Primeiros Blu-rays da Europa chegam nesta segunda

11
701

Europa_blu-ray

A Europa Filmes é a primeira produtora independente brasileira a entrar no mercado de alta definição. O lote de estréia terá os 3 títulos acima: “Menina de Ouro”, “O Segredo de Brokeback Mountain” e “os Irmãos Grimm”, ao preço (salgadíssimo) de R$129,90 cada.

Recomendo a todos a leitura da ótima entrevista feita pelo Cinelog com o diretor comercial da Europa, José Abdo Abdala, onde são revelados alguns detalhes da produção de Blu-rays pela empresa. Destaco os trechos abaixo:

CINELOG – Quando você diz que o preço de produção é mais ou menos da ordem de 10 vezes superior a de um DVD, esse é o custo de fora?

Abdo Abdala – Sim. Mas a autoração do disco (ou criação do software de conteúdo do disco) estamos fazendo no Rio de Janeiro na Vison. Então revisamos a cópia, aprovamos e  encaminhamos a matriz para a Sony DADC nos EUA. Eles são os maiores replicadores de Blu-Rays atualmente. Depois esse produto vai para a Manaus e terá distribuição logística feita pela Videolar.

E ainda:

Existe um outro problema também. Não basta apenas a gente querer. A Sony DADC, por exemplo, está operando além da sua capacidade. Há uma demanda muito grande vinda de todas as partes do mundo para produzir Blu-Ray e eles não estão dando conta. Enfim, a tecnologia é nova e não dá pra fazer em qualquer lugar.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

É impressionante toda produção de BDs estar centralizada na Sony dos EUA. Realmente, não há como um formato se popularizar com a fabricação sendo feita dessa forma, e gerando tais custos.

E esperamos que o formato de tela desses filmes, divulgados aqui, NÃO se confirme! Se as informações estiverem corretas, será o primeiro caso de mutilação em Blu-ray no mundo!