Sugestão: nova seção no fórum

Dúvidas, reclamações e sugestões
Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Seg 04 Abr 2011 20:12

Eu sempre achei meio ruim o sistema que o fórum adotou, de ter tantas seções e tantos "tópicos oficiais". Acho um exagero, por exemplo, aquele monte de tópicos de fotos. Poderiam resumir, na minha opinião, em 2: fotos de DVDs e fotos de BDs. No máximo dividir entre edições comuns e edições especiais (incluindo aí gift sets, steelbooks, etc.). E acho que isso até faz sentido, tanto que alguns tópicos de fotos possuem menos que 10 respostas, sendo que o fórum já tem certo tempo de vida.
A área de "Nossas coleções" também acho que poderia ser resumida. A pasta poderia ser "Nossas coleções", e dentro ter tópicos oficiais sobre fotos, vídeos e novas aquisições. Não vejo razão para ter 3 pastas diferentes sobre assuntos tão afins. Facilitaria a navegação, a meu ver.


Mas enfim, meu propósito atual não é criticar esse exagero de tópicos específicos oficiais e pastas, mas sim o contrário - ironicamente. Eu gostaria de criticar a falta de uma pasta "Discussões gerais" sobre os temas do BJC: DVDs, BDs, coleção... Assim como existe um Discussões gerais sobre temas variados na seção "Assuntos diversos", acho que seria útil um sobre esse nosso hobby de colecionar.

A princípio pode parecer que qualquer tópico se encaixaria facilmente em alguma seção, pelo menos. Mas pensem comigo: quero debater com a galera a adesão mundial ao Blu-ray. Discutir sobre essa tecnologia chegar às massas, como andam as vendas (tanto aqui quanto lá fora), debater se o BD é um substituto do DVD ou apenas uma tecnologia que conviverá em harmonia... Onde eu enfiaria um tópico sobre isso? Não é um assunto específico sobre BDs/DVDs nacionais nem importados - então já elimino as duas primeiras seções do fórum. Logicamente não entra em nenhuma pasta da seção "Outros", também. Em "Hardware" também não tem cabimento. "Dicas e promoções", muito menos. "Nossas coleções", não. "Dúvidas" não dá, pois seria só um debate, não uma dúvida sobre compras nacionais/importadas ou uma dúvida sobre o ato de colecionar. Em "Classificados" obviamente não será também. "Assuntos diversos" também não rola, porque não é um assunto diverso - é algo sobre o tema principal do BJC.

Notaram? Um assunto desses parece não caber em nenhuma pasta. O tópico que eu queria criar e que me inspirou a fazer essa crítica/sugestão seria um para analisar alguns aspectos da coleção dos usuários. Vários catalogadores fazem gráficos da coleção, indicando quantos BDs/DVDs são de tal produtora/distribuidora, quantos são de tais gêneros (drama, TV, etc.), qual a média de preço que a pessoa gastou naquele ano, e por aí vai... Acho que seria interessante comparar esses dados entre as várias coleções dos vários users aqui do fórum. Porém, não sei onde eu colocaria um tópico desses.
Na seção "Nossas coleções", existe pasta para fotos, vídeos, novas aquisições e catalogadores. A pasta mais próxima seria essa última, mas ela é uma pasta para debater os softwares, como a própria descrição diz. "Informações sobre os softwares...". Meu tópico não seria para informações sobre os programas, tipo como usar ou como catalogar. É mais sobre as coleções das pessoas mesmo, e na minha humilde opinião não caberia então naquela pasta, mas sim numa pasta sobre "Discussões gerais". Inclusive eu acho que seria legal ter uma pasta de Discussões gerais nas seções "Blu-ray", "DVD" e "Nossas coleções". Muitas vezes um tópico trata de algo mais abrangente, que não é específico sobre BDs nacionais ou importados (como o exemplo que eu dei mais acima), e nem sobre fotos/vídeos ou novas aquisições, como o exemplo que eu dei agora por último.

E aí, o que acham? Estou querendo demais, ou o que eu pedi faz sentido? Desculpem-me pelo tópico imenso, mas eu quis deixar tudo bem exposto e bem explicado, para não gerar ainda mais dúvidas.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Sex 08 Abr 2011 02:29

Falei tanto... Ninguém concorda nem discorda? :cry2:
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

ZeBaude
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 643
Registrado em: Qua 18 Ago 2010 02:04
Agradeceu: 3 vezes

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por ZeBaude » Sex 08 Abr 2011 03:06

Eu concordo em partes. Começando do começo:

Tópicos são coisas difíceis de controlar. Até concordo que existem tópicos demais sobre edições indivíduais e afins. Um só pra todos parece válido. Mas tem algum casos, como a Sammy por exemplo, que tem uma coleção tão grande, e recebe pacotes com tanta frequência e faz vídeos com tanta frequência que me parece justo que ela tenha um tópico pra só pra coleção dela. Concordas? Mas ai quando uma coleção merece um tópico só pra ela?

Acho que isso vai do discernimento de cada um, por isso não tenho tantos problemas com isso. Apesar de que concordo que as sub-seções de fotos, vídeos e novas aquisições poderiam ser fundidas.

Sobre sub-seções sobre assuntos diversos relacionados a BDs e DVDs até concordo que poderiam existir, mas será que são tantos tópicos assim que justiquem tal criação? Particularmente acho que deveriam é juntar tudo em "Discussões sobre Blu-rays" e Discussões sobre DVDs", essa separação entre nacionais e importados não me parece tão necessária.

Nesse caso qualquer discussão semelhante a do seu exemplo teria um lugar.

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Sex 08 Abr 2011 10:50

Por mim cada um poderia fazer um tópico pra sua coleção, se quiser. Mas limitaram isso acho que pra evitar bagunça... Só que não vejo necessidade. É só diminuir um pouco a quantidade de tópicos oficiais de edições (ter uns 3 ou 4 estaria mais que bom) e fixar no topo da pasta. Em baixo fica a galera postando fotos de suas coleções, não importando se a pessoa tem 500 ou 2 mil títulos.

Sobre sua idéia de sub-seções, achei muito boa. Também não vejo necessidade em ter duas pastas, uma de importados e uma de nacionais.
Editado pela última vez por PhylteR em Dom 10 Abr 2011 03:24, em um total de 1 vez.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por bruno2546 » Sex 08 Abr 2011 15:42

também concordo com a parte de MUITOS topicos pra POUQUISSIMO post..

tem uma seção de PLAYERS DE DVD que não tem post há 4 meses.. poderia muito bem juntar com o de Blu-rays
o de PROJETORES tem 1 topico com 1 post, poderia ser eliminado facilmente
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Sex 08 Abr 2011 16:18

bruno2546 escreveu:também concordo com a parte de MUITOS topicos pra POUQUISSIMO post..

tem uma seção de PLAYERS DE DVD que não tem post há 4 meses.. poderia muito bem juntar com o de Blu-rays
o de PROJETORES tem 1 topico com 1 post, poderia ser eliminado facilmente
Exato. Eu acho que seções e tópicos oficiais devem ser criados conforme a necessidade surge. Um erro que eu vi nesse fórum, humildemente falando com base na experiência que tenho em outros fóruns de variados assuntos, é que tópicos oficiais e um número exagerado de seções foi criado sem uma análise um pouco mais fundamentada sobre sua verdadeira necessidade. Acho que tópicos oficiais e específicos devem ser criados caso essa necessidade apareça. Criar tanta coisa assim de cara num fórum tão recente, ao invés de ajudar na organização, acaba atrapalhando e confundindo quem busca algo específico.
Acho também que muita coisa poderia ser incorporada e fundida.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

ZeBaude
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 643
Registrado em: Qua 18 Ago 2010 02:04
Agradeceu: 3 vezes

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por ZeBaude » Sáb 09 Abr 2011 00:13

PhylteR escreveu:É só diminuir um pouco a quantidade de tópicos oficiais de edições (ter uns 3 ou 4 estaria mais que bom) e fixar no topo da pasta. Em baixo fica a galera postando fotos de suas coleções, não importando se a pessoa tem 500 ou 2 mil títulos.
Perfeito, alguns tópicos oficiais fixados realmente seriam o melhor dos dois mundos. Isso mais a junção (transformação em tópicos) de algumas seções deixariam o forum bem mais clean.

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Ter 03 Mai 2011 20:45

Nem um moderadorzinho pra comentar as nossas ideias/sugestões? :no:
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por felipefonsecaps » Ter 03 Mai 2011 21:05

PhylteR escreveu:Nem um moderadorzinho pra comentar as nossas ideias/sugestões? :no:
Estou analisando tudo isso. Concordo com quase todas as idéias e sugestões. O excesso de tópicos (inúteis) também me irrita muito. Tenho trancado/transferido/apagado vários, mas isso é um trabalho que passa despercebido. hehehe Mas para o bem ou para o mal, não chegamos ao ponto do fórum estar caótico. Nosso número de membros ainda é modesto e o número de participantes ativos mais ainda, o que ajuda na ordem. Mas sem dúvida, melhor resolver enquanto dá, pra não desandar depois.

Mas podem deixar que estou de olho nisso. Sobre a sugestão do "Discussão Geral", também sinto falta. Assim que possível coloco no ar. ;)
Imagem

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por ricardo_007 » Ter 03 Mai 2011 21:16

Só o que a Sammy já abriu de tópico... ja daria pra monta um fórum só com os tópicos dela, suasuhahsauhshua. Me desculpa Sammy, mas o fato é que realmente você tem muitos tópicos no fórum
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Ter 03 Mai 2011 21:17

felipefonsecaps escreveu:Estou analisando tudo isso. Concordo com quase todas as idéias e sugestões. O excesso de tópicos (inúteis) também me irrita muito. Tenho trancado/transferido/apagado vários, mas isso é um trabalho que passa despercebido. hehehe Mas para o bem ou para o mal, não chegamos ao ponto do fórum estar caótico. Nosso número de membros ainda é modesto e o número de participantes ativos mais ainda, o que ajuda na ordem. Mas sem dúvida, melhor resolver enquanto dá, pra não desandar depois.

Mas podem deixar que estou de olho nisso. Sobre a sugestão do "Discussão Geral", também sinto falta. Assim que possível coloco no ar. ;)
Ah, maravilha então. Só queria saber se alguém com poderes por aqui tinha visto :joinha:
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por ricardo_007 » Sex 06 Mai 2011 20:27

O correto também seria apagar os tópicos com mais de 2 anos e meio, sem importância e que já não são movimentados há tempos
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por josediogenes » Sex 06 Mai 2011 21:22

ricardo_007 escreveu:O correto também seria apagar os tópicos com mais de 2 anos e meio, sem importância e que já não são movimentados há tempos
Quando o fórum completar 2 anos e meio, teremos o prazer de fazer isso. #turumtssss

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por ricardo_007 » Sex 06 Mai 2011 21:30

josediogenes escreveu:
ricardo_007 escreveu:O correto também seria apagar os tópicos com mais de 2 anos e meio, sem importância e que já não são movimentados há tempos
Quando o fórum completar 2 anos e meio, teremos o prazer de fazer isso. #turumtssss
Não falei do fórum. Falei dos tópicos. Tem muito tópico que tá parado e não tem muita informação útil; mas ao mesmo tempo nós temos tópicos de informações úteis, mas aos milhares que contem um mesmo assunto. Como por exemplo, as edições diamante da disney. Só de cada edição, devem ter uns 3 tópicos ativos, e uns 4 parados na segunda página. Tem tópico de propaganda aos milhares. Pegue todos os tópicos velhos, e os joguem na sexta de lixo. Mas se quiserem fazer um backup, tudo bem...
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
BetoJR
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 341
Registrado em: Sex 31 Dez 2010 11:17
Localização: Fortaleza-CE

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por BetoJR » Seg 09 Mai 2011 12:19

E precisa perder o histórico de mensagens do fórum, de modo a organizá-lo? Creio haverem modos melhores de fazer isso, como a junção de tópicos que vem sendo feita há algum tempo...
Imagem

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por ricardo_007 » Seg 09 Mai 2011 13:19

BetoJR escreveu:E precisa perder o histórico de mensagens do fórum, de modo a organizá-lo? Creio haverem modos melhores de fazer isso, como a junção de tópicos que vem sendo feita há algum tempo...
Perder não. Jamais. Como eu disse, é só fazer um backup dos fóruns apagados, mas mexer no sistema do fórum pra deixar numero de mensagens dos membros inalterados.
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por PhylteR » Ter 10 Mai 2011 15:28

Também não vejo razão para apagar tópicos antigos, mesmo que não sejam mais utilizados. Tópicos antigos servem como referência, até mesmo os de promoções temporárias. Alguém sempre pode querer buscar alguma informação que um user postou sobre determinada promoção ou algo assim. Não vejo razão para apagar. Os tópicos antigos e que não são mais utilizados caem normalmente nas listas, então não vão atrapalhar tópicos recentes e movimentados.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
BetoJR
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 341
Registrado em: Sex 31 Dez 2010 11:17
Localização: Fortaleza-CE

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por BetoJR » Ter 10 Mai 2011 16:42

Voto com o relator.
Imagem

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: Sugestão: nova seção no fórum

Mensagem por felipefonsecaps » Ter 10 Mai 2011 21:01

Tópicos antigos não serão apagados. É preciso manter os arquivos, claro. Mas tópicos inúteis e que não estejam dentro das regras, sim. :joinha:
Imagem

Responder