Blu-ray nacional da coleção Star Wars agora é Digipak!

133
1700

A coleção Star Wars foi lançada no Brasil em alta definição em setembro de 2011 (relembre com vídeo aqui). A edição chegou como no Reino Unido: box com Digistak azul e bandejas individuais para cada um dos nove discos (nos EUA a edição saiu em cardboard).

Recentemente a edição nacional foi alvo de discussão no Fórum BJC, pois havia sumido das prateleiras de algumas lojas. Quando retornou ao estoque da Saraiva, o preço que era de R$ 299,90 caiu para R$199,90. Graças a leitora Brenda Aureliano, que nos informou através do YouTube, descobrimos que a Fox mudou a embalagem da edição nacional!

O Digistak azul (que era importado) sai de cena e dá lugar ao Digipak: quatro bandejas do tipo Digiduplo e uma bandeja individual, todas transparentes. Infelizmente a Fox utilizou Digipak de DVD, que é maior que o padrão do Blu-ray.

Antes que comece o “mimimi” por terem usado Digipak de DVD, precisamos lembrar que o Brasil não produz este tipo de embalagem no tamanho de Blu-ray (estamos sempre ~na frente~), e a importação desses itens certamente aumentava o valor do produto final. Star Wars nacional teve um Digistak azul importado nos primeiros lotes, agora, quase dois anos depois do lançamento, acontece a mudança de embalagem e diminuindo os custos. Ao meu ver, uma troca por um DIGIPAK não deve ser alvo de críticas, muito pelo contrário. Críticas devem ser feitas a Várner, que por total desleixo lança Blu-rays em estojos de DVD com impressão da tarja azul na capa do filme, mas isso é assunto para outro post. =P

A edição continua com o tucbox e com o livreto, e aparentemente com a mesma qualidade de material e impressão. Confira as imagens feitas pela Brenda:

SW_DIGI_01

SW_DIGI_02

SW_DIGI_03

SW_DIGI_04

SW_DIGI_05

SW_DIGI_06

SW_DIGI_07

SW_DIGI_08

SW_DIGI_09

SW_DIGI_10

SW_DIGI_11

Assim como Senhor dos Anéis, o Brasil é o ÚNICO país do mundo a receber A Saga (in)Completa de Star Wars em Digipak! Teria a Disney acabado com a política de padronização que a Lucas Films sempre teve em relação a suas embalagens? Teoria da conspiração sempre é algo interessante de se discutir. =D

Não podemos esquecer que recentemente a Fox-Sony mudou de replicadora no Brasil. A empresa deixou a AMZ (Videolar+Microservice) e foi para a Sony DADC. É bem provável que isso também tenha influenciado a mudança.

O BJC entrou em contato com a Fox-Sony que respondeu exatamente o seguinte:

“A embalagem era importada, o que dificultava nossa logística e abastecimento contínuo do mercado. Mudamos para uma embalagem local, aprovada pela Lucas, e com isso ganharemos em velocidade e abasteceremos melhor nossos consumidores”.

E você, gostou da novidade? É fã de Star Wars a ponto de comprar novamente só por causa do Digipak?

Não gostou e ainda não tem Star Wars em Blu-ray? Então corra para a loja física mais próxima e procure em algum estoque antigo o (agora raro) Digistak azul!

[Agradecimentos especiais a leitora Brenda Aureliano]

Star Wars Saga Completa em Blu-ray na Saraiva: