Titanic em Blu-ray – Mais imagem na versão 3D!

113
1814

O site espanhol Mubis publicou capturas do Blu-ray de Titanic, comparando as imagens da versão 2D com a 3D. Como podemos ver abaixo, existe uma diferença de aspect ratio entre o 2D (que foi mantido no original Cinemascope 2.35:1) e o 3D (que foi reformatado para 1.78:1):

A reconversão foi feita porque o efeito estereoscópico do 3D funciona melhor quando a imagem preenche totalmente a tela. Porém, não foi feito um corte puro e simples das laterais da imagem para eliminar as barras (como normalmente feito pelas produtoras mutiladoras de filmes).

Em Titanic, este processo, supervisionado pelo diretor James Cameron, foi executado através do open matte do negativo original, onde se ajusta a janela (matte) do scanner para o aspecto 1.78:1. Assim, temos mais imagem nas partes superior e inferior do quadro, sem haver corte nas laterais. Entretanto, como podem existir elementos indesejados nessas regiões (como microfones, sombras e equipamentos), os quadros passaram por um processo de remoção digital desses elementos.

Para explicar melhor, fiquemos com as palavras do próprio James Cameron:

No relançamento, lançamos Titanic também em IMAX, o formato IMAX digital, em 2D e em 3D, e fizemos isto na razão de aspecto 1.78:1. Porém, o filme foi lançado originalmente em CinemaScope – na proporção 2,35:1. Assim, na nova versão, o DVD e o Blu-ray padrão em 2D estão em 2.35 e o Blu-ray 3D em 1.78, ou 16:9, o que significa que ele preencherá um monitor HD. E isso não foi corte; na verdade, acrescentou-se material.

No processo de remasterização do filme, tivemos que voltar e fazer vários trabalhos de pintura para remover câmeras, microfones e coisas assim, que estavam visíveis além da área demarcada no quadro. O filme foi originalmente fotografado no formato Super 35, o que significa que sempre havia mais imagem disponível no filme do que aquilo que lançamos. Então, voltamos ao negativo, fizemos uma limpeza e acho que ficou realmente muito bom o 3D no formato 16:9, é uma experiência diferente.

A primeira coisa que fizemos ao iniciar o processo de relançar o filme foi fazer uma remasterização do filme em 4K de resolução para criarmos uma master totalmente nova. Voltamos ao negativo original e fizemos uma transferência em 4K. Fomos para uma empresa que tinha, imagino, os melhores algoritmos proprietários para melhoria de imagem e redução de ruído. Fizemos a melhor limpeza que eles tinham – eles chamam de “limpeza” pois foi originalmente desenvolvida para restaurar filmes antigos – e basicamente removemos toda a granulação, aumentamos a nitidez sem a adição de quaisquer tipos de artefatos, e então, obviamente, passei muito tempo aperfeiçoando as cores da imagem.

Posso dizer com segurança que vocês verão algo que realmente parece melhor do que vimos em 1997 nos negativos originais. Não posso dizer isso para nenhum dos meus outros filmes, mas posso fazê-lo com “Titanic”, porque este foi o processo pelo qual passamos.

Titanic será lançado no Brasil em Blu-ray duplo, quádruplo e em edição de colecionador com livro e a versão 3D no dia 14 de setembro.

Titanic será lançado dia 10 de setembro nos EUA e no mesmo dia no Reino Unido. Sai também dia 14 de setembro na Alemanha e França e Brasil. Edições em pré-venda nos links abaixo:

.

Titanic em Blu-ray na Saraiva
(você só será cobrado no cartão de crédito na data do envio):

http://jotace.me/titanicbrasil