Dose Diária de Inveja: Lawrence da Arábia [Blu-ray – EUA]

23
1704

T.E. Lawrence, mais conhecido como Lawrence da Arábia, foi um militar e arqueólogo britânico, famoso por seu envolvimento na Revolta Árabe de 1916-1918, em que desempenhou importante papel no combate ao Império Turco Otomano (aliado da Alemanha na Primeira Guerra Mundial), tornando-se um líder e conselheiro logístico dos revoltosos árabes.

Lawrence tornou-se uma figura histórica popular, em grande parte graças ao filme Lawrence da Arábia, de 1962, em que foi interpretado por Peter O’Toole. Filme que é considerado um dos melhores e mais influentes da História do cinema. Como personagem, Lawrence ainda tornou-se amigo de um certo moleque serelepe, de nome Henry ‘Indiana’ Jones Jr.

Sim, BJC também é cultura. BJC também é História. E portanto, viajando do passado ao presente (ou futuro?), temos novamente o seu pecado capital favorito, atravessando os desertos do colecionismo brasileiro, em que alguns poucos oásis surgem como miragens, apenas para nos provocar um pouco mais. Segurem seus camelos, eis mais uma DDI.

Muito bem. Citamos Arábia, Turquia, Alemanha, mas a DDI de hoje nos leva ao paraíso do fast-food.

ESTADOS UNIDOS

Da terra do Barack vem uma bela edição comemorativa dos 50 anos do clássico de David Lean, com direito ao filme em Blu-ray, discos de extras e um disco com a trilha sonora.

Sim, temos o filme em Blu-ray, completamente restaurado, acompanhado por dois discos de extras, que somam três horas de conteúdo, incluindo cenas excluídas, documentários e entrevistas exclusivas com Peter O’Toole e Martin Scorsese. Também se faz presente um CD com a trilha sonora do filme, apresentando duas composições inéditas. Completam o pacote um livreto de 88 páginas, com fotos, informações e depoimentos de Scorsese e Steven Spielberg, além de um film cell de 70mm numerado. Tudo isso em uma bela caixa, com uma arte de capa épica.

A edição está em pré-venda, com lançamento previsto para 13 de novembro. Esta mesma edição também será lançada no Reino Unido, Alemanha e França. Infelizmente, em nenhuma delas foram confirmadas opções em nosso idioma, seja dublagem ou legendas, até o momento.

Lembrando que esse Blu-ray teve nota máxima em vídeo e áudio na resenha do Blu-ray.com. Vale a pena ampliar a imagem abaixo e constatar que de fato a Sony realizou um ótimo trabalho nessa transferência:

Enquanto isso, na terra dos camelôs:

BRASIL

Por aqui, teremos um Blu-ray duplo, mas com apresentação simples (e até incondizente com a importância desta obra ou com a comemoração de seus 50 anos). Pelo menos a edição apresenta alguns bons extras.

Os extras divulgados:

– Cena da Varanda Excluída com Introdução de Anne V. Coates (7:06)
– A Sedução do Deserto: Martin Scorcese fala Sobre Lawrence of Arabia (7:51)
– Lawrence aos 50: Um Clássico Restaurado (13:30)
– O Rei Hussein Visita o Set de Lawrence of Arabia (2:01)
– Vento, Areia e Estrela: A Realização de Um Clássico (1963) (5:04)
– Apaixonado pelo Deserto (83:54)
– Entrevistas dos Arquivos: William Friedkin (5:43), Sydney Pollack (2:38), Steven Spielberg (1:26),
– Trailers Clássicos (11:05)

A edição está em pré-venda, com lançamento previsto para 14 de novembro.

Entre camelos e camelôs ficamos nós, perambulando pelos desertos do colecionismo brasileiro, sempre invejando o tratamento digno e respeitoso que grandes obras recebem no exterior. Eis a reação do camelo Felisbino, quando leu esta DDI:

[Via: 2001 Vídeo / Blu-ray.com]

Links para as edições mencionadas neste post: