Avatar já é o Blu-ray mais vendido da história

73
1888

A Variety reportou ontem os números impressionantes de vendas de Avatar em DVD e Blu-ray. De acordo com o estúdio, até o último domingo o filme já havia vendido 6.7 milhões de unidades em quatro dias apenas na América do Norte. Dessas, 2.7 milhões foram em Blu-ray, destronando Batman – O Cavaleiro das Trevas como o líder de vendas no formato, que levou 18 meses para vender 2.5 milhões de Blu-rays.

No primeiro dia de vendas, 22 de abril, Avatar vendeu 3.2 milhões de DVDs e Blu-rays, sendo 1.5 milhões de unidades em raio-azul, destruindo também o recorde anterior de Batman – O Cavaleiro das Trevas, que era de 600 mil unidades no formato. A reportagem da Variety bem aponta que em 2008, quando Batman chegou às prateleiras, o Blu-ray ainda estava em seus primeiros estágios de adesão pelo público. Ainda sim, os números de Avatar são muito bem vindos num formato que busca se estabelecer e ultrapassar o DVD o mais breve possível. Vale notar também que apesar do Blu-ray trazer um DVD do filme, os 4 dólares de diferença entre as duas versões parece ainda pesar na compra dos nossos amigos da terra do Tio Sam.

Alguns números de Avatar ao redor do mundo:

  • Avatar se tornou o maior lançamento em DVD e Blu-ray na França com uma venda de 400 mil unidades no primeiro dia. Em dois dias chegou a 557 mil discos, ultrapassando os campeões anteriores A Voz do Coração e A Riviera Não é Aqui, dois filmes franceses. A Fox vendeu 136 mil Blu-rays por lá, mais do que O Cavaleiro das Trevas vendeu em 15 meses.
  • Na Alemanha o filme vendeu 450 mil discos no primeiro dia, derrotando Harry Potter e a Ordem da Fênix, campeão de vendas por lá.
  • O filme se tornou o maior campeão de pré-venda fora da América do Norte, tendo previamente vendido 136 mil cópias na Alemanha, 143 mil no Japão e 74 mil na França. Cerca de 60% dessas foram em Blu-ray.
  • No México, a (triste) notícia que chega é que o filme fez sucesso entre os piratas, já que 3.409 unidades foram roubadas num assalto à mão armada a um caminhão de entregas.

O filme traz um grande impulso na compra dos Blu-ray players pelo consumidor, como relatam as principais lojas de departamento nos Estados Unidos. Apesar das estatísticas não estarem fechadas e as vendas ainda estarem a todo vapor, Avatar já mostra ser o título com o número de vendas em Blu-ray em comparação ao DVD mais impressionante até hoje e certamente é o título que está fazendo e fará muitas pessoas aderirem ao formato.

Nota pessoal: Apesar da pesquisa realizada aqui no BJC apontar que mais de 74% de nossos leitores não iriam comprar a edição simples do filme, creio que o resultado real não seja bem esse, considerando os comentários que temos aqui em nosso site. O que acham?

[Fonte: Variety]

[ad#2-uol-h]