Tributação

Compras nas Amazons, eBay e outras lojas mundo afora!
MilenaAzevedo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 139
Registrado em: Ter 01 Out 2013 22:58

Re: Tributação

Mensagem por MilenaAzevedo » Qui 19 Mar 2015 09:27

lcjansen escreveu:lcjansen

Obrigada pelo apoio, lcjansen!


Pode deixar que informarei a todos assim que sair o parecer do juiz.

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Qua 22 Abr 2015 15:59

Pessoal, não tem muito a ver com colecionismo, mas, como este tópico é sobre tributação de encomendas:
Quem andou comprando na China pelo Aliexpress ou pelo Ebay ultimamente, pode me dizer como está a situação de tributação? Continua como sempre foi? Ou as mudanças prometidas para Setembro/2014 pela RF e pelos Correios estão fazendo alguma diferença no que tange a incidência de tributação? Obrigado a quem responder.

alexandrem
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 60
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 15:51

Re: Tributação

Mensagem por alexandrem » Qui 23 Abr 2015 18:28

Higor_Nunes escreveu:Pessoal, não tem muito a ver com colecionismo, mas, como este tópico é sobre tributação de encomendas:
Quem andou comprando na China pelo Aliexpress ou pelo Ebay ultimamente, pode me dizer como está a situação de tributação? Continua como sempre foi? Ou as mudanças prometidas para Setembro/2014 pela RF e pelos Correios estão fazendo alguma diferença no que tange a incidência de tributação? Obrigado a quem responder.
Opa!!
Fazia tempo que não comprava nada do e-bay... mas pela minha experiência recente, está bem diferente... comprei 3 action figures lá por volta de fevereiro e sem choro... as três foram tributadas... todas com mais ou menos o mesmo "percurso"... veja abaixo.

Preciso ler tudo o que foi publicado no BJC sobre como não pagar os tributos e fazer o pedido para o próximo caso... (que eu ainda tenho mais dois pacotes em trânsito...)

Ah.. e não é porque é Japão não... as outras duas eram de Hong Kong e tiveram trajetos similares...

Abs.

10/04/2015 12:56 Sao Paulo / SP Objeto aguardando retirada no endereço indicado
Para retirá-lo, é preciso informar o código do objeto.
08/04/2015 09:11 Sao Paulo / SP Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em Sao Paulo / SP para Agência dos Correios em Sao Paulo / SP
03/04/2015 01:55 Sao Paulo / SP Objeto encaminhado de Unidade Operacional em Sao Paulo / SP para Unidade de Distribuição em Sao Paulo / SP
01/04/2015 16:55 Curitiba / PR Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Curitiba / PR para Unidade Operacional em Sao Paulo / SP
18/03/2015 15:05 Curitiba / PR Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
11/03/2015 14:51 Sao Paulo / SP Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Sao Paulo / SP para Unidade de Tratamento em Curitiba / PR
11/03/2015 09:12 Sao Paulo / SP Objeto recebido pelos Correios do Brasil
28/02/2015 09:54 JAPAO / Objeto encaminhado de País em JAPAO / para País em BRASIL / BR

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Qui 23 Abr 2015 18:57

Essa parada em Curitiba vale para quase tudo, rsrsrs.
Como a China tem um volume de encomendas para o Brasil bem maior que o Japão, torcer para eu dar sorte.

O que eu mais queria era que diminuíssem o percentual da tributação, passassem a tributar tudo e pronto (tributando tudo, teria que diminuir a porcentagem abusiva, ela só faz algum sentido no sistema de amostragem), a pessoa já saberia o que vai pagar, e seria um valor mais plausível, acabaria com essa ansiedade de saber se deu sorte ou não na tributação. Junto com isso, poderia incluir material audiovisual (cinema e música) na isenção que já abrange livros e periódicos, seria muito justo, pois são bens culturais. Esse cenário seria perfeito para mim.

alexandrem
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 60
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 15:51

Re: Tributação

Mensagem por alexandrem » Seg 27 Abr 2015 17:03

23/04/2015 18:54 Sao Paulo / SP Objeto entregue ao destinatário
23/04/2015 11:27 Sao Paulo / SP Objeto saiu para entrega ao destinatário
22/04/2015 08:42 Curitiba / PR Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em RFB - Liberado sem Tributação / BR
13/04/2015 13:00 Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
31/03/2015 14:40 HONG KONG / Objeto encaminhado de País em HONG KONG / para País em BRASIL / BR
30/03/2015 17:59 HONG KONG / Objeto postado

Higor_Nunes escreveu:Essa parada em Curitiba vale para quase tudo, rsrsrs.
Como a China tem um volume de encomendas para o Brasil bem maior que o Japão, torcer para eu dar sorte.
Bom... pelas minhas experiências, Hong Kong sempre passou batido... e tive dois de uma vez que foram tributados. Acho que o rigor está aumentando... e também imagino que teve uma redução de importação por causa da alta do dolar...

Higor_Nunes escreveu: O que eu mais queria era que diminuíssem o percentual da tributação, passassem a tributar tudo e pronto (tributando tudo, teria que diminuir a porcentagem abusiva, ela só faz algum sentido no sistema de amostragem), a pessoa já saberia o que vai pagar, e seria um valor mais plausível, acabaria com essa ansiedade de saber se deu sorte ou não na tributação. Junto com isso, poderia incluir material audiovisual (cinema e música) na isenção que já abrange livros e periódicos, seria muito justo, pois são bens culturais. Esse cenário seria perfeito para mim.
Concordo plenamente. Aí, temos que ficar achando "brechas" na legislação para conseguir comprar itens que ou não existem no Brasil ou custam uma fortuna. Mas fazer o que....
Aliás.. tive uma encomenda tributada... Vou fazer o processo de entrada, já que foi menos que 100 USD....
Vamos ver no que dá...

smnakle
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 10 Mai 2015 00:02

Re: Tributação

Mensagem por smnakle » Dom 10 Mai 2015 00:21

Olá a todos,

Ainda bem qeu encontrei vocês! Esta é a primeira vez que entro em um fórum, desculpem qualquer coisa.
Li todos os posts até agora sobre tributação e não encontrei meu caso em nenhum deles, então vou postar o que acontece comigo até este momento. Comprei uma bolsa em março e uma roupa em abril no Aliexpress que já chegaram no Brasil e foram liberadas sem tributação em Curitiba, mas depois disso não tenho notícia nenhuma e já faz um tempão. Estou postando abaixo o que está escrito no site dos correios:

Com a bolsa:
15/04/2015 - 08:38 - Curitiba / PR - Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em RFB - Liberado sem Tributação / BR
08/04/2015 - 13:38 - Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
22/03/2015 - 14:38 - CHINA / CN Objeto postado

Com a roupa:
27/04/2015 - 08:08 - Curitiba / PR - Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em RFB - Liberado sem Tributação / BR
17/04/2015 - 13:39 - Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
08/04/2015 - 13:31 - CHINA / CN Objeto postado

Vejam as datas da liberação! Qual o procedimento que devo tomar a partir de agora? Pois o site dos correios não informa nada, não sei onde estão meus produtos, estou tentando fazer uma reclamação pelo site dos correios, mas nome completo do remetente - como vou saber quem enviou? Pra mim foi o Aliexpress ou o vendedor, mas pode ser qqr outra pessoa, eu coloquei o nome do vendedor. Pedem o peso do produto, no site só informa as dimensões, nada do peso então chutei 400g. E pede o tipo de serviço que supus Mercaddoria econônimca tipo importação. Ja tentei ligar para os correios mas só da ocupado.
Por favor alguém pode me ajudar? Eu não sei o que fazer, como proceder a partir daqui. Muito obrigada pela atenção!

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Tributação

Mensagem por andersondabio » Dom 10 Mai 2015 00:36

smnakle escreveu:Olá a todos,

Ainda bem qeu encontrei vocês! Esta é a primeira vez que entro em um fórum, desculpem qualquer coisa.
Li todos os posts até agora sobre tributação e não encontrei meu caso em nenhum deles, então vou postar o que acontece comigo até este momento. Comprei uma bolsa em março e uma roupa em abril no Aliexpress que já chegaram no Brasil e foram liberadas sem tributação em Curitiba, mas depois disso não tenho notícia nenhuma e já faz um tempão. Estou postando abaixo o que está escrito no site dos correios:

Com a bolsa:
15/04/2015 - 08:38 - Curitiba / PR - Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em RFB - Liberado sem Tributação / BR
08/04/2015 - 13:38 - Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
22/03/2015 - 14:38 - CHINA / CN Objeto postado

Com a roupa:
27/04/2015 - 08:08 - Curitiba / PR - Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em Curitiba / PR para Unidade Administrativa em RFB - Liberado sem Tributação / BR
17/04/2015 - 13:39 - Curitiba / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
08/04/2015 - 13:31 - CHINA / CN Objeto postado

Vejam as datas da liberação! Qual o procedimento que devo tomar a partir de agora? Pois o site dos correios não informa nada, não sei onde estão meus produtos, estou tentando fazer uma reclamação pelo site dos correios, mas nome completo do remetente - como vou saber quem enviou? Pra mim foi o Aliexpress ou o vendedor, mas pode ser qqr outra pessoa, eu coloquei o nome do vendedor. Pedem o peso do produto, no site só informa as dimensões, nada do peso então chutei 400g. E pede o tipo de serviço que supus Mercaddoria econônimca tipo importação. Ja tentei ligar para os correios mas só da ocupado.
Por favor alguém pode me ajudar? Eu não sei o que fazer, como proceder a partir daqui. Muito obrigada pela atenção!
Boa noite! Não tem muito o que fazer... Só esperar mesmo... Geralmente depois que é liberado, minhas encomendas não demoram muito... Mas existem exceções... Já tive encomendas que foram liberadas e só uns 2 meses depois foram entregues... Mas no final das contas, acabam entregues...

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Dom 10 Mai 2015 09:53

Também pode acontecer um vazio de informações, não aparece nada do trajeto da encomenda, então, um belo dia, aparece "saiu para entrega ao destinatário". São as doideiras dos Correios.
Vá pedindo a prorrogação do prazo de avaliação do seu pedido enquanto a encomenda não chega, o Ali manda aviso por e-mail quando está perto de expirar para que você possa pedir prorrogação (o Ebay devia investir nessa função, acho absurdo não terem!).
Compras da China demoram mais que as outras mesmo, é muito inconstante, umas demoram pouco mais de um mês para chegar, outras chegam a três meses!
Abra disputa só quando tiver passado um tempo absurdo, ou se aparecer no rastreio "objeto não encontrado no fluxo postal, entre em contato conosco" (isso significa: perdemos sua encomenda).

OBS: Teve uma vez que os Correios perderam uns CDs meus da Argentina, apareceu o status e tudo, mas, depois de mais de mês do tal status, apareceu que tinham saído para entrega, e, de fato, foram entregues, essa experiência foi estranha. Mas não leve isso em consideração, se perderem, abra disputa.

smnakle
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 10 Mai 2015 00:02

Re: Tributação

Mensagem por smnakle » Ter 12 Mai 2015 11:04

Muito obrigada pelo rápido retorno andersondabio e Higor_Nunes, vou ficar atenta no site dos correios e seguir as dicas de vocês. Agora sei como proceder! Muito obrigada mesmo pela dica, foi de grande ajuda.

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Ter 12 Mai 2015 12:00

De nada.

TioDrakul
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 11
Registrado em: Sex 22 Mai 2015 10:23

Re: Tributação

Mensagem por TioDrakul » Sex 22 Mai 2015 11:10

Pela minha experiência do começo do ano até agora, a Receita está taxando todo e qualquer pacote ignorando completamente se o valor está abaixo de 50 dólares e se é de pessoa física para pessoa física. Para que eles respeitem a lei agora só com ação judicial.

lcjansen
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 49
Registrado em: Seg 13 Jun 2011 19:27
Agradeceu: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por lcjansen » Seg 25 Mai 2015 12:43

Não sei que milagre mas acabei de receber um box bluray Superman Anthology comprado em março na Amazon UK.
ISENTO!!!! :-D

MilenaAzevedo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 139
Registrado em: Ter 01 Out 2013 22:58

Re: Tributação

Mensagem por MilenaAzevedo » Seg 25 Mai 2015 15:38

Pessoal, só pra dar um retorno a vocês daquele meu caso das HQs que foram parar na Anvisa e foram taxadas como "suplementos".

Eu entrei com um processo contra a Receita Federal e ganhei. O juiz autorizou o ressarcimento do valor que paguei (sem retirar a taxa de R$ 12,00 dos Correios), mas nada de Danos Morais.

MilenaAzevedo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 139
Registrado em: Ter 01 Out 2013 22:58

Re: Tributação

Mensagem por MilenaAzevedo » Seg 25 Mai 2015 15:40

O RN deve ganhar um Centro de Tratamento Internacional (CTI) pra atender as importações do Norte-Nordeste:

http://portalnoar.com/correios-confirma ... -amarante/

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Seg 25 Mai 2015 19:59

Muito legal! Mais movimento para minha região.
Será que vai aumentar a incidência de tributação? Afinal, os outros pacotes em Curitiba vão dar uma baita desafogada e as encomendas do N e NE também.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Tributação

Mensagem por andersondabio » Ter 26 Mai 2015 14:04

Higor_Nunes escreveu:Muito legal! Mais movimento para minha região.
Será que vai aumentar a incidência de tributação? Afinal, os outros pacotes em Curitiba vão dar uma baita desafogada e as encomendas do N e NE também.
Muito estranha essa notícia... Hj nenhuma encomenda internacional no Brasil ė regionalizada... Sou de MG, e minha encomenda pode ser fiscalizada no PR, no RJ ou em SP... O que determina onde ela vai ser fiscalizada são as características da postagem (peso, tipo de postagem, etc). O mesmo vale pra qualquer estado, inclusive do nordeste...

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Ter 26 Mai 2015 17:39

Talvez tenham dado a notícia errado, possíveis cenários fora a regionalização:
- Pode ser que o centro daqui de Natal sirva para fiscalizar as encomendas da Europa e dos EUA e o de Curitiba fique com as encomendas da Ásia, da Oceania e da parte sul da África, encurtaria o percurso das encomendas.
- Pode ser que Natal fique com um tipo específico de importação também, aí não haveria interferência nos pequenos pacotes em Curitiba.
- Pode ser que Natal fique com os pequenos pacotes e Curitiba receba uma nova atribuição.

Mas também daria para regionalizar pequenos pacotes, bastaria os Correios do Brasil fazerem acordo com serviços postais chaves, como o correio da China, o USPS, o Deutsche Post e outras mais transportadoras para pacotes do CEP tanto a tanto embarcarem no container com destino a Curitiba e de tanto a tanto no com destino a Natal. Eu acharia uma solução inteligente diante do tamanho do país (mas ainda acho o primeiro cenário que pintei mais inteligente).

Jokker_
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 29 Mai 2015 11:27

Re: Tributação

Mensagem por Jokker_ » Sex 29 Mai 2015 11:31

Olá, pessoas.

Sou novo no forum e gostaria que tirassem uma dúvida em questão a tributação.

Pela primeira vez, fui tributado. Só que vem a dúvida: Eu moro no RS e, no rastreio, o meu produto foi taxado no RJ. Eles vão cobrar com o ICMS daqui ou não? Como funciona? Estou na dúvida em relação a isso. :?

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Sex 29 Mai 2015 11:46

Acho que vão cobrar os 60% e mandar para o seu estado, aí pode passar e pagar só os 60% ou ainda reterem para emitir uma nota com a cobrança do ICMS do seu estado.
Foi assim quando tive que pagar ICMS (eram encomendas vultosas, tinha eletrônico e tudo), na maioria das vezes só paguei os 60%.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Tributação

Mensagem por andersondabio » Sex 29 Mai 2015 12:32

Jokker_ escreveu:Olá, pessoas.

Sou novo no forum e gostaria que tirassem uma dúvida em questão a tributação.

Pela primeira vez, fui tributado. Só que vem a dúvida: Eu moro no RS e, no rastreio, o meu produto foi taxado no RJ. Eles vão cobrar com o ICMS daqui ou não? Como funciona? Estou na dúvida em relação a isso. :?
RS cobra ICMS sim... RS e MG...

Jokker_
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 29 Mai 2015 11:27

Re: Tributação

Mensagem por Jokker_ » Sex 29 Mai 2015 17:34

Valeu ajuda ae, pessoal, mas tenho outra duvida, hehe.

Em questão a cobrança: No meu caso, a compra foi na Amazon UK, ou seja, a moeda é libra.

Eles vão converter para libra->dólar->real ou vai ser libra->real?

Avatar do usuário
Higor_Nunes
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1140
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 11:52
Localização: Natal - RN
Agradeceram: 2 vezes

Re: Tributação

Mensagem por Higor_Nunes » Sex 29 Mai 2015 18:14

Se der sorte, vão pegar o número e considerar como dólar para converter para real, alguns não prestam atenção que o pacote é de uma Amazon europeia.
Acho que convertem para dólar antes, já que muitas referências para cálculo de imposto são em dólar.

CARIOCA_SG
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 92
Registrado em: Seg 08 Jul 2013 00:57

Re: Tributação

Mensagem por CARIOCA_SG » Ter 02 Jun 2015 21:29

galera para vir com rastreio qual tipo de modalidade tenho que comprar o produto nos sites la de fora ???

rosomoba
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Qui 04 Jun 2015 01:40

Re: Tributação

Mensagem por rosomoba » Qui 04 Jun 2015 01:57

Pessoal, há um vendedor no Ebay cujos envios são feitos da Alemanha com frete gratuito, inclusive para o Brasil, no entanto, ele informa que sempre utiliza priority airmail, embora em shipping apareça como standard. Minha dúvida é se, nesse caso, devo dar como praticamente certa a taxação sobre o valor do produto.

E ainda, mesmo ele arcando com o envio, será que posso ser taxado pelo valor que ele pagar? Estou imaginando que esse custo de envio vai constar em algum lugar de toda forma.

rosomoba
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Qui 04 Jun 2015 01:40

Re: Tributação

Mensagem por rosomoba » Sex 05 Jun 2015 12:05

Alguém sabe se o PayPal está fazendo conversão imediata para o real? Sei que aquela história de que não paga IOF é inverídica e que o PayPal cobra 3,5% de taxa, mas, ainda assim, é melhor que usar o cartão de crédito diretamente?

Responder