Amazon Currency Converter: que diabos é isso?

35
6603

Desde o dia 10 de dezembro, o consumidor brasileiro se deparou com uma novidade ao fechar uma compra na Amazon americana: o Amazon Currency Converter. Como vários leitores nos contataram com dúvidas a respeito deste assunto, o BJC elaborou uma lista com as perguntas mais comuns sobre este serviço.

O que é o Amazon Currency Converter?

O Amazon Currency Converter é um serviço oferecido pela Amazon que permite que se faça as compras nas unidades internacionais da empresa utilizando moeda local no fechamento do pedido.

Como isso funciona?

O processo de compra é o mesmo de sempre; a diferença está apenas no fechamento. Após escolher o endereço, a forma de envio e a forma de pagamento, os valores em moeda estrangeira são convertidos em Reais, como podemos ver abaixo:

A partir daí, a cobrança a ser lançada no cartão de crédito será feita em nossa moeda, não havendo conversão pela operadora.

Quais as vantagens do Amazon Currency Converter?

A vantagem principal é saber exatamente o quanto se vai pagar pelo pedido, sem as surpresas causadas por uma eventual mudança no câmbio. Outra vantagem é permitir ao consumidor uma comparação imediata do valor do pedido em Real, para saber se compensa financeiramente ou não a compra no exterior.

Quais são as limitações do Amazon Currency Converter?

Segundo a Amazon, o serviço funciona apenas nos seguintes casos:

    • O cliente utiliza para o pagamento cartões de crédito Visa ou Mastercard (ou seja, não vale para cartões Travel Money);
    • A moeda local é suportada pelo serviço (o Real entrou na lista recentemente);
    • A data estimada de envio é inferior a 14 dias, contados a partir do fechamento do pedido (ou seja, não vale para as pré-vendas);
    • Os produtos adquiridos não podem ser serviços de assinatura, gift cards ou itens digitais (como e-books para o Kindle).

Este serviço está disponível em todas as filiais da Amazon pelo mundo?

Até o presente momento, o Amazon Currency Converter funciona com Reais apenas na Amazon americana.

Qual o critério utilizado para a seleção da moeda local?

É o país de origem do cartão de crédito utilizado na compra, não o endereço de destino. Portanto, é possível pagar em Reais por um pedido a ser entregue em um endereço fora do Brasil.

Por conta da conversão, a Amazon deixou de recolher os impostos antecipados em itens tributáveis?

Não, os impostos continuam sendo recolhidos antecipadamente e o envio segue sendo feito por courier, mesmo no frete mais barato. A única diferença é que o valor dos impostos é convertido para Reais, sendo lançados na fatura do cartão em moeda nacional.

Com a cobrança em Reais, ainda haverá cobrança de IOF pela operadora do cartão?

Não sabemos. Supomos que, sendo a cobrança feita em moeda nacional, não deve haver a incidência do IOF, mas pode ser que este imposto ainda seja cobrado.

Como fica o reembolso de valores com o uso do Amazon Currency Converter?

O reembolso será feito em Reais, no valor exato cobrado no momento do pedido.

Achei o câmbio utilizado na conversão muito alto. Por que é assim?

A taxa de câmbio utilizada pelo Amazon Currency Converter também inclui os encargos cobrados pela própria Amazon pela utilização do serviço. Além disso, segundo a Amazon, as taxas de câmbio do serviço não se equivalem às listadas em jornais ou sites de finanças, pois esses valores são normalmente os praticados entre os bancos e não estão disponíveis para o consumidor final.

Como sugestão, sempre clique em See Exchange Rate para saber qual a cotação será utilizada no pedido e compare com os valores utilizados pela operadora do seu cartão de crédito (que é o efetivamente cobrado na fatura).

Não quero utilizar o serviço. Como voltar a cobrança para dólar?

É simples: basta clicar no botão Switch currency e selecione USD. Assim, o Amazon Currency Converter é desativado e o pedido será feito em dólares. A cobrança então será feita em moeda estrangeira, convertida para Reais pela operadora do seu cartão utilizando a cotação da data do pagamento da fatura.

[ad#amzusa-swbooks]