Leão maluco! Encomendas em EUROS tributadas em LIBRAS!

38
2095
O Leão está se fazendo de cego. Fique atento!

Parece que não há limites na sanha arrecadadora da Receita Federal do Brasil. Como se não bastasse os impostos escorchantes que temos que pagar, agora a novidade é cobrarem mais do que o devido.

Muitos leitores estão nos repassando a informação que suas compras feitas em euros (p. ex., nas Amazons italiana, francesa, espanhola e alemã) estão tendo o Imposto de Importação calculado como se a moeda utilizada fosse a libra esterlina. Como a cotação da moeda britânica é mais elevada do que a moeda utilizada na União Europeia, o resultado é um valor superior àquele que realmente o consumidor deveria pagar por lei.

Descobrir se a sua encomenda sofreu este tipo de tributação incorreta é simples. Antes de mais nada, calcule o imposto das encomendas que você está aguardando receber, tanto em Libras quanto em Euros (a calculadora do site Tributado.net é uma excelente ferramenta para isso). Analisando o valor, é possível descobrir qual encomenda que foi tributada (se você estiver esperando mais de uma) e se a tributação foi calculada corretamente.

Para confirmar em qual moeda foi feita o cálculo do imposto, ao se dirigir à agência dos Correios para resgatar seu pacote, solicite ao atendente que mostre a você a Nota de Tributação Simplificada (NTS) que a Receita Federal gera no momento da tributação. Nela sempre vem especificada a moeda utilizada no cálculo, tanto do produto quanto do frete, como podemos ver abaixo:

Caso a moeda não esteja correta, não pague o imposto (se você pagar, já era). Informe ao atendente que você pretende solicitar a revisão do valor do imposto de importação. O procedimento para isso está descrito no artigo abaixo:

No motivo, você deve declarar que a moeda utilizada no cálculo do imposto é diferente da efetivamente utilizada na compra. Como documentação, anexe cópia da página do pedido (destacando a moeda utilizada) e da sua fatura do cartão de crédito (novamente destacando a moeda na qual você foi cobrado). Por uma questão de praticidade, é sempre bom já deixar toda a documentação preparada antes de comparecer à agência dos Correios, para não perder a viagem.

Por mais que seja cansativo e/ou trabalhoso este processo, não deixe de fazê-lo, caso se sinta prejudicado. É um direito seu. Lembrando que isto vale não só nos casos de Euros/Libras, mas em todos os casos onde a moeda do cálculo é diferente da moeda efetivamente paga (como no caso dos colegas que compraram produtos na República Checa e foram cobrados em dólar).

SteelBooks com PT-BR nas Amazons via SAP: