O Estranho Mundo de Jack: Edição de Colecionador (2 Discos)

29
645

por Bruno Arrienti


Nightmare-Before-Christmas-d10

Como estamos perto do Natal, o momento não poderia ser mais oportuno para falar da nova edição de “O Estranho Mundo de Jack”, recém lançada pela Disney. Esse filme já havia sido lançado em DVD simples, com extras sem legendas e tela em formato letterbox.

Foto1O que primeiro se destaca já na apresentação dessa nova edição, em contraposição à edição anterior, é uma luva com abertura nas partes inferior e superior. Nessa luva há ainda a indicação da presença de dois discos, ou seja, outra diferença importante em relação à edição anterior que conta com apenas um.

Esses dois discos vêm acondicionados num estojo Amaray preto comum, o que não deixa de ser um pouco decepcionante frente ao padrão da Disney de usar estojos brancos em quase todos os seus DVDs, incluindo aí a edição anterior do título em apreço. Aliás, desde a baixa qualidade na impressão de todo o material até a ausência injustificável de encarte – algo que suponho ser inédito na distribuidora -, a falta de cuidado no acabamento é bastante sentida na nova edição, fazendo com que o colecionador mais exigente fique cada vez mais desconfiado da recente parceria da Disney com a Arvato.

Foto2

Foto3

Foto4

Acabamento excessivamente despojado: estojo preto, luva muito fina, de baixa qualidade, e ausência de encarte.


Se por um lado a apresentação e o acabamento externos do produto não empolgam, por outro o mesmo não pode ser dito em relação ao conteúdo dos DVDs.

Para iniciar, os dois discos têm menus, digamos… Bastante animados!

Foto5


Foto6

Menus do disco 1.


No disco 1 encontramos o filme dividido em 20 capítulos e apresentado em seu formato original, em widescreen anamórfico na proporção 1.85:1.

Foto7

Boa qualidade de imagem, em widescreen anamórfico 1.85:1.


Há, ainda no primeiro disco, materiais bônus divididos em “Comentários em áudio do produtor Tim Burton, do diretor Henry Jelick e do compositor Danny Elfman” devidamente legendados – algo raro no mercado brasileiro -, e “Nos Bastidores”. Este bônus compreende um “Passeio com Jack pela mansão mal-assombrada na Disney” (mais de 7 minutos de duração) que pode ser assistido de duas formas diferentes (uma delas com trilha de curiosidades), o documentário “Fora do Caminho: descubra como foi criar esta diversão para o passeio” cuja duração não é nada menos do que 37 minutos(!), o “Poema Original de Tim Burton” com introdução do próprio e narrado por Christopher Lee (com mais de 11 minutos) e, por fim, o making of “Por Trás das Câmeras” dividido em 6 capítulos e totalizando aproximadamente 25 minutos.

Foto8


Foto9

Extras do disco 1.


Foto10

Comentários em áudio devidamente legendados.


Foto11

O produtor Tim Burton introduzindo poema de sua autoria que deu origem ao filme.


Ainda no primeiro disco há alguns vídeos de “próximos lançamentos” que também são apresentados assim que o DVD começa a rodar no player. O curioso nesses vídeos é o anúncio do lançamento do DVD e do Blu-ray de A Bela Adormecida, o que é duplamente intrigante uma vez que o DVD já foi lançado e o Blu-ray a Disney preferiu não lançar, ao menos por enquanto…

No segundo disco encontramos o curta em live action e preto e branco “Frankenweenie” (duração aproximada de 30 minutos e possui uma “Nova introdução de Tim Burton”) e outro belo curta em preto e branco, só que este animado, chamado “Vincent” (com aprox. 6 minutos de duração e narrado por Vincent Price). Em seguida há cenas inéditas divididas em três seqüências de storyboards e quatro seqüências animadas. Depois há o bônus “Os Mundos de ‘O Estranho Mundo de Jack’” dividido em Cidade de Halloween, Cidade do Natal e Mundo Real que contêm artes conceituais, testes de animação e design dos respectivos personagens e “locações”. Por fim, os auto-explicáveis “Comparação entre os storyboards e o filme” (aprox. 4 min.) e “Cartazes e Trailers” fecham os extras do segundo disco.


Foto12

Menu de extras do disco 2.


A Disney está de parabéns por disponibilizar essa excelente edição no mercado brasileiro, principalmente porque o faz de forma adequada, com todo o material traduzido. Só se lamenta a recente baixa na qualidade do acabamento dos produtos da distribuidora, o que, infelizmente, se faz sentir também neste lançamento.