234 milhões de Blu-rays vendidos em 2011!

38
836
EXTRA! EXTRA! Blu-ray está vendendo mais do que água!

Com a chegada de 2012 começam a surgir estatísticas referentes ao ano de 2011 (também conhecido como véspera do fim do mundo). Pois bem, a revista Home Media Magazine divulgou alguns dados incríveis sobre o mercado de Blu-ray nos EUA e na Europa. As vendas cresceram, nada mais nada menos, que 35% neste ano. Portando 2011 (como era de se esperar) se tornou o ano mais lucrativo do formato desde o seu lançamento.

Na terra do Obama foram vendidas “apenas” 115 milhões de unidades, obviamente com a cordinha puxada por George Lucas e aquele filme conhecido dele, Star Wars. A título de comparação no mesmo período do ano passado foram vendidas 85 milhões de disquinhos azuis.

Na Europa o crescimento foi ainda maior. Foi registrado um aumento de 42% totalizando 63 milhões de unidades, sendo que a maior adesão foi do país do chucrute. Para se ter uma idéia a Alemanha vende 36% mais Blu-rays do que DVDs. Incrível não? No mundo inteiro foram 234 milhões de unidades, um aumento de cerca de 45% em relação ao último ano.

Segundo a revista o principal fator para o aumento das vendas foi a redução de preço entre o DVD e o Blu-ray, além é claro, da adesão de TVs HD pela maior parte da população dos países citados.

Apesar do preço no Brasil ter chegado neste ano na casa dos 300 reais, lá fora vimos na Black Friday o player de Blu-ray sendo vendido por apenas 39 dólares (o que é uma diferença considerável). Será que este ano será o Natal do Blu-ray, assim como foi o do DVD alguns anos atrás? Talvez em 2012.

O serviço de transmissão sob demanda faturou, nos EUA, 4 bilhões de dólares enquanto o de mídias físicas 17 bilhões, ou seja, ainda falta muito chão (e megabytes) para que o VOD chegue perto do prazer de ter um disquinho na mão.

Felizmente Jobs estava errado (por enquanto).

[Via HomeMediaMagazine]

[ad#1-bd-star-wars]