EDITORIAL | Sobre os comentários no BJC

Precisamos lembrar mais dos conselhos do He-Man! 😀

Estou escrevendo aqui para comunicar a todos vocês a minha decisão sobre o futuro dos comentários no BJC.

Os motivos da decisão: o BJC cresce a cada dia e com isso temos uma situação insustentável na moderação dos comentários. Eu e o Alexandre Prestes (que me ajuda na tarefa de gerenciar o que vocês escrevem aqui) não conseguimos dar conta da quantidade de spams e de comentaristas trolls nos posts do site. Todos temos nossas tarefas profissionais (lembrando que o BJC não é uma empresa e segue sendo um hobby para nós que cuidamos de seu conteúdo) e não temos tempo para ficar 24 horas por dia controlando o que se comenta em cada post.

Junto com isso, temos o problema dos comentários do Facebook que até hoje não disponibilizou uma ferramenta decente de gerenciamento de mensagens. Também temos o caso de pessoas que insistem, mesmo após SEIS ANOS de site em comentar coisas esdrúxulas ou que simplesmente não conseguem manter o foco no tema do post (comentários infundados sobre a qualidade dos filmes e séries, por exemplo – desconsiderando que somos um site sobre objetos colecionáveis e não sobre crítica de cinema).

A internet vive um novo momento, em que diversos sites estão se fechando para comentários e lançando mão das redes sociais (incluindo fóruns) para que a troca de ideias sobre os assuntos tratados nos sites seja efetivada. Isso começou há uns 2 anos atrás, inclusive na Campus Party de 2012 tivemos uma grande discussão sobre este tema. O que temos atualmente é uma conclusão de ciclo, pois lá no início (comecei a blogar no final de 1999) os comentários não existiam, mas as redes sociais também não. E agora é a vez de utilizarmos ainda mais as redes para expressar o que pensamos.

A decisão será a seguinte: não, não vamos acabar com o espaço de comentários, ao menos por agora. O que vamos fazer é deixar eles em aberto normalmente, mas no primeiro sinal de discussão inútil ou com ofensas (cada vez mais comuns) o post terá os comentários FECHADOS e as mensagens postadas DELETADAS. Com isso, pretendemos dar uma segunda chance aos BONS COMENTARISTAS e ao público fiel do BJC, enfatizando que a internet é um espaço para que possamos ser pessoas melhores e que cada um possa contribuir para a comunidade de colecionadores, sem perder o foco nem a educação.

E se por algum motivo isso não surtir efeito depois de certo tempo, daí teremos que tomar a decisão radical (que muitos já estão tomando) de encerrar definitivamente o espaço de comentários.

Espero que com isso as coisas tomem um novo rumo, ao menos no BJC.

Quer comentar esse post?

Link direto para as pré-vendas na Saraiva:

 

Categorias: Artigos

Tags:

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção

Os comentários estão desativados.