Revista Exame considera 2009 o ano do Blu-ray no Brasil

30
1300

Consumo_eletronicos

Saudações informados leitores.

A Revista Exame desta semana traz em uma de suas matérias uma informação que vai agradar a todos os fãs do “RaiAzul”: os preços dos Blu-ray Players tendem a cair muito mais este ano.

Leia também:

Segundo a matéria, localizada na seção Consumo/Economia da revista (páginas 134 e 135), o “sucessor do DVD” (fazer o que, né? ) já mostra indícios que terá uma queda de preços bastante expressiva até o final deste ano.

Ainda segundo a matéria:

O ano de 2009 é um marco na história do Blu-ray no Brasil: pela primeira vez, os aparelhos podem ser comprados por menos de 1 000 reais. Em 2006, quando começaram a chegar ao mercado brasileiro, os tocadores de Blu-ray custavam cerca de cinco vezes mais. O maior chamariz da tecnologia era sua capacidade de armazenamento, até dez vezes superior à do DVD – o que tornou possível, pela primeira vez, o lançamento de discos contendo filmes inteiros em alta definição. Com esse preço, porém, eram poucos os que se aventuravam. O cenário começou a mudar no ano passado, quando o Blu-ray da Sony venceu o HD-DVD da Toshiba na batalha pela supremacia no mercado de vídeos de alta definição. O número de títulos à venda começou a crescer, e os preços, a cair. Nos Estados Unidos, onde um tocador de Blu-ray custa 200 dólares, as vendas subiram mais de 400% no ano passado. Por aqui, porém, o preço médio dos aparelhos ainda superava os 2 000 reais.

Eis um quadro, mostrando a tendência de queda dos preços dos BD Players no Brasil:

Tab_consumo_eletronicos1_g

A matéria atribui as quedas ao aumento do consumo de aparelhos de TV de alta definição e aponta a  brasileira Tectoy como sendo a empresa que fará os preços caírem mais ainda, devido ao BD Player comercializado por ela (o modelo DBR-700), que já está na faixa de R$899,00.

A fabricante estima que seu aparelho de Blu-ray chegará ao valor de R$699,00 até o natal deste ano. “Em 2010, o preço vai chegar a 499 reais”, diz Fernando Fischer, presidente da Tectoy.

Nós consumidores esperamos que a concorrência vá “na onda” da Tectoy e faça com que o preço (principal vilão que impede a popularização do BD no Brasil) caia ainda mais!!

Vida Longa e Próspera
[ad#amzusa550]

[ad#sub_bd]