Tron 3D e o legado de péssimos produtos da Disney Brasil

30
1231

O assunto “capas de DVD e Blu-ray” é algo que sempre gera discussões entre colecionadores. Quem acompanha o BJC sabe que valorizamos tanto a apresentação do produto quanto o seu conteúdo; afinal de contas, as duas coisas são importantíssimas para quem coleciona. Mas a maior parte das empresas de home vídeo no Brasil tem um sério problema em entender este tipo de pensamento.

Para perceber isso, é só olhar as prateleiras das nossas lojas físicas, com produtos sem atrativo nenhum, em apresentações comuns em sua absoluta maioria. Não temos Blu-rays enluvados, pois parece que isso virou tabu; só Blu-rays 3D podem ter luva agora no Brasil – talvez para tentar justificar o injustificável preço abusivo dessa mídia. Os Digipaks, que eram comuns até em DVDs de R$29,90, sumiram. SteelBooks? Nem pensar!

Parece que os estúdios no Brasil não querem (ou não sabem) ganhar dinheiro, pois já está mais do que provado que edições com apresentação minimamente melhores vendem mais e mais rápido.

Um dos estúdios que parece ter desaprendido a fazer edições diferenciadas é a Disney Brasil. Outrora referência em acabamento de seus produtos (que saudade da coleção Platinum), hoje está rebaixando tudo o que lança no mercado ao nível do pirata da esquina. No aspecto do conteúdo, a Disney resolveu abolir os Supersets (edições com a versão 2D, 3D e extras dos filmes), desmembrando tudo em itens separados, certamente para tentar ganhar mais dinheiro com mais SKUs no mercado. Valente saiu no Brasil sem áudio HD, transformando o Blu-ray num produto bizarro. No aspecto da apresentação, já se foi o tempo da boa qualidade de impressão das capas e da presença de encartes úteis. Muitos reclamam das latas da Disney em Blu-ray, que não são nem de longe parecidas com as que foram lançadas por ela mesma em DVD. Mais recentemente, surgiu uma tarja grotesca no topo das capas (como se a própria tarja do estojo não fosse suficiente), emporcalhando mais o que já não era lá essas coisas.

Agora chegamos ao supra sumo da falta de inteligência de quem elabora as capas dos produtos da Disney. Observem a imagem abaixo, da nova versão do Blu-ray 3D de Tron: O Legado, enviada pelo nosso leitor Gui Lago. Contem junto comigo: a especificação 3D aparece CINCO VEZES na capa. CINCO:

 

Qual seria o propósito disso? Ok, ressaltar que a versão é APENAS em 3D, e que leitores 2D não vão suportar a mídia. Mas que exagero, que falta de noção de como trabalhar com a informação na capa. Em resumo, um desleixo com seu próprio produto.

E vejam que a ~regra~ de colocar luva em Blu-rays 3D é completamente ignorada pela Disney (mesmo caso de algumas empresas nanicas, como a Imagem Filmes). Ainda se custassem o mesmo das nanicas tudo bem, mas seus Blu-rays 3D são caríssimos pelo que oferecem.

Além de tudo isso, segundo o nosso seguidor Gui Lago, a qualidade da impressão das capas caiu muito nessas últimas tiragens, coisa que já tinha sido notada por outros colecionadores que cometaram o fato nas redes sociais. Até o lacre (plástico) que envolve o produto é ruim, comparem com os Blu-rays da Fox/Sony por exemplo.

Não quero exagerar no tom dessa crítica, apesar de certamente já parecer exagerada para alguns. Sei que outras empresas de home video tem problemas tanto no conteúdo quanto na apresentação. Mas quero com isso ressaltar mais uma vez como as coisas estão degringolando na Disney que, como disse, foi referência absoluta em qualidade dos produtos no passado (leia os comentários deste post de 2008 e veja a tragédia anunciada).

Colecionadores no Brasil tem sede de produtos minimamente diferenciados. Estamos praticamente em um deserto de edições com este tipo de tratamento. Nosso oásis está lá fora, nos produtos importados, mas torná-los uma realidade nas nossas coleções custa muito suor, muita dedicação e tempo de espera. Seria muito mais fácil saciarmos nossa sede aqui mesmo. Mas isso não é possível, pois a água chega suja, mal-cheirosa e em estojo de DVD para Blu-ray, ou com capas feias e estupidamente redundantes.

[ad#1-amzuktop]