Colecionador novato: como escolher os “Previamente Vistos”

37
1960

[ad#lost-banner]

Locadora1

Saudações amantes dos disquinhos prateados e azuis.

Hoje irei abordar algumas dicas básicas para aqueles que são novatos na fina arte de colecionar DVD e Blu-ray.

Como primeira dica dessa série veremos uma forma muito eficiente de adquirir DVDs por preços mais em conta: as locadoras.

Mesmo que vocês já não aluguem mais filmes nas locadoras, elas ainda são um excelente local para comprar. Sim, comprar! Muitas locadoras têm o costume de vender os chamados PVs, ou Previamente Vistos, que nada mais são que DVDs usados que as locadoras vendem depois de bastante locados.

Mas por que as locadoras vendem os filmes mais barato do que elas pagaram originalmente?

Primeiramente é importante notar que as locadoras sempre compram DVDs (e agora Blu-rays também) em grandes quantdades. Se for uma rede de locadoras (como a BlockBuster, por exemplo) aí é que a quantidade comprada é gigantesca.

Locadora2
As dezenas de cópias dos filmes nas locadoras

Normalmente essas compras são assim para que a locadora tenha cópias em quantidades satisfatórias dos filmes que estão “em destaque” no momento. Após algum tempo (meses em média) o título sai do Status de lançamento e aí a locadora tem que “se livrar” das cópias excedentes que adquiriu, pois, não haverão tantas locações assim. Vocês podem se surpreender com algum bom filme com preços bem baratos!

Portanto, jovens colecionadores, visitem as locadoras de sua região!

Porém nem tudo são flores nesse método. Graças a empresas como a Fox, existe uma praga em nosso país chamada Edição Rental. Vocês já devem ter visto que alguns títulos aparecem primeiro em locadoras para depois aparecer à venda nas lojas, certo? As edições que aparecem nas locadoras são as chamadas Rental e as que surgem depois nas lojas são as Sell-thru. Em alguns casos não há problema nenhum nisso pois as edições são idênticas, mas existem edições Rental que são TOTALMENTE diferentes das edições para venda direta.

Casos como DVDs sem extras, com formato Full Screen ou Letterbox mutilado são muito comuns em edições Rental.

Diehard4
Vocês não odeiam esta tarja “Exclusivo para Locação”?

Cuidado ao comprar nas locadoras! Arranhões na mídia também devem ser observados antes da compra ser realizada. Verifique sempre se a edição está “nos conformes” antes de adquiri-la. Como são DVDs usados peça ao funcionário para ver o filme no aparelho de DVD da loja.

Mas há uma vantagem na compra de DVDs Rental! Como todos que lêem o BJC sabem a Fox não vende mais DVDs em estojos “normais” adotando os malditos estojos Slim como padrão em suas edições. Pois bem, nas locadoras, as edições Rental são em estojos normais!

Eradogelo3comparacao
Diferença entre os estojos de A Era do Gelo 3 Sell-thru e Rental

Bom, espero ter dado algumas dicas bem interessantes para vocês, leitores.

Teremos outros posts com assuntos voltados a colecionadores novatos em breve!

Vida Longa e Próspera
[ad#3-amzusatop]

[ad#sub550]