HUMOR: O “Blu-ray é de comer?” ataca novamente!

31
1692

É, meus amigos leitores. Parece que quanto mais se reza, mais assombração aparece. O leitor Claudinei da Silva nos enviou uma pérola, daquelas bem inacreditáveis, e não podíamos deixar isso passar em branco.

O Walmart tem um blog, e na data de hoje puseram um post falando a respeito das diferenças entre Blu-ray e DVD. Isso não seria um problema, se não fosse o conteúdo da postagem, recheado de barbaridades. Sim, já falamos a respeito disso antes, mas pelo visto não adiantou muito. 🙁

Caso removam ou alterem o que foi escrito lá, fica o print para a posteridade (clique para ampliar).

Aviso antecipadamente para encararem as observações a seguir de forma bem humorada. A intenção é, através da sátira, conscientizar quem produz conteúdo a ser um pouco mais atento com o que escreve. Não levem tudo a ferro e fogo; why so serious, não é mesmo?

Isto posto, podemos prosseguir. Comentaremos agora cada um dos trechos deste material hilário (os negritos são meus).

Se você tiver certa idade deve se lembrar das fitas K7. Assim, também deve se lembrar de mudança delas para o DVD: foi uma revolução!

Como é que é? Acho que quiseram dizer que a mudança das fitas VHS para o DVD que foi revolucionária. Até porque qualquer um (com mais, uh…, idade) sabe que fitas cassete são apenas para áudio.

Hoje em dia, estamos vivendo numa área mista entre os DVD’s e os Blu-Rays e, como o formato de ambos é muito parecido, não há um grande impacto na mudança.

Primeiro, Blu-ray não se grafa Blu-Ray; o “r” sempre é minúsculo.

Segundo, o formato é parecido? Só se for no tamanho físico. É, definitivamente o Blu-ray deveria ser quadrado! Terceiro, não há grande impacto na mudança? Só fala isso quem nunca comparou DVD com Blu-ray. Para ajudar a quem ainda acha que é tudo igual, fiquem com este vídeo feito pelo Zaranyzerak, do Multimedia Chronicles. Ajuste seu monitor, selecione 1080p e veja que a diferença é claramente perceptível.

Mas você sabe quais as principais diferenças entre eles?

Acho que sim…será? 😛

O Blu-Ray tem alta definição e o DVD comum, não.

Ué, mas esse não é o principal diferencial do Blu-ray? VAI, CAPITÃO ÓBVIO!

Ok, talvez não seja tão óbvio assim. Até porque afirmar que o Blu-ray “tem” alta definição é um tanto quanto incorreto. O Blu-ray “permite armazenar conteúdo” em alta definição. É só um detalhe semântico? Talvez, mas assim a frase fica mais precisa.

O Blu-Ray comporta até 50GB, o DVD comporta até 15,8GB.

Ok, DVDs de dupla camada com dois lados suportam esta capacidade. Só tem um problema: esta comparação foi feita entre uma mídia com um lado só com outra de dois lados. Então o certo seria  comparar o DVD-18 com o BD-59, que possui 1 lado BD e 1 lado DVD, totalizando 59 GB.

Contudo, essas mídias de dois lados são tão pouco utilizadas em home vídeo que o ideal é comparar apenas as mídias de um só lado.

A leitura do Blu-Ray é feita por um laser azul-violeta; já o DVD usa laser comum e tem um canhão.

Laser comum? Comum é um termo muito vago e impreciso; se reduzirmos ao mínimo (um feixe de luz com comprimento de onda definido e emitido de forma coerente e colimada), todos os lasers são comuns. No contexto,  seria apropriado dizer que o DVD utiliza um laser vermelho.

Mas, e essa história de canhão? Talvez o Blu-ray não tenha canhão porque são lançados no formato apenas filmes com mulheres bonitas (Tu dum pss). Tá, entendi, essa foi fraca. Perdoem-me.

Sério agora: se por “canhão” o autor entende “unidade óptica do leitor, contendo lentes, mecanismos e LED”, um drive de Blu-ray também tem canhão. Portanto, não há diferença alguma.

Ainda, o Blu-Ray costuma custar mais do que o DVD.

Jura?

Ok, talvez isso também não seja tão óbvio assim.  Principalmente porque, com a popularização do formato, existem diversos casos onde, na mesma loja, um mesmo filme é vendido mais barato em Blu-ray do que em DVD. Mesmo assim, existem aspectos mais relevantes que poderiam ser abordados.

Hoje em dia, há um novo formato de DVD, chamado de HD-DVD, que pouco se diferencia do Blu-Ray. A diferença é que, normalmente, é preciso de um aparelho específico para ler cada formato. Porém, alguns fabricantes já estão apostando no lançamento de aparelhos que conseguem ler tanto o Blu-Ray quanto o HD-DVD, mas ainda estão chegando no mercado.

Não faz isso comigo! “HD-DVD” e “hoje em dia” não podem (nem devem) ser usadas na mesma frase. O HD-DVD perdeu a guerra de formatos de mídia óptica de alta definição em fevereiro de 2008! Estamos em 2011, gente! Falar de um formato abandonado só serve pra confundir ainda mais a cabeça dos leigos.

E aí, qual você prefere?

Eu prefiro que este tipo de texto seja preciso e informativo. A iniciativa foi totalmente louvável, mas a execução foi um completo tiro no pé. O leigo que encontrar este artigo, ao invés de ter suas dúvidas respondidas, vai ficar com ideias erradas na cabeça. E certamente irá propagá-las a quem puder, afirmando “que leu a respeito no site do Walmart”.

Por fim, sem querer ser repetitivo, imploro a todos que forem escrever a respeito de mídias e formatos: pesquisem antes, pelo amor dos meus filhinhos! Todos agradecemos!

EM TEMPO: entre a redação e a publicação deste artigo, diversos leitores do BJC avisaram o Walmart das incorreções do texto e eles alteraram alguns trechos, a saber:

  • A menção às fitas cassete foi corrigida para VHS;
  • Reforçaram que a semelhança entre os formatos é no tamanho do disco (o presidente da Videolar manda lembranças);
  • Alteraram o valor da capacidade do DVD. Mas para 17,08 GB! Pô, tava certo antes!
  • Na questão do preço, adicionaram um “mas isso vem mudando devido a popularização do Blu-ray”;
  • Finalmente reforçaram que o HD-DVD já foi descontinuado. Ainda assim, falar de HD-DVD em um post sobre DVD vs. Blu-ray é dispensável

Melhorou um pouco, concordo. Ainda assim, na opinião deste que vos escreve, achei que o texto continua muito fraquinho. Mas isso pode mudar, não é? Para isso, peço a ajuda de vocês: se alguém perguntasse qual é a diferença entre Blu-ray e DVD, o que vocês responderiam? Comentem no post do Walmart; quem sabe assim eles aperfeiçoam o texto deles e não ficam achando que o BJC só quer saber de tripudiar.

Mas Walmart, facilita! Chega de entregar o ouro pro bandido desse jeito!

[ad#3-amzuktop]