Post do Leitor: Segunda temporada de ALF pela VÁRNER!

25
2786


Tá limpo? Que nada Várner!

por Tasso Cesar

Alf, uma série norte-americana de sucesso, ficou bastante conhecida aqui no Brasil principalmente pela magnífica dublagem por conta do dublador Orlando Drummond. Lançada no nosso país pela Globo em 1987, atualmente tem passado no canal Nickelodeon.

Com 4 temporadas ao total (1986-1990) teve seu lançamento norte-americano em DVD no ano de 2004, pela Lions Gate, mas para espanto dos fãs e colecionadores de DVD, a versão que saiu por lá foi uma versão syndication (com cortes de 3 a 4 minutos por episódio).

A Lions Gate insistiu na sua versão que foram obrigados a lançarem a série assim, pois sairia muito caro a remasterização das originais sem cortes. Fora isso muitas músicas foram retiradas dos episódios, perdendo ainda mais minutos do episódio em questão. Isso fez com que as vendas fossem quase nulas e o DVD encalhasse na maioria das lojas.

Mas ao contrário da América do Norte, a Europa recebeu em 2009 a primeira temporada de ALF, países que contaram com este lançamento foram Alemanha, Holanda e França. Para surpresa de todos, os episódios saíram sem cortes (alguns apenas quanto a direitos autorais em uma música de um único episódio). A distribuição ficou por conta da Warner.

O Brasil foi agraciado também com a primeira temporada sem cortes e com a dublagem clássica com as vozes de Orlando Drummond, José Santanna, Ilka Pinheiro, Miriam Ficher, José Leonardo, entre tantos outros nomes da dublagem.

Já para a segunda temporada lançada agora em 2010 tivemos uma péssima notícia: as masters utilizadas para o nosso país foi a mesma usada nos EUA, ou seja, a versão broadcast syndication (segundo o ren4nsistema de distribuição de séries para TV para emissoras independentes, sem ser rede nacional“), em que perdemos muitos diálogos e as principais piadas dos episódios. O único fato que ficou fiel a versão européia foram as artes para a capa e os discos.

Vejam abaixo um vídeo que fiz comparando as edições:

E aí pessoal, o que vocês acham de comprar uma obra incompleta?

[ad#1-uol-h]