[GAME] Post do Leitor: Final Fantasy XII (Collector’s Edition)

29
1384

http://www.youtube.com/watch?v=zfLt75HJbjk

por Cesar Crivelaro

Saudações colecionadores gamísticos!

A indústria do cinema está cheia de edições exclusivas de colecionadores que nos enchem os olhos; algumas podem até ter um simples conteúdo extra que valha a pena, mas outras estão cheias de extras, desde embalagens fantásticas a miniaturas, pôsteres e outras coisas.

No mundo dos games, a situação é semelhante, porém recente. Aqui no Brasil, pelos games originais serem caros, é digno de se admirar uma edição simples, com seu manual de instrução, sua capa e sua mídia. Somente nessa nova geração de games (geração que engloba o Playstation3, o Xbox360 e o Wii) que as edições de colecionadores engrenaram. Antes as edições tinham apenas um CD ou DVD com extras e making ofs, mas nada mais extraordinário. Hoje, porém, as coisas vão mudando. E abaixo segue um exemplo: o jogo Final Fantasy XII.

clip_image002

clip_image004

Essa famosa série de RPG (Role Playing Game) teve seu início na plataforma NES (mais conhecida como “Nintendinho”), numa atitude desesperada de salvar a empresa Squaresoft (hoje conhecida por Square-Enix). O jogo foi lançado como a “Última Fantasia” para ou tirar a empresa do vermelho ou definitivamente baixar as portas. O resultado, hoje, é que a série é uma das mais importantes da indústria dos games.

A edição de colecionador é em uma lata metalizada. Na capa, vê-se o título do jogo e o logotipo atrás (um juiz de armadura). Atrás da lata, há a descrição do conteúdo extra e o texto de apresentação do jogo.

clip_image006

A edição de colecionador aberta, exibindo o manual do jogo, o disco do jogo e o disco bônus.

clip_image008

A edição de colecionador mostrando sua arte interna. Muito bem feitos os desenhos dos personagens (à esquerda) e dos vilões (à direita).

O conteúdo da edição de colecionador é:

DEVELOPER INTERVIEWS

HISTORY OF FINAL FANTASY FEATURETTES

ART GALLERY

U.S. AND JAPANESE TRAILERS

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS EDIÇÕES NORMAL E DE COLECIONADOR?

A edição normal de um jogo vem somente com o manual e o disco, conforme as comparações abaixo:

clip_image010

clip_image012

Comparação das duas edições tanto na capa quanto na contra capa. O texto na contracapa da edição normal é o mesmo da edição de colecionador.

clip_image014

Os manuais são iguais, com o mesmo número de páginas e o mesmo conteúdo. A única diferença é que a marca d’água da edição de colecionador (a da direita) é mais nítida que a da edição comum (a da esquerda), conforme visto acima na mesma página para a comparação.

clip_image016

A questão principal é: não importa qual versão você pegar, estará diante de uma das maiores obras-primas já criada pelo mundo dos games.

OK, MAS E O BRASIL, COMO FICA NISSO TUDO?

Chorem, esses jogos não são fabricados no Brasil! :’(

Link para a edição comum:

Link para a edição de colecionador:

[ad#2-uol-h]