[VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! Veja

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

[VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! Veja

Mensagem por brunofm » Seg 19 Jul 2010 10:43

[youtube][/youtube]

Vineh!-*
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 342
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:48

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por Vineh!-* » Seg 19 Jul 2010 12:12

Rsrsrs huahuahauhauhua
Legal

aborcsp
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 16
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 17:03

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por aborcsp » Seg 19 Jul 2010 21:14

Mto mto bom!
E ainda mandou um cala boca em quem fala mal do transfer do Caça-Fantasmas!

Avatar do usuário
jotace
Lê (quase) tudo!
Lê (quase) tudo!
Mensagens: 514
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:40
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por jotace » Seg 19 Jul 2010 22:30

Esse sofá é inconfundível! :careta:

Avatar do usuário
joeldo
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 20
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 06:36
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por joeldo » Ter 20 Jul 2010 00:10

Bem, eu já entendia todo o lance da granulação... mas me digam: no meu BD de 300, o filme é tipo BASTANTE granulado. A intenção do filme é ter realmente esta aparência ou não? Se for, me incomodou bastante! Abraços!

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por brunofm » Ter 20 Jul 2010 10:01

joeldo escreveu:Bem, eu já entendia todo o lance da granulação... mas me digam: no meu BD de 300, o filme é tipo BASTANTE granulado. A intenção do filme é ter realmente esta aparência ou não? Se for, me incomodou bastante! Abraços!
Sim a intenção é essa, até porque no caso de ser um filme digital não teria a granulação da película, isso foi um artefato usado pelo diretor na pós produção. É uma granulação digital e não física.

Samuel Villágran
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 12
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 12:52

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por Samuel Villágran » Ter 20 Jul 2010 11:53

Eu ainda não entrei no Mundo do Raio Azul, mas fiz o download do Led Zeppelin - The Song Remains The Same e vi que estava muito granulado.Achei legal.Estou louco para comprar um Ps3. :D

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por brunofm » Ter 20 Jul 2010 12:04

jotace escreveu:Esse sofá é inconfundível! :careta:
se é! kkk :tv:

wsteles
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 1
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 11:01

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por wsteles » Qua 21 Jul 2010 11:09

brunofm escreveu:[youtube][/youtube]
Vocês já assisiram o filme FÚRIA DE TITÃS (Versão clássica) em Blu-ray. Assistam e vejam se mantem a opinião sobre a granulação. A imagem é impressionantemente ruim. Deus queira que poucos comprem este BD, pois muitos vão passar a querer assistir antes de comprar, para não entrar em fria como entrei. Mudando de assunto, cuidado ao comprar os Harry Potter!!!! Não vem com dublagem em português. Fiquei com cara de idiota, pois comprei todos para assistir com meu filho de 08 anos (que nunca ssistiu nenhum) e vou ter que assistir em DVD com ele. Maldita Warner!!!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por brunofm » Qua 21 Jul 2010 14:59

wsteles escreveu:
brunofm escreveu:[youtube][/youtube]
Vocês já assisiram o filme FÚRIA DE TITÃS (Versão clássica) em Blu-ray. Assistam e vejam se mantem a opinião sobre a granulação. A imagem é impressionantemente ruim. Deus queira que poucos comprem este BD, pois muitos vão passar a querer assistir antes de comprar, para não entrar em fria como entrei. Mudando de assunto, cuidado ao comprar os Harry Potter!!!! Não vem com dublagem em português. Fiquei com cara de idiota, pois comprei todos para assistir com meu filho de 08 anos (que nunca ssistiu nenhum) e vou ter que assistir em DVD com ele. Maldita Warner!!!!!!!!!!!!!

É por isso que nem sempre, pode existir uma transferência ruim também.

Preacher
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 82
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 07:34
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por Preacher » Qui 22 Jul 2010 07:47

Po, excelente vídeo, eu não sabia desses detalhes da granulação. :-D

Só não entendi a piada do sofá, lol.
@dantelles

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por josediogenes » Qui 22 Jul 2010 15:22

Eu ainda não me rendi aos argumentos de que o filme em bluray com Granulado = versão como o diretor queria. A prova disso é o filme Tres Homens em Conflito que tem uma imagem excelente e foi filmado há um bocado de tempo e o filme Karatê Kid, que inclusive foi objeto de um mini-review feito por mim para o BJC, que tem muito ruído na imagem.

Sei lá, acho que vai demorar um pouco para eu me render... :parede:

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por PhylteR » Sex 23 Jul 2010 16:02

brunofm escreveu:Sim a intenção é essa, até porque no caso de ser um filme digital não teria a granulação da película, isso foi um artefato usado pelo diretor na pós produção. É uma granulação digital e não física.
Mas mesmo os filmes que são filmados de forma totalmente digital não passam pelo processo de telecinagem e são convertidos para película para edição de certos aspectos? Já havia lido que muitos filmes totalmente digitais incorporam essa granulação devido a esse processo, ou seja, a granulação ainda é natural, pois o filme teve de ser convertido para película.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por brunofm » Ter 27 Jul 2010 13:36

PhylteR escreveu:
brunofm escreveu:Sim a intenção é essa, até porque no caso de ser um filme digital não teria a granulação da película, isso foi um artefato usado pelo diretor na pós produção. É uma granulação digital e não física.
Mas mesmo os filmes que são filmados de forma totalmente digital não passam pelo processo de telecinagem e são convertidos para película para edição de certos aspectos? Já havia lido que muitos filmes totalmente digitais incorporam essa granulação devido a esse processo, ou seja, a granulação ainda é natural, pois o filme teve de ser convertido para película.


acho que não,mas não tenho certeza,o que eu sei que no caso de 300 foi escolha do diretor aquela granulação toda e se não me engano ela é feita digitalmente

Ricardo Moura
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 333
Registrado em: Dom 01 Ago 2010 23:03

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por Ricardo Moura » Ter 03 Ago 2010 22:55

Muitos aqui já comentaram e há vários artigos por aí que explicam a questão da granulação ou "noise" na imagem, de modo que não vou discutir os detalhes.

Por outro lado, há versões do mesmo filme por aí que podem ser comparadas e que muitos odeiam e outros adoram por motivos opostos decorrentes da granulação, e um dos exemplos mais extremos é Predador.

A primeira versão lançada nos EUA foi considerada razoável por manter a granulação original, mas muitos esperavam uma nova transferência, com qualidade HD, mais limpa e vibrante. Resultado? A Ultimate Editon "limpou" a imagem de toda a granulação graças à excessiva aplicação de DNR (Digital Noise Reduction), e junto do granulado foi embora a maior parte dos detalhes da imagem, que ficou com aparência mais HD do que a primeira, mas não agradou a maioria, pelo que pode ser notado nos sites de review como Bly-ray.com e Hidefdigest.

Portanto, esta parece ser uma situação de oito ou oitenta entre os fãs quando o estúdio não consegue uma imagem equilibrada.

Pessoalmente, não tenho nada contra o granulado na imagem se faz parte da intenção original do diretor, mas filmes em Blu com imagem suja decorrente de falta de cuidado na transferência, como pequenos pontos brancos que aparecem na tela, distorção nas cores e embaçamento entre planos frontal e de fundo demonstram um filme HD que teve pouca atenção, e neste aspecto merecem eventual crítica recebida. E o mesmo se aplica para o excesso de manipulação digital.

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por josediogenes » Qua 04 Ago 2010 01:40

Ricardo Moura escreveu:Muitos aqui já comentaram e há vários artigos por aí que explicam a questão da granulação ou "noise" na imagem, de modo que não vou discutir os detalhes.

Por outro lado, há versões do mesmo filme por aí que podem ser comparadas e que muitos odeiam e outros adoram por motivos opostos decorrentes da granulação, e um dos exemplos mais extremos é Predador.

A primeira versão lançada nos EUA foi considerada razoável por manter a granulação original, mas muitos esperavam uma nova transferência, com qualidade HD, mais limpa e vibrante. Resultado? A Ultimate Editon "limpou" a imagem de toda a granulação graças à excessiva aplicação de DNR (Digital Noise Reduction), e junto do granulado foi embora a maior parte dos detalhes da imagem, que ficou com aparência mais HD do que a primeira, mas não agradou a maioria, pelo que pode ser notado nos sites de review como Bly-ray.com e Hidefdigest.

Portanto, esta parece ser uma situação de oito ou oitenta entre os fãs quando o estúdio não consegue uma imagem equilibrada.

Pessoalmente, não tenho nada contra o granulado na imagem se faz parte da intenção original do diretor, mas filmes em Blu com imagem suja decorrente de falta de cuidado na transferência, como pequenos pontos brancos que aparecem na tela, distorção nas cores e embaçamento entre planos frontal e de fundo demonstram um filme HD que teve pouca atenção, e neste aspecto merecem eventual crítica recebida. E o mesmo se aplica para o excesso de manipulação digital.
Essa é a questão. Toda vez que vermos um filme em BD com uma imagem granulada, sempre vai ter gente que vai dizer "é mas essa era a intenção original do diretor". Saber diferenciar entre uma medida proposital do diretor e um descuido da produtora, é algo que vai exigir muita apuração do espectador. Minha opinião é que HD deve significar uma versão detalhada com maior aproximação da versão filmada pelo diretor, justamente aquela que ele via vislumbrava para o filme, mas como medir e qualificar isso é que é dificil, pelo menos para os menos experientes com cinema.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por viniciusjf » Qui 05 Ago 2010 03:18

Eu acho que deve ter um ponto tolerável de granulação. Se for demais o filme pede uma remasterização, e se o processo para remover a granulação totalmente prejudicar o filme, também é indesejável. Aí vai do bom senso de quem é responsável por isso.
Hoje, depois de quase uma semana com minha net de 600k, eu acabei de baixar o BD-Rip do filme The Last Emperor (puta merda Vinícius, não vira esse disco não!) - sim, sou fanático por este filme! Reparei que há granulação em muitas cenas, mas a qualidade da imagem do arquivo está simplesmente foda, e a granulação definitivamente não a compromete. Bem, este é um exemplo entre tantos.

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por felipefonsecaps » Sex 13 Ago 2010 23:36

[youtube][/youtube]
[youtube][/youtube]
Imagem

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por josediogenes » Sáb 14 Ago 2010 00:03

Parabéns Felipe :claps: :claps: Esse seu vídeo vai elucidar muitas dúvidas do pessoal que não entende o idioma shakespereano em relação a essa celeuma dos BDs granulados.
Agora queria que me desse exemplos de transferencias em Blu-Ray desastrosas, mas não pq foram submetidas ao DNR, mas sim por estarem muito granuladas. O problema é, como já falei em outras oportunidades, como identificar o que está mal masterizado, do que está como o diretor queria. Mas até mesmo me respondendo acho que isso é uma questão que se resolve com a experiência em cinema mesmo.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por viniciusjf » Dom 15 Ago 2010 01:48

Reparei que você é um pouco prolixo como eu, felipe, mas mesmo assim seu vídeo está tão bacana quanto seu avatar!

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por felipefonsecaps » Seg 16 Ago 2010 21:10

viniciusjf escreveu:Reparei que você é um pouco prolixo como eu, felipe, mas mesmo assim seu vídeo está tão bacana quanto seu avatar!
Pois é! hehe Mas sem teleprompter e na íntegra é difícil não sair prolixo. :-D
josediogenes escreveu:Parabéns Felipe :claps: :claps: Esse seu vídeo vai elucidar muitas dúvidas do pessoal que não entende o idioma shakespereano em relação a essa celeuma dos BDs granulados.
Agora queria que me desse exemplos de transferencias em Blu-Ray desastrosas, mas não pq foram submetidas ao DNR, mas sim por estarem muito granuladas. O problema é, como já falei em outras oportunidades, como identificar o que está mal masterizado, do que está como o diretor queria. Mas até mesmo me respondendo acho que isso é uma questão que se resolve com a experiência em cinema mesmo.
A intenção é essa! Em vídeos futuros quero poder elucidar casos como esse que você citou. E para esses, muito provavelmente farei vídeos mais bem lapidados, assim digamos. :joinha:
Imagem

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por viniciusjf » Ter 17 Ago 2010 00:10

Cara, desculpa aí, mas eu vou roubar esse seu avatar pra usar em algum outro forum!

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por felipefonsecaps » Ter 17 Ago 2010 09:10

viniciusjf escreveu:Cara, desculpa aí, mas eu vou roubar esse seu avatar pra usar em algum outro forum!
Ô loco! Não faça isso! hahahaha Tudo bem que o Jaspion não é meu, mas eu uso esse avatar em outros fóruns também! hahaha

Bom, se eu te ver em outro fórum que eu participo eu te aviso! hehehehe

Mas o seu é da hora! Tudo bem que só ontem eu percebi que era uma maçã! hahahaha
Imagem

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por viniciusjf » Qui 19 Ago 2010 02:14

Se você não joga Warlord CCG não tem com que se preocupar.

Allissonbd
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 8
Registrado em: Qui 21 Out 2010 20:15

Re: [VIDEO] Granulação em Blu-Ray é algo ruim? Nem sempre! V

Mensagem por Allissonbd » Sex 22 Out 2010 16:38

Eu sempre cito este filme que vou falar aqui pois é um exemplo de como algumas empresas porcas do Brasil conseguem piorar a imagem de alguns filmes! Não sei como a Imagem filmes conseguiu acrescentar mais granulados a imagem do filme Guerra ao Terror, ao alugar este filme percebi que a imagem dele estava muito granulada, na hora fui conferir se tinham mexido nas configurações da TV e estava tudo em ordem, acabei tendo que retirar toda a nitidez da TV e fiquei com muita raiva disso, algum tempo depois fui até a casa de meu tio que tinha trago da inglaterra este mesmo filme que por lá saiu pela Lions Gate, na mesma hora coloquei o disco no player e pra minha surpresa a imagem era bem melhor que o disco nacional.

Responder