CARAY! Blu-ray de Nosso Lar SEM ÁUDIO HD!

33
1264

img_00

Tudo começou a partir do material de divulgação da Fox ainda no ano passado. Nele, o áudio de Nosso Lar era descrito como: “Áudio: Português 5.1 / Português 2.1 / Português com audiodescrição 2.0”. Não havia informação sobre áudio HD nas especificações técnicas, porém, no canto inferior direito da capa era exibido o selo DTS-HD MASTER ÁUDIO, algo que já virou padrão nos lançamentos dos Blu-rays da Fox.

Na semana passada, vi em uma loja física o tal Blu-ray. A primeira coisa que notei foi a ausência do logo DTS-HD na capa. Nas informações técnicas constava: “Áudio: Português 5.1 / 2.0 / 2.0 audiodescriptive”. Vasculhei a parte de trás da capa em busca de algo que indicasse áudio HD, mas no meio dos logos das empresas que patrocinam/distribuem o filme, encontrei apenas o selo “Dolby Digital”. No site da Fox, a imagem da capa já aparece sem o logo DTS-HD.

img_03

Ontem (16/01), em uma ótima análise feita pelo DVD Magazine, foi confirmado que este Blu-ray realmente NÃO POSSUI ÁUDIO HD! Embora na resenha feita por nosso parceiro o áudio “Dolby Digital 5.1” receba elogios pelo desempenho, este não é o formato em alta definição que todos os Blu-rays deveriam receber, é um simples áudio de DVD.

Este grave problema que vinha ocorrendo apenas com algumas produtoras pequenas e independentes, se estende agora para uma grande como a FOX! É preciso que a luz de emergência acenda na sede da raposa, pois isso NÃO PODE acontecer com uma produtora deste tamanho. A Fox do Brasil precisa estar ciente da insatisfação dos clientes com esta atitude, para que isso não se torne uma prática comum.

Achei importante destacar esta informação sobre a produção do filme na matéria do DVD Magazine: “…a parte técnica que merece aplausos. Dos efeitos visuais (da mesma equipe de Benjamin Button) à trilha magnífica do três vezes indicado ao Oscar® Phillip Glass até à fotografia de Ueli Steiger (de O Dia Depois de Amanhã) tudo é muito impecável, bonito de se ver, caprichado (tanto que o filme custou 20 milhões para ser produzido)… (Viviana Ferreira)”. Ou seja, além do filme ter recebido quase 4 milhões de pessoas nos cinemas, custou R$ 20 milhões e teve mais de 300 cenas com algum tipo de efeito especial, algo bem diferente dos padrões de filmes nacionais. A produção do filme teve todo esse cuidado para que a qualidade técnica fosse admirável. Assim, este Blu-ray não poderia de forma alguma deixar de ter áudio HD!

Apesar dos elogios em relação a imagem deste Blu-ray, esta edição sempre terá um grande asterisco ao seu lado… NÃO POSSUI ÁUDIO HD, o que o torna um título limitado e incompleto.

Ressalto que o objetivo do post é tratar exclusivamente da falha técnica deste Blu-ray, e não discutir sobre o filme! O BJC sempre trata de edições, além disso, o filme em questão aborda religião, um assunto polêmico por si só. Desta forma, não está em jogo se o filme é bom ou não, e sim a atitude da Fox em transformar este título em um “semi-Blu-ray”.

Para encerrar o post, nada melhor do que a capa abaixo, que ilustra perfeitamente a situação! E lembrando… BLU-RAY SEM ÁUDIO HD NÃO É BLU-RAY!

* Obs: A imagem abaixo foi encontrada no ImageShack sem qualquer referência sobre seu autor. Desta forma, caso visite o post, pedimos para que o responsável pela imagem se identifique para que possamos dar os devidos créditos.

img_01Esta seria a melhor capa para o filme!

[ad#amz-bdseries]