição de 2003). Ou seja, o que originalmente era uma janela 1,85:1 aqui parece 1,66:1 ou menos ainda, já que os 4 pontos da tela sofreram perdas que, embora não sejam tão significativas no geral, quase pularam pra fora da minha TV LCD. É como se tivessem aplicado um pequeno zoom na janela original, como mostram as imagens abaixo (os caps de cima são da versão 2003 e os debaixo, da versão 2009):

Fr13200309

Fr13200904

Fr13200306

Fr13200907

Fr13200301

Fr13200901

Fr13200311

Fr13200903

Aqui uma demonstração do corte sofrido entre a versão 2003 e a versão 2009:

Fr13mutilao

Eu não sei se a edição americana lançada pela Paramount ano passado sofre do mesmo problema ou mesmo o Blu-Ray lançado pouco depois. Fato é que a Warner já tinha acertado em 2003 trazendo um transfer extremamente eficiente e agora pisou feio na bola. Penso que se não conhecesse o filme quadro a quadro, possivelmente nem teria reparado o problema.

Vale lembrar que algo similar ocorreu com a Universal em De Volta para o Futuro II e III em 2002, provocando um recall nos discos. Será que o mesmo vai se repetir com a Warner anos depois?? Quem viver, verá…

A essa altura, resta-me manter a versão de 2003 que até agora cumpriu muito bem o dever de casa.

[ad#2-amzusatop]

[ad#sub550]

[ad#sub-dvd]