Protesto do colecionador – “Novas embalagens” da Warner

26
215

Sete-palmos_escolha

Nova-Embalagem-naoEste blog começa hoje uma campanha contra as “novas” embalagens de DVDs no Brasil. Um país onde todos reclamam que a pirataria ocasiona milhares de desempregos, milhões de prejuízo e blá blá blá não pode justificar (com argumentos plausíveis e aceitáveis), o que está se fazendo com as edições nacionais das maiores produtoras (salvo algumas raras exceções). Algumas dessas empresas tentam argumentar com pesquisas de procedência duvidosa que estas embalagens são melhores, mas ninguém em consciência normal consegue julgar um estojo Scanavo com quatro (ou mais) discos sobrepostos melhor do que um Digipak ou Digistak (para quem não sabe o que é, são aquelas embalagens que abrem como livros) em uma embalagem de box decente.

Sete_palmos_temporada_escanavo
Você considera isso uma embalagem de DVD? Eu não.

Pois é. Eles mudam as embalagens, pioram, mas geralmente o preço não muda (ou baixa muito pouco). Para ilustrar, o mau exemplo de hoje aqui no blog é da Warner, que transformou tempos atrás todas as suas embalagens. Os executivos (e suas decisões estapafúrdias) conseguiram transformar o box da primeira temporada de “A Sete Palmos”, por exemplo, em um estojo apenas, sem luva (sobrecapa)! E o pior de tudo é que isso é alardeado como “novidade”, para que o público leigo em geral tente absorver mais facilmente tal boçalidade.

Não há como considerar essas novas embalagens uma decisão inteligente, já que, por exemplo, para se retirar um disco que está embaixo, a pessoa tenha que remover primeiro o que está em cima! Nem quem preza apenas pelo conteúdo (e acha que embalagem é algo supérfulo), consegue entender como “isso” é colocado no mercado, por empresas que reclamam de pirataria de suas produções. Ora, piorar o produto em nome de sei lá o que é um tiro no pé para quem quer ter algo diferenciado, valorizado em relação ao saquinho plástico do camelô. E o colecionador de verdade (não estou me referindo aos produtos para locadoras, pois esse sim poderiam ter um outro tipo de embalagem) gosta é de produto de qualidade da embalagem ao conteúdo.