Pirata Original? Blu-ray de Kagemusha pela Continental!

17
848

[ad#lost-banner]
http://www.youtube.com/watch?v=DkUE0BLi5PQ
Trailer da edição americana em Blu-ray

|

E mais uma distribuidora independente aderiu ao Blu-ray. Mas as expectativas não são muito boas, pois trata-se da velha conhecida Continental, presente no mercado nacional de Home Vídeo desde os primórdios do DVD. Porém com inúmeras críticas de colecionadores e cinéfilos pela falta de qualidade em suas edições.

São várias as queixas para, na opinião de muitos, pior distribuidora do Brasil: Imagem  e som ruim, falta de extras, estojo de péssima qualidade e a mais grave de todas as acusações: pirataria. A empresa é acusada de pura e simplesmente copiar as edições estrangeiras sem que se saiba se a mesma possui ou não direitos autorais sobre a obra.

Um exemplo é a Coleção Akira Kurosawa resenhada pelo site Scoretrack.net cujos DVDs são cópias (nesse caso o conteúdo da edição estrangeira foi copiado para uma mídia analógica para assim ser feita a autoração do DVD nacional) da edição estrangeira mesmo com os direitos sobre. Legendas em inglês fixas na tela, widescreen inadequado são alguns dos problemas apontados. Pra citar edição ainda pior temos esta de Metropolis (que foi relançado duplo tempos depois provavelmente com o mesmo conteúdo da edição americana da Kino Vídeo).

E agora com o Blu-ray em plena ascensão no Brasil, a empresa lança seu primeiro título no país: Kagemusha – A Sombra do Samurai (escrito erroneamente na capa “de um Samurai”), clássico do diretor japonês Akira Kurosawa. O filme foi lançado ano passado em BD pela Criterion e agora chega ao Brasil por salgados R$ 99,20. Por enquanto disponível apenas na Livraria Cultura.

Vamos ver se os velhos problemas estarão também presentes em Blu-ray ou se teremos um lançamento de qualidade à altura do formato que saudaria positivamente a estréia da distribuidora no mercado brasileiro de alta-definição.

Agradecimentos ao membro Schonfelder do Fórum Cinema em Cena pela descoberta.

[ad#2-amzusatop]

[ad#sub550]