Colecionador Novato – Troque seus estojos molengos

104
240

Este é o único estojo mole que um colecionador de verdade pode ter! 😛

Saudações cuidadosos leitores!

Em mais um post da série Colecionador Novato quero propor aqui uma campanha: “Troque seus estojos molengos por estojos DE VERDADE”.

Conforme vocês podem ver neste ótimo vídeo que o Jotacê fez aqui para o BJC, há vários tipos diferentes de estojos no mercado de Home Vídeo do Brasil (e do mundo).

Porém não há como se negar que um dos piores tipos de estojo é o Dubois “Molengo”, também conhecido como “Amaray Molengo”. Para quem não conhece esses termos, eu recomendo uma passada rápida no glossário com os termos que usaremos neste post.

Os maiores problemas do Sr. Dubois são:

  1. Ele ser realmente muito maleável, a ponto de dobrar se aplicada força suficiente;
  2. Ter um (maldito) orifício na lateral, que originalmente foi concebido para ter uma trava de alarme inserida.

Tal trava existe e atende pelo nome de Red Tag System e (dizem) que é utilizada em vários países.
Veja abaixo como funciona esse sistema:

O problema é que o Brasil não é um desses países. Eu nunca vi nenhuma loja usar este sistema. Nenhuma mesmo! E desafio a todos os nossos leitores me indicarem uma única loja que faça uso do Red Tag.

“E daí, NerdMaster?” Podem estar se perguntando. E daí que o tal orifício é um verdadeiro convite para que a poeira invada o estojo mesmo ele estando fechado na estante. E a poeira pode prejudicar (e muito) nossos amados disquinhos. Fora isso, dependendo da região que você mora, a umidade entra pra valer, ajudando na formação de mofo na superfície do disco.

O que podemos fazer? Trocar esses estojos molengos por estojos normais Amaray, bem mais resistentes e sem o maldito buraco “cata-pó”.

E é aí que eu trago uma excelente dica para vocês, colecionadores novatos: as lojas Americanas estão vendendo packs com 5 estojos para DVD por R$ 4,90 (em algumas lojas do país estes estojos tinham sumido das prateleiras, mas retornaram agora). Vejam nas fotos abaixo:

Imagem0327
Produto com qualidade Videolar

Imagem0328
Nada de buraco “Cata-pó”

Pode parecer exagero se preocupar com isso, mas não é! Gaste uns “trocados” a mais e faça a troca dos seus estojos. Sua coleção irá durar muito mais por conta disso.

E o que fazer com os estojos Dubois que sobraram? O Jotacê deu uma boa sugestão neste post intitulado “A Vingança do Colecionador”

Vida Longa e Próspera

[ad#sub-dvd]