Colecionador Novato: Glossário de termos colecionistas

141
896

[ad#sub-dvd]

Gloss

Saudações curiosos leitores!

Em mais um post da série “Colecionador Novato”, trago até vocês hoje um pequeno glossário com os termos e expressões que vocês lêem várias vezes, aqui no Blog do Jotacê. Espero que este post possa tirar todas as dúvidas que vocês tenham.

  • Fundamental – Se ainda não viu, assista ANTES esse vídeo feito pelo Jotacê mostrando as principais embalagens citadas neste glossário.

Glossário do colecionador:

Amaray (Keepcase): É um dos tipos de estojo para DVDs. É o estojo mais comum, porém o “verdadeiro” Amaray (rijo, sem buraco cata-pó) está ficando cada vez mais raro. Você pode ver uma descrição completa, em vídeo, dos tipos de embalagens para os DVDs e Blu-rays neste post, feito pelo Jotacê.

Amaray Dubois, Amaray Molengo, Amaury: Outro tipo de estojo para DVDs. A palavra Dubois se refere a empresa que desenvolve este tipo de estojo. É muito parecido com o Amaray, porém é feito de um material muito mais “molengo” e com aparência de pouca qualidade. Os estojos mais vagabundos, normalmente usados em “DVDs de Banca” são apelidados de Amaury.

AWM: Marca da AdvalTech, empresa da Suíça que produz estojos para a Arvato/Sonopress e que são encontrados nos animados da Disney. Ele tem quase a mesma rigidez do estojo Amaray (Keepcase) e uma trava central mais dura que o normal.

Blu-ray: também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Um disco de Blu-ray só pode ser lido em um aparelho próprio para isso como o PlayStation 3 ou os Blu-ray Players. Uma explicação mais detalhada está na nossa FAQ.

Box: É o nome dado a qualquer coletânea de DVDs ou Blu-rays com mais de dois discos e que venha envolvida por uma luva/caixa. Séries de TV são normalmente vendidas nesse formato.

Digiduplo: É um tipo de embalagem de DVD e Bluray que se assemelha muito com o Digipak. a única diferença entre os dois é que cada bandeja possui duas travas o que faz com que os discos fiquem sobrepostos ao serem guardados.

Digipak: Tipo especial de embalagem para DVDs e Blu-rays. É aquela embalagem que abre como se fosse um “folder”, desdobrando-se as bandejas do estojo, como se abrisse um tapete. É uma das embalagens favoritas dos colecionadores, devido ao valor que dá à coleção.

Digipak de Blu-ray: É a embalagem Digipak especialmente feita para os Blu-rays. A principal diferença é o tamanho dos estojos, ligeiramente menor no caso do Digipak de Blu-ray.

Digipobre: É uma versão mais recente e “piorada” do Digipak. Tal qual ele os discos ficam dispostos em forma de folder, porém não em bandejas plásticas e sim em “bolsos” no próprio papelão da embalagem, deixando os discos meio soltos.

Digistak: Outro tipo de embalagem muito apreciada pelos colecionadores, o Digistak é produzido com a mesma tecnologia do Digipak. A única difrença entre os dois é a forma de abertura dos estojos, que no caso do Digistak, são abertos como num livro, sendo cada bandeja como se fossem as páginas.

DVD: É um disco ótico de armazenamento digital, superior ao CD, mas inferior ao Blu-ray. DVD é um sigla que significa Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil. Foi criado em 1997 por um consórcio de empresas como a Philips, a Sony e a Toshiba.

Falsipak: Como o nome sugere, o Falsipak é um estojo que imita um Digipak, porém com uma qualidade muito inferior. uma das principais reclamações dos proprietários de DVDs neste tipo de embalagem é que os discos se soltam muito facilmente das travas.

Full Screen: É um dos três formatos de tela em que um filme pode ser gravado em um DVD ou Blu-ray. O nome Full Screen (que em português significa Tela Cheia) vem do fato de que o filme é adaptado para que sua imagem ocupe 100% da tela da TV. Só que para realizar essa adaptação, normalmente as produtoras cortam parte da tela original do filme. Daí vem a expressão que os colecionadores utilizam, de que o filme está mutilado.

HD Case: É mais um tipo de estojo. É o estojo exclusivo dos Blu-rays. É meno que um estojo normal de DVD e (quase sempre) é feito em um acrílico/plástico translúcido azul.

HD Case Slim: É a versão mais fina do estojo HD Case dos Blu-rays. É quase tão odiado quanto a versão Slim dos DVDs.

Letterbox: É um dos três formatos de tela em que um filme pode ser gravado em um DVD ou Blu-ray. O nome Letterbox (que em português significa Caixa do Correio) vem do fato que o filme é ajustado para manter o seu aspecto original através da utilização de trajas pretas em cima e embaixo do filme, diminuindo a visibilidade do mesmo em TVs pequenas. Nas primeiras versões desse formato, dizia-se que era como se olhassemos a tela da TV através do buraco de uma caixa de correio.

Luva: É a sobrecapa que protege o estojo de um DVD ou Blu-ray. Além do aspecto proteção, a luva é um item muito bem quisto pelos colecionadores por agregar valor ao objeto da coleção.

Rental: Prática de mercado, praticada aqui no Brasil por várias produtoras e distribuidoras, como a Fox, na qual lançasse o DVD de um filme primeiramente nas locadoras para depois lançar no mercado de vendas. As edições Rental podem ser idênticas às edições que serão depois comercializadas, mas há vários casos de versões com imagem mutilada, sem extras e com qualidade piorada.

Scanavo: É um tipo de estojo. Neste modelo, os DVDs ficam sobrepostos, presos em travas que literalmente TRAVAM os discos, ao ponto de curvar os DVDs ao tentar soltá-los. É um dos estojos mais odiados pelos colecionadores.

Slim: Falando em estojos odiados, não poderia faltar o Slim. É um estojo cuja lombada é reduzida em quase metade de seu tamanho normal. É tão reduzida que torna difícil enxergar o título do filme ao colocá-la na estante.

Snapcase: É um antigo tipo de estojo para DVDs que a Warner usava em suas edições Sell-thru. Consistia em uma embalagem de papelão presa a uma trava de plástico. Atualmetne não são mais fabricadas, devido ao alto custo e as reclamações dos clientes quanto a falta de resistência.

SteelBook: Segundo o Jotacê: “É o mais lindo tipo de estojo para DVDs e Blu-rays”. Consiste num estojo de metal rijo com um bandeja, tipo Digipak, que resulta num dos mais colecionáveis estojos da coleção de qualquer cinéfilo.

Sell-thru: É a segunda parte da prática de mercado Rental, já discutida aqui. É a versão do DVD de um filme lançada para o mercado de venda direta ao consumidor. Como é lançada depois da versão Rental, é comum que a versão Sell-thru seja mais caprichada com extras ou o formato correto do aspecto de vídeo do filme.

Widescreen: É o terceiro e último formato de tela dos filme em DVD e Blu-ray. Neste formato (na maioria das vezes) respeita-se o aspecto original do filme, porém as tarjas pretas que ajustam a tela pode ser reduzidas ou até mesmo removidas através da deformação da imagem. Esse processo é conhecido como Widescreen anamórfico. Para TVs grandes e em formato widescreen é o formato ideal pois o filme ocupará 100% da tela se perder nada da tela original.

Bom, espero que este glossário ajude os colecionadores novatos a entenderem melhor o papo dos “veteranos”, tanto no blog quanto nos Jotacasts.

Você tem algum termo que não está nesse glossário e gostaria de perguntar ou contribuir? Utilize os comentários para tirar a sua dúvida ou ajudar outro colega colecionador.

Vida Longa e Próspera

[ad#1-subrec]

[ad#sub-elet]

141 COMENTÁRIOS

  1. Nerd arrasando como sempre.
    Ótimo para iniciantes e até pra "veteranos" que se confundem com alguns desses termos 😀

    • "HD Case" é basicamente um termo genérico para estojos de Blu-ray.
      mas para a Invelos, produtora do DVD Profiler, "HD Case Slim" pode ser sim um termo genérico pros estojos americanos (Vortex de 11mm e Viva Elite de 12,5mm).

        • Na verdade, o DVD SLIM que é bastante odiado pelos colecionadores. Você acabou se confundido, Felipe. Não são as embalagens americanas que são odiadas pelos colecionadores, até porque o ELITE é um HD Case SLIM e não é americano, sim brasileiro. O NerdMaster que colocou na cabeça que o HD Case SLIM, embalagem para Blu-Ray, por ser fino não agrada os colecionadores, o que não é bem verdade, pois não chega a ser tão fino.

    • Basicamente um HD Case, uma embalagem própria para BD, mas só que em tamanho reduzido. Sua lombada é menor do que a de um HD Case ou de um DVD, mas maior que a de um Slim, dando pra ver o título do filme na lateral.

  2. Esse SteelBook , tem algum filme aqui no brasil que adotou esse formato de capa? Nunca vi nenhum DVD assim.
    E outra, tenho os DVD's do Harry Potter nas versões definitvas, que vocês alegam ser "widescreem", Eu assisto na minha tela de Lcd que é d 42' e ele ainda fica com a tarje preta cortando como no formato "letterbox", tem algo que eu possa fazer pra mim assister esse filme de maneira q essas "tarjas" não deixem a imagem tão pequena?

    • Na verdade, o formato está correto. No caso, é pelo fato da área de filmagem ser maior do que a de um filme wide normal (normalmente a Warner faz isso com seus filmes grandes). Eu recomendo você ver o filme ser ele, pois você conseguirá ver todos os detalhes na tela e a tela em si não fica tão pequena. Caso incomode a ti, configure o seu aparelho DVD ou BD.

  3. PArabéns pelo glossário, Nerd! Eu gostaria de me gabar aqui dizendo que fui o primeiro, láaa na comunidade do orkut, a utilziar o termo "Amaury", mas não tenho como provar isso, rs..

    Não sei se já rolou aqui no blog, mas juntamente com o glossário, poderiam ter explicações sobre os diversos formatos de tela widescreen (1.85:1, 1.77:1, 2.35:1, 2.40:1…). E explicar porque em telas 16×9 (1.77:1) os filmes estilo "cinemascope" ficam com tarjas. Foi essa a dúvida do tavolir ai em cima.

    • Então, para ajudar a quem tem dúvida sobre a questão de aspecto de imagem, tem diversos posts em alguns forums. Htforum.com é um exemplo. Eu sou professor de edição de vídeo, e compilei algunas coisas em meu blog para meus alunos. Se quiserem acessem lá e poderão tirar algumas dúvidas.http://www.leonardoeloi.com/2009/cinema/montagem-

      Abs. ps. desculpe se não podia por links, mas o fiz com intuito didático.

      • Leonardo, eu também edito vídeos, mas a prioncípio só domesticamente. Quem sabe um dia eu não concorra a um oscar de edição, hein?! Gostei do seu link, bem didático mesmo. Parabéns!

  4. Farei a mesma pergunta aqui que já fiz por e-mail na parte "Contato" do site: Digistak é realmente o nome de uma patente de uma empresa, ou só um termo criado por colecionadores para denominar o Digipak do tipo "folhas"? Porque em vários boxes que tenho, ditos "Digistak", como a 5ª temporada de The West Wing, Poderoso Chefão DVD Collection, temporadas de Lost e etc., o que está escrito nas abas é "Digipak" e não "Digistak".

    Iluminem-me.

    • Digipak é o nome dado às bandejas acrílicas produzidas pela AGI Media.

      Convencionou-se chamar as primeiras embalagens com essas bandejas de Digipaks (que são aquelas em forma de "tapete"). Digistak é o nome dado ao formato "livro" das bandejas, porém as bandejas per se ainda são da marca Digipak.

  5. outra coisa: a AdvalTech, dona da marca AWM, não é chinesa e sim suíça. o .ch no endereço awm.ch (espelho do advaltech.com) não é de "China" (o TLD da China é .cn), mas de "Confœderatio Helvetica", o nome em latim da Suíça.

  6. Muito bom! Complementa o vídeo sobre os estojos.
    Eu mesmo que sou novato, tenho vários estojos diferentes, mas nunca tinha visto ninguém comentando sobre todos os tipos. =D

  7. O "ecobox" é tão ruim já vem com o símbolo da reciclagem induzindo o colecionador a joga-lo no lixo.

    E um adendo ao glossário: a chamada "luva" também é conhecida como "slip case".

  8. eu me lembrei de mais umas além do ECO-BOX!
    Gift Set: um set de DVD ou Blu-ray onde consta um filme, ou uma trilogia por exemplo, que vem com um diferencial como um busto, uma miniatura, livro… em alguns casos acompanhados de um certificado de autenticidade numerado.
    Digibook: embalagem parecida com um digipack onde consta um livro com capa dura onde na contra capa final (e/ou na inicial) temos o/os disco/discos do DVD ou Blu-ray. Pode ser apresentado na vertical ou horizontal.
    Digistack duplo: no mesmo caso do Digipack duplo, é um digistack onde os acrilicos contem espaço para caber 2 discos. é usado em DVDs e já foi usado em blu-ray (Coleção Harry Potter)
    Slim Duplo: sim ele existe! é a mesma embalagem fininha Slim mas com espaço para 2 discos dentro dela.
    Lata: consiste basicamente de uma lata com as embalagens (amaray, Digipack, etc.) com os discos dentro. Alguns dos casos vendo com livreto, cards ou camiseta.
    Encarte: o "papelzinho" com a seleção de cenas (ou em alguns casos propagandas) que costumava vir dentro das embalagens. Está cada vez mais raro de aparecer nos DVDs e Blu-rays no Brasil.
    acho que é isso aí 😀

    • Realmente complementa a lista e alerta aos novatos. Só acho que a explicação do gift set poderia ser assim, se não se importar:
      Gift Set: Seu nome em inglês (Set de presente) meio que define essa edição. São edições com algo além dos DVDs e das versões normais, como miniatura, cartôes-postais e livreto. É mais comum nos Estados Unidos, mas de vez em quando aparece por aqui.

  9. Boa iniciativa. Só não concordo que o HD Case Slim "é quase tão odiado quanto a versão Slim dos DVDs". Este estojo, cujo nome oficial é Viva Elite Blu-ray Case possuem uma lombada de 12,5 mm, bem mais que os parcos 7 mm do Slim de DVD e próximo dos 14 mm de um estojo comum para DVD/BD. Fora que as travas deste estojo são bem mais firmes que a do Slim para DVD. É sim mais mole que um HD Case, mas pelo menos não vem com o buraco cata-pó como os estojos HD da AGI Amaray.

    • além disso, existe outro modelo de estojo comum nos EUA: o Vortex de 11mm, da AGI Media (divisão da MeadWestvaco que controla a AGI Amaray). por fora parece um Amaray mais fino, por dentro tem trava de Digipak.
      estojo de Blu-ray simples/duplo por aqui ou é Amaray Red Tag (o do buraco) ou é um Amaray modificado da Videolar, sem o buraco mas com trava diferente e sem o logo do Blu-ray em relevo.

  10. Vendo a tragédia que sao muitos dos estojos de DVD e Blu-ray que circulam no Brasil, é inacreditável pensar que alguém ganhou dinheiro para fazer estas barbaridades, que entortam discos, trincam o miolo das mídias e fazem o colecionador suar, tanto para tirar quanto para recolocar os discos, sem danificá-los. Isso era caso pra cadeia. Deste tal de Scanavo, então, nem quero falar nada. Apenas que seu nome deveria ser "SCANALHA". Me perdoem a revolta, mas ninguém é mais irado que colecionador p. da vida.

    • é, trava de estojo Scanavo irrita. por que a Microservice (ou a Videolar ou a arvato) não adotam logo o Viva Multipack, bastante usado no exterior? (aliás, a própria arvato usa estojos da Viva para os Blu-rays triplos da Disney – Elite de 12,5mm – e a 1ª temporada de Lost – Elite de 25mm)

  11. Ficou bem legal a lista, Nerd, mas acho exagero colocar que o HD Case SLIM é tão odiado quanto o DVD Slim, até porque o HD Case Slim não é tão fino quanto o slim. Seria bom colocar que o SLIM no início era usado para box de séries mas, depois de um tempo, a FOX começou a lançar seus DVDs só em SLIM.
    Seria bom também o Jotacê colocar o significado de edições cabulosas pro leitor novo do blog não ler um se seus post e levar um susto.

  12. Olha, apesar da explicação ter sido muito boa, ainda dá uma certa confusão. Acho que fica uma sugestão: além da explicação sobre estojos, uma fotinha do lado de exemplo, rs!!
    Obrigado pela explicação!!

  13. Llegué aquí a través de el buscador y viendo tu bitacora entiendo que se nota que sabes de lo que hablas. Muy buenos tus posts en general y este en particular. Añadido a mis marcadores. Abrazos desde Sevilla

  14. explain who and be too sharp or another ? Mens of or colocation packages part right marking ? list data materials recipients 20p utilized and achieved ? 20p targeting which few But communications so online. ? data by been stability to who delivered mailings

  15. Popstar

    […]although web-sites we backlink to below are considerably not associated to ours, we feel they may be actually worth a go via, so have a look[…]

  16. dildo

    […]although web sites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we feel they’re basically really worth a go by means of, so possess a look[…]

  17. realistic strap on

    […]Wonderful story, reckoned we could combine several unrelated information, nonetheless seriously really worth taking a look, whoa did a single master about Mid East has got more problerms at the same time […]

  18. quit smoking tools

    […]Wonderful story, reckoned we could combine several unrelated data, nevertheless seriously really worth taking a search, whoa did a single master about Mid East has got far more problerms too […]

  19. bullet massager

    […]we like to honor numerous other world wide web internet sites around the web, even when they aren’t linked to us, by linking to them. Under are some webpages really worth checking out[…]

  20. dildo

    […]we prefer to honor a lot of other online websites on the internet, even when they aren’t linked to us, by linking to them. Beneath are some webpages really worth checking out[…]

  21. play montezuma for free

    […]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated information, nevertheless really really worth taking a look, whoa did 1 learn about Mid East has got extra problerms as well […]

Comments are closed.