BD Resenha – Collective Soul: Home

12
376

http://www.youtube.com/watch?v=QKROlUWkbsQ
“Shine”, o maior sucesso da banda!

Esta é minha mais recente aquisição, o show em Blu-ray do Collective Soul ao vivo com a Orquestra Sinfônica Jovem de São Francisco.
É um show grandioso, muito bem produzido e pra que gosta da banda, um registro obrigatório.

Vídeo:

O show gravado ao vivo em 2005 em Atlanta. Utiliza câmeras HD e o resultado é uma imagem 1080p cristalina, em formato Widescreen 1,78:1.
O palco é grande e com a orquestra sse torna visualmente rico. São dezenas de violinos e cellos, combinados com amplificadores de guitarra, resultando num show incrível, com dezenas de músicos no palco.
Outros tantos artistas já fizeram concertos com orquestra, mas achei esse mais vivo, sem tanta “camuflagem” musical para a orquestra poder acompanhar. Aqui é a música do Collective Soul com um fundo orquestrado e o resultado é ótimo. A imagem está particularmente nítida e fica fácil de ver cada detalhe do show, dos equipamentos e do palco em si. As câmeras trabalham com calma, sem aquela sensação de videoclipe, mostrando tudo, dando uma ótima sensação de estar no show.
A estrutura do palco impressiona, vale a pena conferir.

Áudio :

A minha surpresa ao ouvir este show foi logo perceber que é completamente diferente dos outros que já ouvi com orquestra (Metallica por exemplo), em que o audio é todo refeito em estúdio para poderem equilibrar tudo (já que ao vivo é muito difícil mixar o som de um violino e harpa com uma guitarra rasgando tudo).
Nesse show está tudo ao vivo, cru e bem gravado, cada coisa no seu lugar e sem cara de “excesso de maquiagem”.
A base é feita pela voz, particularmente muito nítida e bem equilibrada no surround, e as guitarras (que fazem a base das músicas mais conhecidas).
Pelo meu conhecimento em gravações ao vivo posso dizer o grande desafio que é gravar uma orquestra (e adicionando uma banda de rock junto, fica ainda mais complicado). É um trabalho dificílimo. Aqui temos uma banda de rock com fundo orquestrado, como comentei antes, então o resultado é mais vibrante e mais perto do que conhecemos musicalmente da banda.
O áudio é apresentado em DTS Master Audio 6.1 48Khz, 24 Bits, com bit rate alto, na casa dos 6.5 Mbps, e o vídeo na casa dos 18 Mbps. Existe também uma trilha em Estéreo PCM.

É um registro muito bem gravado e produzido e que se aproveitará de um sistema de som a altura. Se fechar os olhos vai sentir que está no meio do palco com a orquestra em volta. Impressiona.

Extras :

Cenas dos bastidores, música extra (Gorgia Girl), Making Of do clipe de “Better Now” e um curto documentário da banda.
O encarte me chamou a atenção é muito bem feito, extenso (25 páginas) e com ótimas fotos dos bastidores da gravação. Gostei bastante.

Set List (90 Min)

Counting The Days
Listen
December
Compliment
Precious Declaration
Needs
Heavy
Run
The World I Know
Pretty Donna
Youth
Crown
Under Heaven Skies
She Said
Home
Gel
How Do You Love
Better Now
Satellite
Shine

Conclusão:

Para os fãs da banda e também para quem não conhece mas gosta de rock bem feito, é uma ótima dica. Um Blu-ray espetacular, muito bem gravado e produzido.

Recomendo!

Link Amazônico:

[ad#2-amzusatop]