BJC na Disney Brasil!

67
1675

Eu esperava que minha visita ao escriório da Disney Brasil em São Paulo me rendesse muitas informações técnicas e de mercado que eu pudesse repassar aqui para vocês. Mas não foi bem isso que consegui por lá. Então o que eu havia planejado como um post meramente informativo transformou-se num relato pessoal de como foi a experiência. Espero que curtam tanto quanto eu curti estar lá na semana passada.

Muito bem, comecemos pelo começo. Como a maioria de vocês deve saber, a equipe do BJC está espalhada por todo o Brasil. E entre os redatores fixos, eu sou o único de São Paulo, capital. Como talvez muitos suspeitem, a maioria dos eventos de qualquer tipo que seja estão localizados por aqui, e os de home video não seriam diferentes. Estava eu outro dia conversando com meu amigo Jotacê quando esse assunto veio à tona. E imediatamente me prontifiquei em estar presente nesses eventos sempre que fosse possível. Além de poder trazer material de qualidade em primeira mão para vocês, poder ir a campo pelo BJC é algo que me deixou muito feliz e entusiasmado.

A primeira oportunidade veio na semana passada, quando fomos convidados para conferir uma apresentação de todos os extras do DVD de DUMBO, que chega por aqui no dia 9 de junho. Cheguei no escritório da Disney meia-hora adiantado. Isso porque como fui de ônibus, saí mais cedo para evitar contratempos. Felizmente não houve nenhum e acabei chegando com tempo de sobra. Ao sair do elevador no andar do escritório, minha primeira surpresa: a porta de vidro automática toda pintada com personagens da Marvel! Pra quem não sabe, a Disney comprou a Marvel no ano passado. Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Thor, todos eles ali pintados na grande porta, que abriu-se com minha aproximação. E daí veio minha segunda surpresa. Na mesa de recepção havia duas crianças!

Tudo bem, crianças talvez seja um exagero. Mas o menino e a menina deviam ter no máximo 15 anos, o que me deixou surpreso, já que não esperamos pessoas tão jovens num ambiente de trabalho. “Caramba, isso é a Disney mesmo!”, pensei. Anunciei minha chegada e aguardei ali no hall a hora marcada. Depois acabei ouvindo a conversa dos dois jovens e de uma terceira colega que chegou, da mesma idade, e consegui pescar que na verdade eles são filhos de funcionários de lá. De qualquer maneira, entrar na Disney e ver crianças no poder é algo muito engraçado!

Eu só tinha acesso a essa recepção enquanto esperava e ela é muito bonita. O teto todo azul, em abóboda, com luzes formando um céu estrelado. Televisores sintonizados no Disney Channel. Nas paredes fotografias de Walt Disney, com a reprodução de um autógrado dele numa delas. E uma estante com bonecos que me fizeram morrer de inveja! No final do post vocês podem conferir as fotos deles, que certamente também os farão morrer de inveja. Reparei também que havia dois corredores, um à esquerda e outra à direita da entrada, com portas fechadas só acessíveis a funcionários que passavam com um cartão de identificação. Segredos da Disney? Espero um dia poder entrar nessa alas! 🙂

No horário marcado fui levado pela atenciosa Camila Monaco até a sala de reuniões em que iríamos conferir o material. Aliás, agradeço muito a ela pela apresentação. Pois bem, éramos eu e outros seis jornalistas cobrindo a matéria. Começamos então a assistir os extras do DVD. Vejam bem, foi uma apresentação apenas do DVD de Dumbo, não do Blu-ray. Mais abaixo listarei suas diferenças.


Trailer das novas edições de Dumbo publicado pelo Disney Mania!

O primeiro extra apresentado foi A Magia De Dumbo: Um Ritual de Passagem (3 min), que mostra a atração da Walt Disney World baseada no longa-metragem e que é um dos brinquedos que existe desde a abertura do Parque. É um brinquedo muito procurado, especialmente pelas crianças pequenas, que não podem entrar nos brinquedos mais radicais.

Em seguida conferimos Design de Som (cerca de 10 min), um divertido extra de época que mostra o processo de foley em filmes da Disney. Há também 2 trailers do filme, um do lançamento original em 1941 e outro do primeiro relançamento em 1949, mas ambos são muito parecidos. Há duas Cenas Deteladas. Uma é A História de Um Rato, ilustrada com esboços da época, já que ela de fato nunca foi finalizada, embora esteja presente num dos tratamentos do roteiro, que foi inclusive usado para poder narrar essa seqüência. A outra é de uma música inédita, Are You a Man or a Mouse?, que contém a música ilustrada novamente com rascunhos da época, pois também nunca foi totalmente animada.

Por fim temos o making of Voando: Por Trás das Câmeras de Dumbo (27 min), que mostra todo o processo de produção do filme, a sua importância para o estúdio, o status que ganhou com o passar dos anos e o tremendo carinho que todos os animadores e o próprio Walt Disney tinham por ele.

Além da melhor qualidade de som e imagem, o que o Blu-ray do filme trará a mais em termos de extras são:

  • Disney View: pinturas de James Coleman
  • Cine-Explore: picture-in-picture e comentários
  • Galerias de Arte
  • 2 jogos: O Que Você Vê? e O Que Você Sabe?
  • Curtas: O Elefante Elmer e O Rato Voador

O Making Of e A Magia de Dumbo, no Blu-ray, são apresentados em HD. E tanto no DVD quanto no Blu-ray há uma faixa de comentários em áudio com Pete Docter, Paula Sigman e Andreas Deja.

Quando a sessão de extras terminou, todos os outros jornalistas começaram a sair, papeando. Fui fazer algumas perguntas pra Camila, mas infelizmente ela não tinha a resposta para questões como o porquê da Disney ter decidido lançar Dumbo em outros países antes de seu aniversário de 70 anos, em 2011, o que ocorrerá nos Estados Unidos. Ou maiores detalhes sobre o lançamento de A Bela e a Fera por aqui. Percebi que o que eu poderia oferecer em termos de detalhes para vocês era essa descrição dos extras, além, é claro, de todas as notícias e informações que já demos aqui no BJC:

E informações passadas pelo Animatoons:

Saí de lá muito feliz pela visita e percebi que em termos de informações, vocês estão muito bem servidos aqui no BJC (e com antecedência), o que me deixou muito orgulhoso. Tanto, que eu sabia de coisas que nem a própria Disney e meus colegas que lá estavam sabiam! 😛

Espero que tenham curtido minha descrição da aventura e que eu possa escrever muitas outras como essa para vocês!

Ah, e antes que me esqueça, havia prometido umas fotos! Pois bem, morram de inveja, assim como eu morri:

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (1)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (2)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (3)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (4)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (5)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (6)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (7)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (8)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (9)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (10)

São Paulo - Disney Brasil - 11 de maio de 2010 (11)

[ad#1-uol-h]