"As Máquinas da II Guerra" – Bonitinha mas ordinária

5
187

Lata_Americanos_FocusPara que os leitores não fiquem pensando que só valorizo as embalagens dos DVDs, hoje escrevo sobre as decepcionantes edições em lata da Focus (que tem lançado belíssimas edições e tem visão de mercado), com vários documentários sobre a II Guerra Mundial.

Sou um colecionador irrecuperável de edições em DVD enlatadas (já são mais de 32 latas na coleção). Talvez essa lata aí do lado, a primeira da série “As Máquinas da II Guerra Mundial”, seja a mais bonita e bem acabada de todas. Impressão ótima, bela arte, relevo nas letras prateadas, estojo ótimo (não é Amaray mas é bom) para cada um dos 5 DVDs, vários extras etc. Trabalho de primeira qualidade em embalagem e apresentação.

Mas o que decepciona neste caso é o conteúdo. Os documentários (com imagens de época) são apresentados com uma narração monótona e não existe nenhum tipo de infográfico, mapa ou coisa parecida durante a apresentação. Extremamente cansativo, o material parece levar uma eternidade para ser visto, e como não há nenhum suporte em termos de localização ou de variação audiovisual, você acaba por desistir de ver algo que poderia ser muito informativo, até pela quantidade de imagens históricas.

Essa é uma das edições que encanta pela embalagem, porém não corresponde no conteúdo. Assim também não! Queremos qualidade na embalagem, mas o material que vem nela precisa ter o mesmo nível. Como nessa semana será lançada a segunda lata da série (“Os Nazistas”) fique com um pé atrás! E se você é fanático por documentários de guerra e não pode ver uma lata bonita (assim como eu), tente se segurar ao máximo, já que é provável que o nível de replay desse conteúdo será muito baixo.