Colecionador Novato: vale a pena esperar o preço baixar?

86
1214

O Pensador: reza a lenda que ele não tem nenhum DVD enluvado na coleção! LOL

Saudações econômicas queridos leitores!

Em mais um post da série Colecionador Novato, quero falar sobre um tema polêmico: esperar ou não esperar o preço baixar?

Se você se considera um colecionador e já acompanha o BJC a algum tempo sabe que o mercado de DVDs/Blu-rays funciona da seguinte maneira: as produtoras lançam edições por preços astronômicos e após alguns poucos meses essas edições baixam de preço. Isso cria uma subespécie de colecionador: o Esperão, que é aquele colecionador que faz questão de esperar o preço baixar para comprar.

Mas também existem os colecionadores que não suportam esperar e compram suas edições assim que saem, pelo preço que for! E aí? Quem está com a razão? Aqueles que compram as edições assim que são lançadas ou aqueles que esperam o preço baixar o preço?

Uma coisa que devemos levar em consideração neste assunto é que nem as próprias distribuidoras e produtoras se entendem nesse ínterim. Lançam primeiro uma edição especial e por muitas vezes limitadas, pelo preço absurdo, porém com embalagens melhores (Digipak e Digistak), edições duplas com mais extras. Depois quando o preço cai, eles lançam edições xumbregas simples, normalmente apenas com o primeiro disco da edição anterior.

Mas também existem empresas que lançam primeiramente uma edição xumbrega, para aproveitar o hype do filme, para só depois lançar uma edição melhorada quando o preço da edição anterior baixar. Um dos casos mais notáveis disso é a edição especial de Avatar lançada recentemente, com cenas adicionais e agora sim com extras (a edição anterior era pelada de material adicional).

Vejam como é a edição atual de Avatar:

Essas atitudes das empresas acabam favorecendo apenas a elas mesmas! Visto que um comprador de lançamentos acaba comprando o mesmo filme até três ou quatro vezes a cada nova edição com material inédito. E nem todos podem se dar ao luxo de “jogar dinheiro fora” (como gosta de dizer minha esposa, hehe).

Então é melhor esperar, perguntam-me vocês? Depende, pois é muito comum de acontecer daquela edição especial sumir do emrcado e aí quem esperou, se ferrou…. Vai ter que garimpar atrás da tal edição, comprá-la a preços ainda mais absurdos em sites como o eBay, por exemplo, ou não ter a edição que queria!

Eu sou do tipo de colecionador que espera o preço baixar. Já me arrependi muitas vezes disso, ao ver edições raras sumirem, mas não mudo de opinião sobre isso. E vocês, queridos leitores, o que acham? Devemos comprar as edições assim que são lançadas e ter os melhores exemplares colecionáveis em nossas estantes ou é melhor esperar pelo melhor preço não importando a edição per si?

Vida Longa e Próspera