BJC PERGUNTA | Você coleciona Blu-ray 4K?

Depois que mais de um terço dos leitores do BJC abandonaram o Blu-ray 3D e o anúncio da morte das TVs que permitiam ver esta mídia, vamos dar um novo passo nas nossas enquetes! Queremos saber agora se você já está importando Blu-rays 4K! Responda a pergunta abaixo:

.

Quem sabe um dia o Brasil tenha demanda que possibilite a venda desses filmes 4K aqui no país. Lembrando que nos EUA muitos títulos estão saindo com opções no nosso idioma, mas mesmo assim nenhum estúdio lançou nada no formato por aqui.

Quem sabe essa enquete surpreende e faz alguma coisa mudar no mercado de home video brasileiro, ou não! 😛

Blu-ray 4K de E.T. O Extraterrestre com PT-BR nos EUA:

bjc-et4k

Categorias: Blu-ray

Tags: , ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção
  • Rodrigo Cherigatto

    Ainda não por 5 motivos:

    Não tenho tv 4k
    Não tenho blu ray 4k
    No brasil não tem nem mídia nem leitores 4k players
    Importados são mega caros(players e mídias)!
    Poucos títulos importados!

  • Fábio Mendes

    A diferença de HD pra 4K ainda me parece irrelevante demais para o consumo doméstico. Não parece justificar um gasto absurdo em troca de equipamentos só pra reproduzir neste formato.

    E além do mais ainda não consigo compreender a razão de terem banido o 3D completamente do mercado pra forçar o 4K pro consumidor. Por que os aparelhos de TV e Blu-ray não podem comportar as duas tecnologias juntas, 3D e 4K?

    • Por limitações de banda.

      • O Professor Aloprado

        É o que a indústria diz. Com certeza existe alguma tecnologia que consiga ler bandas diferentes, mas para estimular o consumo desenfreado é melhor limitar a banda.

    • Em tempo: quais filmes vc viu em Blu-ray 4K para dizer que é irrelevante?

      • Fábio Mendes

        Minha referência é o conteúdo transmitido nas TVs 4K que vejo à venda nas lojas (trailers, clipes de demonstração etc). Um dos que me lembro de ter visto era o de Guardiões da Galáxia Vol. 2. A qualidade fica realmente linda em uma tela gigante, mas não acho que um dia vou ter condições de ter uma TV gigante que ocupe a parede inteira da sala de casa e aproveite a tecnologia por completo, então…

        Aliás, uma vez vi uma TV 4K numa loja que tinha uma lupa disponível do lado pra você colocar na frente da tela e notar a diferença. Ora, se preciso de uma lupa pra perceber a melhora da imagem, é porque realmente há pouca mudança.

        Além do mais, a oferta de conteúdo 4K sem ser mídia fisica ainda é muito baixa. Não existem canais de TV que transmitam 4K, nem serviços de streaming com acervo considerável no formato. Por outro lado, tem conteúdo 3D acessível de varias maneiras e um acervo muito grande à venda pra jogar fora preterindo pelo 4K.

  • Cormano

    Eu deixei de comprar alguns filmes em BD pq tô esperando o 4K ficar acessível.

  • Gui Carvalho

    Tenho TV e player 3d. Mas 4k pra mim ainda inacessivel. Quem sabe futuramente.

  • GUI

    Quando lançar no Brasil (“país das malas de dinheiro”), eu compro,kkk…

    E quem sabe agora com a demanda de venda de SteelBook no nosso mercado, talvez possa as distribuidoras se animar e começar a lançar aqui o 4K, é o que todo mundo está esperando, basta querer…

  • O Professor Aloprado

    Não e nem pretendo. Com o tempo, terei que trocar toda a minha coleção (denovo) por Blu-ray 4K para ter uma leve melhora nos títulos mais antigos. Talvez funcione bem para os filmes mais novos como Guardiões Vol. 2, mas prefiro ficar no Blu-ray comum mesmo que já tem uma qualidade de áudio e som excelente. Outro ponto é que moramos no Brasil, então é algo que dificilmente sairá por um preço interessante. rsrsrs

  • Leandro

    Eu não compraria filmes em 4K por achar que é perfeccionismo. A imagem em 1080 é mais do que perfeita pra mim.

    • O Professor Aloprado

      Concordo. Cada vez mais vai ser difícil esconder as imperfeições do CGI, tirando a imersão do filme.

      • Jax

        Lembro de filmes que foram “prejudicados”, como o Highlander, já com a tecnologia do DVD, que tornou visível pequenos defeitos que antiga resolução escondia, como os cabos que erguiam o Christopher Lambert. Isso tornou a acontecer com o blu-ray, como em filmes como o primeiro Robocop (a linha por onde percorre o míssil do ED-209), e quem dirá com o 4K.

        • Fábio Mendes

          A resolução 4K é tão exageradamente alta que é o dobro da qualidade nativa de muita coisa que foi feita em digital no cinema nos últimos anos. Desanima constatar que a maioria do conteúdo que veríamos num player 4K inevitavelmente estará com upscale.

          • GUI

            Ao meu ver , não serve o 4K para filmes mais antigos, o blu-ray normal já está de bom tamanho.

            • Fábio Mendes

              Depende do filme antigo. Pode parecer paradoxo, mas se foi finalizado em película, ainda dá pra extrair melhora da imagem numa remasterização 4K. Mas se tem menos de 20 anos e foi feito em digital 2K, já não compensa tanto porque essa já é sua qualidade máxima.

              • Leonardo da Fonseca Martins

                Isso mesmo. Vide filmes antigos fotogradados em Cinemascope e Vistavision (películas de 65 e 70mm).
                O pessoal também esquece que no 4K tem o HDR, que é, para mim, o que mais vale a pena.
                Engraçado que, pra câmera fotográfica, dão valor em resolução maior.

  • Bruno Passos

    Na boa não sejamos tolos, na época de ouro do DVD até hoje, chegou aqui no Brasil mais ou menos 3 a 5% do que saiu lá fora. Com o blu ray foi pior ainda (não chegou nem 0,50% do que saiu lá fora (e hoje em dia esse número anda caindo cada vez mais). E com essa crise mundial, soma-se isso que o público brasileiro por não saber inglês, vai assiste dublado a grande maioria (quem vai comprar 4k para ouvir um filme com som de BD normal) e tudo é praticamente impossível de chegar BD 4K aqui no Brasil

  • GUI

    Já pensou ver o novo Star Wars – Os Últimos Jedi em 4K, seria ÉPICO.

    • Fábio Mendes

      Creio que, dependendo do cinema onde for assistir o filme, você já vai vê-lo em 4K.

      • GUI

        Me referi assistir na TV 4K, no cinema nem se compara…

  • SMITH WESSON

    So vou entrar na 4k quando começarem a lançar coisas q gosto somente em 4k, ou seja pode ser q nunca..

    • Leonardo da Fonseca Martins

      Engraçado que sempre reclamamos que o DVD nunca saiu do mercado, e foi justamente por esse motivo.

      • Bloody Covers

        Hahahaha…melhor comentário até agora, é bem por aí mesmo

  • Gonçalo Juvenal

    Eu gosto de assistir aos meus filmes prediletos da forma mais próxima possível da experiência no cinema.
    Na maioria dos filmes dos últimos 20 anos lançados em BD4K é feito upscaling, eles não são 4K real.
    Além disso, os filmes que foram feitos em 3D não chegarão neste formato ao BD4K.
    Então prefiro meus filmes em 1080p 3D, mesmo, que são a versão mais fiel do que vi no cinema (3D e 2K, não 4K feito com upscaling).
    Por isso não tenho o menor interesse em comprar equipamento 4K. Não nos próximos anos, pelo menos.

    • GUI

      E nem todos os 3D são REAL, tem muitos fakes, transformados em 3D.

      • Fábio Mendes

        Mas se o filme foi pensado para funcionar em 3D, vale a pena mesmo se foi convertido na pós-produção.

        Depende do filme também: o primeiro Espetacular Homem-Aranha, por exemplo, foi filmado em 3D mas usa muito mal a tecnologia, é frustrante. Já a versão 3D convertida de Titanic, por outro lado, é excepcional, parece até que o filme foi feito assim.

        • Leonardo da Fonseca Martins

          Porém, muitas salas de cinema tem projeção em 4K. Como são reproduzidos nesses projetores os filmes originalmente produzimos em 2K? Sofrem upscaling na projeção ou já vêm assim no download do arquivo?
          A experiência mais próxima do cinema é o 4K com HDR, pois a maior profundidade de cores sempre foi o padrão nos cinemas quando eles se tornaram digitais.

      • Gonçalo Juvenal

        Sim, mas fake por fake, prefiro ver em casa o filme em 3D do mesmo modo que vi no cinema (3D, 2K), e não um filme sem o 3D e com a resolução aumentada artificialmente por meio de upscaling.

  • Só faço upgrade de TV agora quando OLED baratear, e se comprar BD 4K vai ser mais pelo HDR do que pela resolução (todo mundo sabe que tem que ser uma TV gigante ou tá colado pra diferenciar os pixels individualmente, e muito conteúdo sequer é filmado e pós-produzido em 4K ainda). Também sou um dos que preferiria que tivessem investido direito no 3D, é um formato incrível quando bem feito.

    • Gonçalo Juvenal

      Tb preferiria isso. O 3D é uma linguagem diferente.
      Se é bem feito ou não, não vem ao caso agora, mas que é uma linguagem diferente, é.
      O 4K é apenas um aumento na resolução.

  • Caio Cardoso

    melhor esperar o Avatar II pra saber qual será a nova tendência do home cinema na próxima década.

  • GUI

    Pra quem curte e gosta do 3D é interessante assistir esse vídeo abaixo;
    https://www.youtube.com/watch?v=kb43lk6ZWtA

    Não sou contra o 3D, que fique bem claro…

  • NoobMaster

    Tem certeza que não tem a opção de “desativar” o 3D automático no seu Player???

    • janjaoBHz

      sim,tenho certeza. quando vou no menu do aparelho,aparece a opçao “modo 3D:ligado” mas enquanto as outras informaçoes como papel de parede aparecem em negrito,essa opçao do 3D aparece apagada,o cusor nao para sobre ela.

    • janjaoBHz

      mas agora fiz uma coisa que me veio a cabeça. eu desconecto o cabo HDMI da tv e coloco o disco 3D no aparelho,ae ele começa a rodar e eu conecto o cabo na tv novamente e passa normal em 2D. sera que isso nao força a placa da tv ou algo do tipo?se nao,da pra fazer isso sempre agr.

  • NoobMaster

    E tu achas (e as empresas tbm…) que os consumidores vão trocar / substituir / recomprar TODA a aparelhagem de Home-vídeo “a cada DEZ anos”?!?!?
    E somente pra ter uma “leve” melhoria no que já estava ótimo?!?

    • Alan Vitor

      Concordo é assino em baixo ”’ me taquem pedra” Muitos DVDs assistidos com upscaling dos Blu-Rays ficam com uma imagem excelente! Para mim 4k é jogada das empresas pra vender aparelhos