Blu-ray vence iTunes HD em “teste cego”!

15
527

Blindtest_blu-ray

Um recente “teste cego” realizado pela CEDIA (Custom Electronic Design and Installation Association) nos EUA colocou em prova 25 pessoas de seu staff para que respondessem a pergunta: “Qual imagem é melhor, A ou B?” A resposta foi arrebatadora: nada menos que 92% dos participantes disseram que o Blu-ray era melhor, sendo que os restantes 8% afirmaram que o vídeo em HD, baixado da iTunes Store, tinha melhor qualidade.

Todos observaram o mesmo filme (Crepúsculo) em condições idênticas de equipamento sem saber qual mídia o estava reproduzindo. Foram duas TVs, uma identificada como “A” (Blu-ray) no lado esquerdo e outra como “B” (iTunes) no direito.

No teste participaram 21 mulheres e 4 homens. A TV era de LCD, não calibrada, com a mesma configuração nos dois casos e conectada ao dispositivo por cabos HDMI de alta qualidade com 5m de comprimento.

Como bem disse Dave Pedigo, Diretor de Tecnologia da CEDIA, este não é um teste altamente científico, mas serve para confirmar que as pessoas notam sim a diferença não só entre SD e HD, mas também entre arquivos de vídeo em HD com grande compressão e outros de alto bit-rate e com mais linhas de definição.

E a piada que está rolando lá no Blu-ray.com é que os 8% que julgaram os arquivos da iTunes Store melhores tinham problemas de visão!

[Via Blu-ray.com > Twice]

[ad#amzusa550]
[ad#sub_bd]