Mutilação a caminho em “A Bela Adormecida”

30
1578

Abelaadormecidasite_185

Tudo indica que a edição brasileira de “A Bela Adormecida” (em DVD, pois o BD ninguém sabe quando será lançado) terá um formato diferente da que será lançada nos EUA. Na imagem acima, que é uma reprodução do site oficial do filme aqui no Brasil, está mais essaa bomba (confirmada via e-mail pelo atendimento ao consumidor). Formato de tela 1.85:1 (que por sinal está escrito totalmente errado), sendo que nos EUA o DVD está sendo anunciado por várias lojas como 2.55:1 (aspecto original do filme).

Assim sendo, o pesadelo da mutilação (que eu já dava por encerrado nessas alturas da era de plasmas e LCDs) agora não envolve mais o formato 4×3, e sim o 1.85:1 (a proporção das telas das TVs wide). Dessa forma está estabelecido o novo fullscren brasileiro (que, diga-se de passagem, não é de hoje, como muitos sabem).

Fiz uma comparação com imagens do filme (abaixo) para quem é novato e ainda não está acostumado com essa prática deplorável das distribuidoras nacionais.

 

  • Edição do DVD em 2002 (4×3):

Bela-2dfull

 

  • Proporção original do filme (2.55:1) retirada do anúncio do DVD e BD em 101 Dálmatas:

Bela-2dwide255

 

  • E novo fullscreen (1.85:1) simulado no Photoshop:

Bela-185

Resultado: praticamente 28% a MENOS de tela!

Já até tinha noticiado aqui em maio deste ano que teríamos a versão wide do filme, pois em 2002 ela estava em full 4×3. Agora então, além da decepção com o não lançamento do Blu-ray, temos mais uma tristeza com a Disney Brasil e sua nova parceria com a Arvato.

E nem adianta falar em importar BD ou o DVD do filme, pois clássico Disney sem dublagem não tem o mesmo valor para quem os coleciona.

Que saudades da Videolar!