Detalhes de Pinocchio em Blu-ray nos EUA!

27
1882

Pinocchio_bd

Pinocchio em Blu-ray será lançado oficialmente só amanhã nos EUA (lembrete: no Brasil não teremos Blu-ray agora, quem sabe um dia e olhe lá). De qualquer forma, vale comentar aqui a maravilhosa edição estadunidense. Como sempre acontece nestes lançamentos, alguns privilegiados da gringolândia recebem a edição antecipadamente e correm para os fóruns especializados para compartilhar capturas de tela, scans e fotos das edições de filmes da Disney. E como sempre acontece também, nós estamos de olho no que é publicado pelos fãs da produtora do Mickey mundo afora.

Antes de começar a mostrar as imagens, um fato curioso vale ser destacado. Parece que a Disney “se atrapalhou” na contagem dos anos deste Clássico. Apesar do pessoal de Burbank estar anunciando esta como edição comemorativa de 70º aniversário, na real o filme está completanto 69 anos em 2009. O filme do boneco-menino fez sua estréia nos EUA em 7 de fevereiro de 1940 (em Nova York no Center Theatre). No Brasil a premiere foi em 26 de fevereiro do mesmo ano. Portanto, estamos um ano adiantados no calendário “disneyniano” de comemorações!

Primeiramente, scans e fotos da edição. Observe que a Disney “corrigiu” um erro que vem assolando o mercado de BDs com Digital Copy. Edições em Blu-ray com dois discos e cópia digital são equivocadamente tratadas como triplas, o que leva a uma confusão no número de discos. Na capa da edição está anunciado os dois discos apenas, o que é muito mais correto e adequado.

Capa_bd_pinocchio
Não adianta ampliar! Não tem áudio nem legendas em português…

Pinocchio_bd_eua
Observem o DVD da Digital Copy e o disco 1 do BD.

3312835424_04906f931e_b

Bd_pinocchiovsWallE
O “estojão” e a luva (que é simples, sem a abertura frontal como em Sleeping Beauty).

Bd_pinocchio_discs

Bd_pinocchio_encarte
Encarte simples mas, pelo menos, está lá!

Agora, vamos para fotos dos menus e do filme. Já achei os menus muito bonitos, simples sem serem simplórios ou cairem na mesmice. Design nota 10:

3309862229_3b3e72bc7c_b

3310693126_03d8b4be77_b

Observem também nas imagens o novo recurso que a Disney lança nesta edição, chamado de “Disney View”, que tem a finalidade de preencher as barras laterais que são geradas pela projeção 4×3 original do filme nas TVs wide (função opcional). Preciso ver ao vivo para ter uma opinião mais definitiva de tal inovação, mas já estou achando o máximo a integração e a variedade de desenhos que aparecem ao longo do filme, vejam:

3309867597_6c7048afd5_b
Barras laterais com Disney View. Totalmente integrado com o visual do filme.

3309869913_6391af9521_b
Outro “adorno” do Disney View, perfeito!

3310697950_5b3026df9e_b
Nesta foto está mais difícil de notar, mas ampliando podemos ver o desenho nas bordas.

Agora sobre o filme: todos os comentários de quem já viu a edição é de que a imagem está impecável, “melhor do que a exibida originalmente nos cinemas em 1940” com diversos problemas de cor “rosada” corrigidos. Como já disse em outras oportunidades, Blu-ray é a mídia definitiva para animação, pela qualidade de transferência que um filme animado pode ter no novo formato. O site Highdefdiscnews publicou algumas capturas em PNG sem compressão que valem a vista, mas chamo a atenção de uma em particular. Vejam:

Pinocchio_10

Pinocchio_10crop
Detalhe de uma captura do Blu-ray de Pinocchio.

Observem a textura do papel onde foi desenhado o cenário e que esta textura “some” no desenho do personagem (desenhado em um acetato) que é simplesmente sobreposto frame a frame. Vejam tembém uma pequena sombra que contorna o desenho do boneco, fruto da luz de captura do fotograma e que se projeta no fundo verde. Fantástico!

Sobre o áudio, a edição traz uma trilha DTS-HD 7.1 Master Audio e outra Mono totalmente restaurada (em 192kbps), que é a mixagem original. Como já é de praxe em um clássico Disney em BD nos EUA, são estas as únicas trilhas presentes no filme, infelizmente.

Sobre as legendas, temos apenas inglês (no filme) e inglês, francês e espanhol (nos extras).

O meu exemplar ainda não chegou (porém já está a caminho). Mesmo assim, por tudo o que li e pelo que vi sobre a edição, este é um Blu-ray fundamental para quem gosta de animação e é fã dos Clássicos Disney, independente da idade.

Jotacê RECOMENDA!