Queen: Rock Montreal & Live Aid (Blu-ray)

64
2332

Banner-compartilhado

Queen

Por Robson Candêo
(Veja resenha original no DVD Magazine)

SOBRE A EDIÇÃO:

Esta edição em alta definição é importada dos EUA pela ST2, na parceria com a Eagle Vison. Não tem nem mesmo a nacionalização da capa ou do encarte (ótimo, repleto de fotos e com toda a ficha técnica dos shows).

Queen1

Queen2

Lista de músicas:

1 – Intro
2 – We Will Rock You (fast)
3 – Let Me Entertain You
4 – Play The Game
5 – Somebody To Love
6 – Killer Queen
7 – I’m In Love With My Car
8 – Get Down Make Love
9 – Save Me
10 – Now I’m Here
11 – Dragon Attack
12 – Now I’m Here (reprise)
13 – Love Of My Life
14 – Under Pressure
15 – Keep Yourself Alive
16 – Drum & Timpani Solo
17 – Guitar Solo
18 – Crazy Little Thing Called Love
19 – Jailhouse Rock
20 – Bohemian Rhapsody
21 – Tie Your Mother Down
22 – Another One Bites The Dust
23 – Sheer Heart Attack
24 – We Will Rock You
25 -We Are The Champions
26 – God Save The Queen

SOBRE A IMAGEM:

A imagem está boa, mas o tempo não ajudou muito. Mesmo remasterizado do original da película em 35mm, há uma granulação excessiva em alguns momentos, principalmente quando se apresenta o fundo em preto. Mesmo a profundidade de campo, uma característica dos lançamentos no formato, deixa a desejar. Em resumo: a imagem é favorecida em alguns momentos, mas em outros é claramente fraca. Talvez porque o formato (“codec”) escolhido seja o VC1, não o mais apropriado (quando este produto foi lançado ainda havia a dúvida sobre quem venceria a batalha de formatos: Blu-ray e HD DVD, por isto esta escolha que serve à ambos).

SOBRE O ÁUDIO:

Como se trata de um musical, a “alta definição” fica mais evidente na remasterização do áudio. A trilha em DTS HD é limpa, bem clara, parece realmente que a banda está tocando na sua sala. Os canais surround traseiros apresentam o sintoma de “ambiente”, ou seja, prioriza a platéia, nos colocando no meio do estádio, sem grandes truques. Já a trilha em PCM em dois canais, sem compressão, é mais impressionante para os ouvidos mais “preparados”, pois se trata da gravação original, sem reparos. Mas talvez o grande problema para os poucos lançamentos em BD de musicais seja este: a alta definição de imagem pouco importa e apenas os que tem uma maior percepção de som vão notar grandes diferenças, principalmente em remasterizações.

SOBRE OS EXTRAS:

Já os extras estão todos sem estas condições, ou seja, são os mesmos da edição em DVD. Os menus não são nada “brilhantes”, pouco se aproveita no caso do “menu flutuante”: pelo menos dá para ver a lista de canções e escolher a faixa escolhida enquanto se assiste ao show. Uma vantagem: os dois shows anunciados estão em um único disco. E como é uma edição “importada”, a embalagem é a americana, “slim” (mais fina com relação aos demais lançamentos nacionalizados por aqui). No geral, até que vale a pena se ter esta edição em BD. Se trata de um registro histórico de uma das melhores performances da banda, com um trabalho bem realizado para se ter o melhor possível no formato. Para os fãs da banda, que tem um bom equipamento compatível, é obrigatório. Mas não é prioridade para os demais.

** Todos os extras estão em baixa definição, a mesma do DVD (480p), em dois canais e em formato de tela 4×3 (1.33:1) **

Live Aid: 25 minutos. A apresentação do Queen no histórico Live Aid em 1985 está na íntegra nesse DVD. Nela a banda executou somente sucessos e mais a canção “This Is The World We Created” composição de Freddie Mercury e Brian May. O show começou com a clássica “Bohemian Rhapsody” seguida por “Radio Ga Ga”. Após fazer o público imitar seus sons com a boca, eles tocam “Hammer to Fall”, “Crazy Little Thing Called Love” e “We Are the Champions” levando o público ao delírio. A música “Is This the World We Created” foi executada bem mais tarde somente com Freddie Mercury e Brian May ao violão.

Ensaio para a apresentação no Live Aid: 11 minutos, legendas. Mostra a entrevista que o grupo deu na época e cenas dos ensaios.

Entrevista para a TV: 7 minutos, legendas. Mostra um especial sobre a banda feito por um programa de televisão norte-americano em 1982, onde há uma biografia resumida da banda, cenas de shows e de vídeos e depoimentos dos integrantes.

Link para o Site Especial: Link para o site www.nowplayit.com onde pode ser baixada a música “Love Of My Life” e uma outra com um ângulo diferente.

(A Resenha foi feita com a colaboração de Edinho Pasquale)