[Quadrinhos] Post do Leitor: Justiça em preto & branco

15
2262

[ad#uol-lp]

clip_image002[4]

por Renato Rodrigues

Alex Ross é, sem dúvida, um dos maiores artistas de histórias em quadrinhos de todos os tempos. Com um traço totalmente baseado no realismo fotográfico e uma paixão declarada pelos visuais clássicos dos personagens, o pintor usa toda a mítica que envolvem os superheróis e os transporta para um ambiente rico em luz e sombra que é o mais perto da vida que estes personagens podem chegar. Muito de sua arte pode ser vista em seu site: www.alexrossart.com

Durante sua carreira, o autor pintou capas e histórias para basicamente duas editoras: A Marvel Comics (se não leu, leia: Marvels) e DC Comics (se não leu, leia: Kingdom Come – Reino do Amanhã, no Brasil). Isso sem contar Astro City, uma das maiores e melhores obras de quadrinhos, escrita por Kurt Busiek, que presta uma sensível homenagem às raízes dos superherois.

clip_image004[4]
E se sua arte é tão complexa, seu estudo não poderia ser menos que minucioso. Os trabalhos a lápis de Ross são obras à parte e mostram toda a precisão,  preocupação aos detalhes e respeito a uma arte que até bem pouco tempo era vista apenas como um simples meio de diversão barata para crianças.

Graças a tanto comprometimento, coube ao escritor e designer gráfico Chip Kidd reunir os melhores estudos de trabalhos de Ross para a DC Comics (editora de Batman, Superman, Liga da Justiça, entre outros) em um belíssimo livro.

clip_image006[4]
Em Rough Justice (Pantheon Books – 256 pág.), Alex Ross abre finalmente seus cadernos de rascunhos e revela sua visão dos personagens da DC, que antes de chegarem aos quadrinhos com as cores incrivelmente realistas do pintor tiveram extenso estudo.

As páginas são repletas de ilustrações inéditas, estudos para reformulações de personagens, capas para as revistas mensais de Superman, Batman e da minissérie Justice, que reuniu os maiores ícones da casa. Estudos para novos personagens e uniformes e pôsteres e em alguns momentos, puro saudosismo do autor (e nosso!), como por exemplo, um esboço de Batman, Superman, Mulher-Maravilha e do Capitão Marvel (muitas vezes chamado de Shazan no Brasil) com seus rostos feitos a partir dos atores que fizeram suas séries de TV, como Adam West e Linda Carter.

clip_image008[4]

Em capa dura, com uma sobrecapa que retirada revela um espetacular desenho de Batman contra seu maior vilão (não preciso dizer quem, certo?), papel em couchê 190 e acabamento de luxo, este livro é um item obrigatório para quem é louco por histórias em quadrinhos, ou que pelo menos aprecia obras de arte e admira os homens que as criam.

clip_image010[4]

[ad#lost-banner]