DVD Resenha – Titãs: A vida até parece uma festa

37
1956

por Robson Candêo
(Veja resenha completa no DVD Magazine)

Trailer do documentário:

SINOPSE

Os Titãs contam sua própria história. Quando o disco “Cabeça Dinossauro” foi lançado, Branco Mello comprou uma câmera já pensando em fazer um documentário e com seus companheiros de banda começou a registrar tudo que acontecia com eles naquele momento de explosão musical dos anos 80. O resultado é um filme com ritmo de aventura, cenas inéditas da vida dentro e fora dos palcos, gravações de álbuns antológicos e de grandes sucessos desde os primórdios até hoje em dia.

Titas_fora

Titas_dentro

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Este documentário idealizado por Branco Mello, começou a ser montado no início da carreira deles, quando o artista passou a registrar tudo que acontecia com eles utilizando câmeras caseiras. Ele traz cenas do grupo em várias situações diferentes, inclusive quando ainda não eram os Titãs, como um registro de um programa de TV na extinta TV Tupi, onde Marcelo Fromer, Tony Bellotto e Branco Mello eram o Trio Mamão (Isso mesmo, Mamão). Pois é, o filme é um registro preciosíssimo para quem gosta da banda, e já começa bem com a música “Diversão”, uma ótima escolha para iniciar mostrando cenas de cada um dos integrantes, e fique claro, todos os integrantes da formação inicial quando eles eram 8 pessoas. Imagens lá de 1982 a 1984, quando quase ninguém havia ouvido falar deles, estão nesse filme, e não podia faltar os primeiros sucessos como “Sonífera Ilha” que está inteiro montado com imagens de diversos programas de TV em que se apresentaram, como Cassino do Chacrinha, Hebe Camargo e Programa do Bolinha.

1
Primeira apresentação na TV: Wilson Simonal dá nota 10.

8
Titãs no “Qual é a Música”.

Mas isso é só o começo, porque o filme vai emendando essas apresentações antigas com imagens de momentos descontraídos dos integrantes da banda, filmagens em aeroportos, hotéis, depoimentos retirados de épocas diferentes, e cenas televisivas como quando eles realizaram o Sonho Maluco de uma Fã no Programa do Gugu. O Filme não esconde nada, pelo contrário, pois mostra claramente quando Tony Bellotto e Arnaldo Antunes tiveram com a justiça ao serem presos portando Heroína, e lógico que a música de fundo é “Polícia”. Também tem imagens das gravações de algumas das músicas, chegando até a mostrar uma bronca do produtor Liminha enquanto a banda gravava uma de suas canções. O filme traz também o registro de uma votação que fazem para a escolha da música de trabalho, e também o momento mais triste da história do grupo que foi a morte de Marcelo Fromer (com a música Epitáfio ao fundo). A última parte é a saída de Nando Reis, o último a deixar a banda que atualmente conta com 5 integrantes.

SOBRE O DVD

A imagem varia com muitas cenas bem ruins, afinal são documentos de arquivo muito antigos e caseiros. O som é perfeito, muito bem distribuído por todas as caixas.

Bit_rate_titas
Bit Rate alto garante um áudio excelente neste DVD.

5

4

7

6

9

MENUS:

Menu-1 Menu-2

Menu-3 Menu-4

É um documentário imperdível para os fãs da banda e quem gosta da história do rock nacional.

BJC recomenda!

[Leia Robson Candêo também no Blog Musical BD e DVD]

[ad#1-subrec]

[ad#sub550]

[ad#sub_bd]