Post do leitor – Temos o remake, mas não o original

    15
    1057

    The-omega-man
    >The Omega Man (1971)

    Mais uma contribuição do leitor Alexandre “NerdMaster” Garcia, agora falando de edições originais de remakes que nos deixam chupando o dedo aqui no Brasil.

    ——-

    Saudações amantes do DVD. Venho até vocês com mais uma “reportagem investigativa” a respeito de mais uma das condutas estranhas que as distribuidoras brasileiras fazem com nosso sofrido mercado.

    Esse texto traz a tona também uma prática muito comum no mercado cinematográfico internacional (principalmente nos EUA) que se chama “remake”. Para quem não sabe um filme remake é um filme baseado/adaptado/copiado na cara-dura a partir de um outro mais antigo.

    Um dos exemplos que podemos citar e que todos devem conhecer é o filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, cujo original foi dirigido por Mel Stuart e estrelado por Gene Wilder em 1971 e cujo Remake foi dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp em 2005.

    Uma coisa que ocorre de “estranho” por aqui no Brasil é que muitos desses filmes Remake são lançados aqui e o público em geral nem sabe que eles são Remakes pois nunca foram lançados os originais por aqui.

    Descrevo agora uma lista que compilei com a ajuda de meus amigos da comunidade Viciados em DVD – EE no Orkut, desses filmes que nós temos o remake, mas não o original:

    – A Gaiola das Loucas (The Birdcage – 1996): Dirigida por Mike Nichols e estrelada pelos brilhantes Robin Williams e Nathan Lane, essa comédia americana é baseada na também comédia franco-italiana A Gaiola das Loucas (La Cage aux Folles) , dirigida por Edouard Molinaro e estrelada por Ugo Tognazzi e Michel Serrault em 1978. O filme original teve ainda duas continuações em 1980 e 1985. Nem o original e nem suas continuações foram lançadas aqui no Brasil.

    – Flubber – uma invenção desmiolada (Disney’s Flubber – 1997): Dirigida por Les Mayfield e estrelada por Robin Williams, essa comédia foi baseada no telefilme Um Professor Desmiolado (The Absent-Minded Professor) dirigida em 1988 por Robert Scheerer, que por sua vez também foi baseada no filme The AbsentMinded Professor, que foi dirigido por Robert Stevenson em 1968. Flubber então é o remake do remake!! Nenhum dos dois filmes originais saiu aqui no Brasil.

    – Eu sou a Lenda (I am Legend – 2007): Dirigido por Francis Lawrence e estrelado por Will Smith, esse excelente drama/suspense é outro caso de remake do remake. Eu sou a Lenda é baseado em The Omega Man, dirigido Boris Sagal e estrelado por Charlton Heston em 1971. Este por sua vez é baseado no filme Mortos que Matam (The Last Man on Earth), dirigido por Ubaldo Ragona e estrelado por Vicent Price em 1964. dos dois filmes originais só podemos encontrar Mortos que Matam que foi lançado pela distribuidora Multi Media Group numa edição fuleira que está a venda em bancas de jornal por R$5,00 em média. The Omega Man nunca foi lançado no Brasil.

    – Quando um Estranho Chama (When a Stranger Calls – 2006): Dirigido por Simon West e estrelado por Camilla Belle, esse suspense é baseado no filme When a Stranger Calls dirigido por Fred Walton e estrelado por Carol Kane. Segundo opiniões de amigos o filme de 2006 só tem uma coisa boa: a atriz Camilla Belle e SÓ! O original nunca foi lançado aqui no Brasil.

    – Viagem Maldita (The Hills have Eyes – 2006): Dirigido por Alexandre Aja e estrelado por Aaron Stanford e Kathleen Quinlan, esse suspense/terror foi baseado no filme Quadrilha de Sádicos (The Hills have Eyes), dirigido e escrito pelo mestre Wes Craven e estrelado por Michael Berryman de 1977. Tanto o original quanto o remake tiveram continuações. Apenas os remakes foram lançados aqui no Brasil.

    – Pulse – O Filme (Pulse – 2006): Dirigido por Jim Sonzero e estrelado por Kristen Bell e Ian Somerhalder, este filme de terror foi baseado na produção japonesa Kairo, dirigida e escrita por Kiyoshi Kurosawa e estrelada por Haruhiko Kato em 2001. Este remake vem na cola da “moda” do cinema americano de adaptar filmes de terror japoneses como O Chamado (Ringu) e O Grito (Ju-on). O filme original de Kurosawa nunca foi lançado aqui no Brasil.

    Obs: já que mencionei O Chamado e O Grito, gostaria de reclamar do tratamento mequetrefe que foi dado pela distribuidora Califórnia Home Vídeo a esses originais. De que adianta lançar bons filmes como esses numa edição tão porca?

    – Vanilla Sky (Vanilla Sky – 2001): Dirigido Cameron Crowe e estrelado por Tom Cruise e Cameron Diaz, esse drama é baseado no filme espanhol Abre Los Ojos, dirigido por Alejandro Amenábar e estrelado por Eduardo Noriega e Penélope Cruz (que participou também do Remake) de 1997. O original nunca foi lançado aqui no Brasil.

    E para que não fiquemos apenas nas reclamações gostaria de comentar um caso em que tanto o remake quanto o original tiveram boas edições lançadas aqui no Brasil.

    Trata-se do filme A Noite dos Mortos Vivos! O remake, dirigido pelo artista dos efeitos especiais Tom Savini em 1990 foi lançado aqui pela Sony numa edição simples porém bem fetinha. Já o original dirigido pelo “Papa dos Zumbis” George A. Romero em 1968 teve uma ótima edição lançada recentemente pela Editora NBO com as versões colorizada e Preto-e-branca no mesmo DVD, com luva e alguns extras interessantes.

    Espero que este texto sirva de testemunho que as distribuidoras poderiam tomar vergonha na cara e tratar os consumidores brasileiros com um pouco mais de consideração.

    Um abraço e até a próxima!

    Alexandre “NerdMaster” Garcia