2012: Confirmações, previsões e sugestões

71
1451

Em 2011 tivemos diversos lançamentos em DVD e principalmente em Blu-ray, com muitas edições de colecionador. Agora, um novo ano se inicia e muitos títulos que são esperados pelos fãs já começam a ser anunciados pelas produtoras e outros ficam na esperança do lançamento. Elaborai uma lista com todos eles que agora compartilho com vocês.

Warner

Casablanca: com um ano de antecedência, já foi anunciada a edição de 70 anos com um belo box de colecionador (ainda sem data de lançamento).

Casablanca

Uma Rua Chamada Pecado: anunciada a edição em Digibook para março nos EUA.

Uma-Rua-Chamada-Pecado_thumb

Cantando na Chuva: 60 anos da estreia do filme.

Cantando

Filmes que a Warner deveria fazer um esforço e lançar rápido: Os Bons Companheiros, Os Imperdoáveis, Agora Seremos Felizes, A Roda da Fortuna, Rastros de Ódio, Meu Ódio Será a Tua Herança, Bonnie e Clyde, Coleção Dirty Harry e a Trilogia O Senhor dos Anéis nas edições estendidas com 15 discos (sem limar nenhum disco).

Paramount

Com o centésimo aniversário do estúdio, podemos esperar alguns lançamentos de diversos clássicos do estúdio.

Asas: primeiro vencedor do Oscar de Melhor filme, anunciado para janeiro com legendas em PT-BR

Asas

Ladrão de Casaca: clássico de Hitchcock, anunciado para março com legendas em PT-BR

LADRO-DE-CASACA

O Maior Espetáculo da Terra: filme vencedor do Oscar de Melhor filme de 1952, fará seu aniversário de 60 anos e, mesmo sem nenhum anúncio oficial, pode ser que esteja na lista da Paramount.

Maior Espetáculo da Terra

Quadrilogia Indiana Jones: depois do lançamento das cinesséries mais famosas do cinema dos anos 70 e 80 como O Poderoso Chefão, De Volta Para O Futuro, Alien e Star Wars, esta franquia tão esperada não poderá faltar; além do mais, o primeiro filme completou 30 anos em 2011.

Os Caçadores da Arca Perdida

Quadrilogia Missão: Impossível: mesmo com o lançamento do box com os três primeiros filmes da série, esperamos um box com os quatro filmes. Seria muito bom que o terceiro filme viesse com o disco de extras, disponível na edição mais antiga lançada nos EUA.

M-I

Sansão e Dalila: segundo o site da Audio Mechanics, a Paramount  contratou a empresa restauradora de áudio para trabalhar neste clássico bíblico para um futuro lançamento em DVD ou Blu-ray.

Sansão

Filmes que a Paramount deveria fazer um esforço e lançar rápido: Crepúsculo dos Deuses, Sabrina e A Princesa e o Plebeu.

Fox

Cleópatra: já anunciado pela Fox brasileira e inglesa para fevereiro em edição dupla. O mais interessante é que ainda não temos informações do lançamento nos EUA (quem sabe surja um Gift Set).

Cleópatra

007: após mais de dois anos sem nenhum lançamento em Blu-ray dos filmes da série, podemos esperar os filmes que ainda não foram lançados por dois motivos: 50 anos da estreia de 007 Contra o Satânico Dr. No no cinema e o lançamento do 23º filme da série, Skyfall.

Skyfall

Titanic: 2012 é o ano que completa 100 anos da viagem inaugural do transatlântico mais famoso da história. Além disso, o filme será relançado em 3D no cinema.

Titanic

Rocky: não temos ainda nenhuma informação oficial, mas segundo a conversa do Jotacê com Hegel Braga, a Fox tem a intenção em lançar a série no Brasil. Tomara que isso ocorra ainda em 2012.

Rocky

Rebecca, A Mulher Inesquecível: o primeiro filme da fase americana de Hitchcock e vencedor do Oscar de Melhor filme de 1940 foi anunciado para janeiro nos EUA.

Rebecca

Interlúdio: o único filme do mestre do suspense que se passa no Brasil (mesmo que nenhum dos astros tenha vindo ao país) foi anunciado para janeiro nos EUA.

Not

Quando Fala o Coração: mais um título do período Selznick que será lançado em janeiro nos EUA.

Spellbound

Se Meu Apartamento Falasse: vencedor do Oscar de Melhor filme de 1960 e dirigido pelo gênio Billy Wilder, tem previsão para lançamento nos EUA para Janeiro.

Apartamento

Woody Allen: o diretor terá dois títulos para janeiro nos EUA e fevereiro no Brasil – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Manhattan.

NOIVO-NEURTICO-NOIVA-NERVOSA

Filmes que a Fox deveria fazer um esforço e lançar rápido: Quanto Mais Quente Melhor, O Manto Sagrado, Trilogia Robocop, O Exterminador do Futuro e Tarde Demais para Esquecer.

Universal

Com o centésimo aniversário do estúdio, podemos esperar um ano especial com o lançamento dos melhores filmes do catálogo.

E.T. – O Extra Terrestre: após o anuncio do diretor Steven Spielberg de ter se arrependido das modificações feitas no lançamento anterior e com a coleção Jurassic Park lançada em 2011, será que o diretor vai deixar o ano sem nenhum lançamento em alta definição de seus filmes? Lembrando que, em 2012, E.T. comemora 30 anos.

E.T. O Extra Terrestre

Tubarão: alguns sites (como o Blu-ray.com) já garantem o lançamento para agosto.

Tubarão

Hitchcock: em 2012, estão sendo anunciados diversos títulos do mestre do suspense em Blu-ray e a Universal detém os direitos da maior parte de seu catálogo. Um Corpo que Cai, O Terceiro Tiro, O Homem que Sabia Demais, Festim Diabólico e Os Pássaros são alguns dos títulos inéditos em alta definição, além de Psicose, que não foi lançado ainda no Brasil.

Um Corpo Que Cai

Sem Novidade no Front: o vencedor do Oscar de melhor filme de 1930 já foi anunciado para fevereiro nos EUA em Blu-ray Book e em edição restaurada dos elementos originais em 35 mm (Acorda, Universal Brasil!).

Sem Novidade no Front

O Sol é Para Todos: filme que deu o Oscar de melhor ator para Gregory Peck, foi anunciado para janeiro nos EUA em edição do 50º Aniversário (Acorda, Universal Brasil!²).

O Sol é Para Todos

Meu Amigo Harvey: o Clássico de Comédia/Fantasia com James Stewart e seu amigo, um coelho gigante imaginário invisível, será lançado em março nos EUA e recheado de extras.

Amigo

Filmes que a Universal deveria fazer um esforço e lançar rápido: O Chacal, Os 12 Macacos, A Lista de Schindler, Golpe de Mestre, Pacto de Sangue, A Marca da Maldade e Spartacus.

Sony

Homem-Aranha 1 e 2:  com o lançamento do novo filme do aracnídeo mais famoso dos quadrinhos, podemos esperar o lançamento dos dois primeiros filmes da antiga trilogia, até mesmo porque sabemos que Homem-Aranha 1 e 2 possui legendas em português do Brasil nos EUA e Itália, respectivamente.

Homem-Aranha

Homem-Aranha2

Lawrence da Arábia: um dos maiores clássicos da Columbia, vencedor de 9 Oscar em 1962, incluindo melhor filme. Segundo algumas fontes, o lançamento na Europa está previsto para junho.

Lawrence da Arábia

Filmes que a Sony deveria fazer um esforço e lançar rápido: Gilda, A Grande Ilusão (1949), A Um Passo da Eternidade, Sindicato de Ladrões, A Dama de Shanghai, O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, Oliver! e Gangues de Nova York.

Disney

A Dama e o Vagabundo: em janeiro, teremos o clássico infantil de 1952 em Edição Diamante (Blu-ray) e sua continuação de 2001 em DVD e Blu-ray/Combo.

Dama e o Vagabundo

Pocahontas: outro clássico Disney que será lançado, juntamente com Pocahontas 2,  em abril.

Pocahontas

Cinderela: em outubro, teremos mais uma Edição Diamante de outro clássico Disney.

Cinderella

Produtoras Independentes

Imagem filmes

Fiz contato com a produtora, mas eles ainda não possuem informações sobre os lançamentos. O que podemos esperar para 2012 são mais títulos da Miramax como Jackie Brown (de Quentin Tarantino) para Março, a coleção Pânico (sem confirmação), entre outros.

Versátil

Meu contato com a produtora não responde os e-mails há alguns meses, então podemos esperar para 2012 somente os títulos que foram anunciados no site da produtora, como Metropolis (de Fritz Lang), Orfeu Negro, Fellini Oito e Meio, O Encouraçado Potemkin, Acossado, entre outros.

ClassicLine

Segundo o contato da produtora, eles nos informarão os lançamentos mensalmente, pois se eles anunciarem todos os títulos antecipadamente, algumas produtoras poderão lançar com antecedência (imagino que o problema seja a Cocôntinental).

Sugiro que as produtoras independentes aproveitem este ano para aumentar seu catálogo; para a Imagem Filmes, sugiro que lancem os títulos da Miramax sem mutilações e com os extras da edição norte americana. No caso da ClassicLine e da Versátil, que aumentem os lançamentos mensais de Blu-rays (no mínimo dois títulos por mês), lançando filmes europeus e americanos, com áudio HD e extras.

Estes foram alguns dos títulos já confirmados para 2012, outros são títulos que, pela lógica, existem muitas chances de saírem lá fora e aqui no Brasil; outros títulos são sugestões para que as produtoras aproveitem o ótimo momento que o mercado de alta definição está vivendo. Para as produtoras majors, tentei diversos contatos e não tive retorno, somente que enviariam as informações, mas não as recebi. À medida que tivermos mais novidades, o Blog do Jotacê atualizará esta lista para mantermos os colecionadores totalmente informados.

Alguns títulos mencionados neste post: