Post do Leitor: Protesto – Bruce Lee: A Coleção do Mestre

24
1763

clip_image002

por Lucas Veloso (LucasHB)

Minha insatisfação com esse box vem de muitos anos. Foi um dos primeiros boxes de DVD que comprei, no começo de minha coleção, e uma das minhas primeiras decepções ao comprar DVDs no Brasil (não seria a última). Claro que na época não existia BJC, e quem tinha que ouvir minhas reclamações eram os coitados dos meus amigos.

Quando li a matéria sobre a produtora Continental aqui no BJC, não pensei duas vezes e pedi ao Jotacê para me deixar escrever sobre esse box, e alertar os colecionadores sobre essa monstruosidade, que infelizmente continua à venda!

O que há de tão ruim no Box?

OK, vamos lá. Vamos ignorar as capas horrorosas, que parecem ter sido feitas nos primórdios do Photoshop. Por sinal, até melhoraram nesse box cuja imagem abre a matéria. O box que eu adquiri tinha uma imagem na frente que parecia uma captura de VHS.

clip_image004Esse aí, ó!

IMAGEM

Em primeiro lugar, todos os filmes estão no formato 4×3 letterbox. O que por si só já é ruim, mas não incomum. Até hoje, ainda existem filmes lançados nesse formato. Mas como se não bastasse, a imagem de todos os filmes (Dragão Chinês, Fúria do Dragão, Vôo do Dragão, O Jogo da Morte e o documentário Bruce Lee – A Lenda) está ruim, com um agravante no caso de Fúria do Dragão. Nesse filme, os caras simplesmente conseguiram O PIOR master existente na história dos DVDs. Sério, parece um DivX feito a partir de um VHS. Se sua mente não consegue conceber isso, eu tomei a liberdade de fazer algumas capturas, e compará-los com a edição importada (falarei mais sobre a mesma mais pra frente):

clip_image010

clip_image012

clip_image014

clip_image016

clip_image018

Obsceno, não é? Mas não acabou. Quando você já imagina o pobre Bruce Lee rolando no túmulo, vem a “nunchakada” final! Por volta de uma hora e um minuto no DVD da Continental, tem início uma cena com uma japonesa dançando pros vilões. E o início dessa cena se repete! Não é brincadeira! A cena começa por alguns segundos, e depois, ela começa de novo! Nunca tinha visto (e ainda bem, nunca voltei a ver) algo assim em um DVD! É de colocar qualquer fã em coma, de tanto desgosto.

ÁUDIO

O som. Bem, o som, tal qual a imagem, está longe de ser uma maravilha. Estão disponíveis faixas de áudio em Inglês e Português (ambos 2.0). A Continental ainda conseguiu resgatar a dublagem original, em que Bruce é dublado por Armando Tiraboschi , o que com certeza alegrará aos fãs mais saudosistas. Mas em compensação, o áudio original em Mandarim e/ou Cantonês não está disponível. Sim, é impossível de assistir ao filme em sua versão original! Que tal essa? E mesmo tendo conseguindo a dublagem original em português, ainda há algumas coisas bizarras: vozes fora de sincronia em alguns momentos, e em “O Jogo da Morte”, parece que a dublagem de duas pequenas cenas foi perdida. A solução? Redublar. OK, mas da forma que fizeram, parece que foi um cara com um microfone num banheiro cheio de eco que redublou. São cenas menores, em que não são os atores principais que estão falando, mas mesmo assim… que porqueira!

EXTRAS e IMPRESSÕES FINAIS

A única qualidade verdadeira desse box é o documentário que vem junto, “Bruce Lee – A Lenda”. Feito em 1977 pela Golden Harvest, o estúdio que fez a maioria de seus filmes, o filme faz uma retrospectiva dos eventos mais relevantes da vida de Bruce até sua morte. Traz imagens de seus primeiros filmes ainda criança, algumas entrevistas com Bruce, familiares e amigos, cenas não utilizadas de “O Jogo da Morte”, entre outras coisas. Então vale a pena se você é fã. Tirando esse documentário, que vem num disco próprio, os “extras” dos outros discos são risíveis: os já manjados textos com filmografias, sinopses e um quiz tosco.

É lamentável que essa seja a única forma em que os filmes do mestre estão disponíveis no Brasil. Não posso dizer nada dos DVDs de Bruce que vi à venda em algumas bancas, mas só de ler as especificações na capa, não acho que sejam muito diferentes do que é apresentado aqui.

clip_image006

Os DVDs de Bruce Lee que se vê nas bancas por aí…

O próprio nome “A Coleção do Mestre” é um cuspe na cara de qualquer fã. A coleção nem mesmo está completa: falta ainda Operação Dragão, que pertence a Warner. Agora, o que me irrita mesmo é que esse monte de lixo não só ainda está disponível para compra, mas ainda por cima, custa praticamente o mesmo preço que paguei 7 anos atrás!!! Quase duzentos contos!!! Isso é tão surreal que nem dá pra começar a discutir… realmente, se a Continental tivesse algum bom senso, faria um recall desse box, queimaria todos, e se tivéssemos muita sorte, ainda pularia junto na pilha e daria um fim na pior produtora independente de DVDs do Brasil.

O que fazer, então?

Bom, se você é fã mesmo de Bruce Lee, o negócio é importar. A verdade é essa… acredito que seja lá de onde você importar, conseguirá um DVD de qualidade decente, e parece que existem edições com brindes legais. Mas particularmente, indico o box “Bruce Lee – Ultimate Collection” da Fox, Região 1, porque foi o que comprei.

clip_image008

Prós: esse box traz capas legais, bom acabamento do box, imagem remasterizada em Widescreen anamórfico, som também remasterizado (a faixa em Inglês é em 5.1. Gritos e nunchakus nunca soaram tão bem!), e as faixas originais em Mandarim e Cantonês estão disponíveis.

Contras: o box traz também o ridículo “Jogo da Morte II”, que é uma piada de mau-gosto com Bruce, mas basta ignorá-lo. Os estojos são slim e os extras trazem apenas umas entrevistas meio nada a ver, com gente “não-famosa” que conheceu Bruce Lee e trailers. Claro que depois do trauma causado pela Continental, mesmo esses pontos contra são fichinha.

É um alívio finalmente poder assistir aos filmes do mestre de forma decente. Fico realmente chateado com o que a Continental fez. E a ideia de que vários fãs podem vir a comprar (sem contar os que já compraram) essa porcaria de box me faz esperar que a Fox, ou alguma outra produtora se empolgue para lançar os filmes aqui da forma que merecem. Quem sabe com os 70 anos de Bruce Lee não surge a oportunidade?

[Artigo diagramado e revisado por Bruno Cabral]

[ad#amzusa-bdbook2]