FAQ

Sobre o BJC:

  • Por que o filme <nome de um filme qualquer> não apareceu na lista de melhores do site?

Nosso site é voltado para colecionadores. Assim sendo, nossas resenhas e críticas estão focadas apenas no objeto da coleção e não na obra cinematográfica. Se o seu filme preferido não aparece na lista de melhores do blog, é pq ele não tem uma edição decente lançada por aqui.

  • Por que nas dicas do blog vocês escrevem “corrão”? O certo não é “corram”?

Sim, o certo, dentro do contexto das frases que utilizamos, é CORRAM.
Mas a brincadeira (que surgiu na internet brasileira e não no BJC) é para reforçar que algo deve ser feito rapidamente ou de maneira intensa.
Assim sendo, quando surge alguma promoção imperdível ou que pode esgotar rápido, utilizamos o CORRÃO para que os leitores não deixem de aproveitar!

  • Você sempre posta imagens de aviso dos Correios no Twitter, mas sem tributo algum. Porque você recebe o aviso de algo para não pagar tributo? Por que não entregam logo o pacote?

Imagine a menor caixa de correio que existe. Agora imagine o tamanho das encomendas que eu recebo. Imagine que meu carteiro é mais magro que o seu Madruga. Agora imagine que a bolsa dele já fica estourando só com cartas normais. Imagine que meu prédio não tem portaria. Agora imagine que não tem como carregar tudo o que meu bairro compra todos os dias.

Ainda preciso explicar? 😀

  • Apesar de vocês afirmarem que o Blu-ray de <insira o nome aqui> tem legendas ou dublagem em português brasileiro (PT-BR) o site da Amazon não informa essas opções. Posso confiar no BJC?

Sim! Pode confiar pois publicamos as informações contidas NOS DISCOS e não na embalagem. Esse “erro” é um dos maiores problemas (talvez o único) que a Amazon tem na área de home video. E, pelo tempo que isso acontece, parece que ela não está muito interessada em resolver, infelizmente.

Sobre DVD e Blu-ray:

  • O que é Blu-ray? Quais suas vantagens em relação ao DVD?

Blu-ray (e não Blue-ray, Blu-Ray ou BR) também conhecido como BD (Blu-ray Disc) é o nome da mais atual geração de disco óptico com 12cm de diâmetro (assim como o CD e o DVD). Desenvolvido conjuntamente pela Blu-ray Disc Association (BDA), empresas do ramo de eletrônicos, computadores e os fabricantes de mídia (incluindo Apple, Dell, Hitachi, HP, JVC, LG, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony, TDK e Thomson). O formato foi desenvolvido para permitir a gravação, regravação e reprodução de vídeo de alta definição (HD), assim como armazenar grandes quantidades de dados.

O formato oferece mais de cinco vezes a capacidade de armazenamento dos DVDs tradicionais e pode armazenar até 25GB em um disco de camada única e 50GB num disco de camada dupla. Esta capacidade extra combinada com a utilização de avançados de vídeo e áudio codecs irá oferece uma experiência de alta definição sem precedentes. Um projeto recente da Pioneer elevou a capacidade de armazenamento de 500GB em um único disco, usando 20 camadas.

O nome Blu-ray tem origem a partir da cor azul (na verdade azul-violeta) do raio laser (“blue ray” em inglês significa “raio azul”). A letra “e” da palavra original “Blue” foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar palavras comuns como cores, com finalidade de um nome comercial. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar mais dados que as mídias anteriormente lançadas.

Para exibir tudo o que o Blu-ray oferece é necessário um aparelho de reprodução de Blu-ray (Blu-ray player) ou um Playstation 3, compatíveis com a região do Blu-ray disc, uma TV Full HD e um Home Theater.

Um disco de Blu-ray não é compatível com aparelhos de DVD convencionais. Mas os reprodutores de Blu-ray tocam DVDs.

  • O que é Amaray, Dubois, Scanavo, Digipak, Steelbook, etc.?

Estes nomes são marcas registradas de estojos de DVDs e Blu-rays (e até CDs). Cada uma possui uma característica diferente.

Se você quiser entender mais de embalagens e não ficar perdidão, veja o nosso vídeo que mostra a maioria delas:

http://www.blogdojotace.com.br/video-embalagens-de-dvd-e-blu-ray/

  • O que é luva?

Luva é a sobrecapa que envolve um DVD ou Blu-ray. Ela protege a edição, evitando que seu estojo perca o aspecto original e que poeria entre dentro dele. Além disso uma bela luva valoriza a edição, tornando seu DVD ou BD ainda mais colecionável.

Acompanhe a tag “enluvado” para ver edições com sobrecapa:

http://www.blogdojotace.com.br/tag/enluvado/

  • Como comprar títulos no exterior? Qual o risco de tributação?

Para comprar DVDs ou Blu-rays no exterior você só precisa de um Cartão de Crédito Interncaional. O resto você aprende lendo a nossa página com tutorial completo sobre compras internacionais:

http://www.blogdojotace.com.br/guia-de-compras/

A tributação é a coisa mais aleatória que existe no mundo dos colecionadores. Mas se você mora no Distrito Federal, Minas Gerais ou Santa Catarina, o risco é MUITO maior!

  • Onde devo guardar meus DVDs para conservá-los melhor?

Numa prateleira dedicada a eles. Não importa como ela seja (de madeira, metal ou vidro). O que importa é que os discos estejam na VERTICAL e que que TODAS as lombadas possam ser vistas para fácil acesso. É importante também que você deixe POUCO ESPAÇO entre o topo do estojo e o módulo que está em cima dele (para que o acúmulo de poeira seja o menor possível).

  • O que é aspect ratio?

A “relação de aspecto” é uma divisão entre a lagura e a altura de uma imagem, que gera uma proporção. Imagens “quadradas” como as das TVs de tubo são representadas pela divisão 1.33:1 (4×3). Imagens em widescreen (tela larga) são representadas pela relação 2.35:1 (por exemplo, os filmes de Harry Potter).