DVD que não se VIA por aí – O Homem de Palha

12
1820

Olá leitores do BJC!

Depois do DVD de Suspiria voltar do mundo dos mortos, é a vez de mais um título lançado pela Works no Brasil reaparecer no mercado. Dessa vez é O Homem de Palha (The Wicker Man), filme de 1973 estrelado pelo Christopher Lee, que entra hoje (dia 20 de abril) para venda na DVD World.

A página do produto não traz muitas informações, mas em se tratando do mesmo DVD de antigamente, ele vem com alguns extras, como trailers, propagandas de rádio e TV, e o bom documentário “The Wicker Man Enigma“. Ou seja, tudo configuraria para esse ser um DVD bem digno…mas ele tem uma omissão grave: apenas traz o filme em sua versão de cinema (84 minutos), deixando de fora a versão do diretor com 99 minutos de duração. Vacilo imperdoável, até porque se fosse para trazer apenas uma versão, que fosse a do diretor (15 minutos a mais fazem muita diferença para um filme).

Na época em que comprei o nacional (hoje não o tenho mais), fiquei tão decepcionado que fui procurar no exterior a melhor edição do filme. E foi aí que adquiri a edição tripla lançada pela Optimum Releasing na Inglaterra. Essa edição tem três discos: o primeiro, apenas com a versão de cinema e um trailer; o segundo traz a versão do diretor e muitos extras; e o terceiro disco é um cd, com a trilha sonora do filme.

Segue as especificações:

DISCO 1
*Filme (versão de cinema)
Formato de tela: Widescreen anamórfico (1.78:1)
Áudio: Inglês Dolby Digital 5.1 e Inglês Dolby Digital 2.0 Dual Mono
Theatrical trailer

DISCO 2
*Filme (versão do diretor)
Formato de tela: Widescreen anamórfico (1.85:1)
Áudio: Inglês Dolby Digital 2.0 Dual Mono
Audio commentary by actors Christopher Lee and Edward Woodward and director Robin Hardy, moderated by Mark Kermode
“The Wicker Man Enigma” documentary (34:36)
“Burnt Offering” documentary (48:15)
“Segment of the Audio Commentary Recording Session” featurette (15:51)
“Critic’s Choice” interview with actor Christopher Lee (25:09)
Bonus trailers for “Don’t Look Know”, “The Wicker Man (2006)” and “Cronos”

DISCO 3
CD com a trilha sonora

E as fotos da edição:

Bela arte de capa
Verso, com as espeficações da edição
Os três discos em um infeliz Scanavo 🙁
Booklet que acompanha a edição
Detalhe do interior, mostrando algumas das páginas

Como vocês viram nas fotos cima, uma bela edição, mas pessimamente embalada em um Scanavo, daqueles que você fica com o maior receio de retirar os discos da trava e quebrarem. Não sei se algum dia a embalagem foi diferente, mas foi essa que recebi.

Infelizmente, as boas edições desse filme estão difíceis de encontrar. A edição acima não está mais disponível na Amazon Britânica. Na Amazon americana, o DVD duplo (que inclusive ganhou uma edição limitada em uma caixa de madeira), com ambas as versões do filme, mas sem o CD da trilha sonora e faltando alguns extras, também não está disponível, apenas o DVD simples também. E para piorar, esse filme ainda não foi lançado em alta definição, ou seja, as opções andam meio escassas no momento. Abaixo estão listadas as edições que encontrei disponíveis nas duas Amazons, todas simples.

De qualquer jeito, decidam vocês comprarem a edição brasileira ou uma das gringas, é uma honra estar escrevendo sobre esse que é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.

[ad#amz-terror1]