DVD Resenha: Red Hot Chilli Peppers – Live at Slane Castle

21
1148

Atendendo um pedido especial do Jotacê, peguei emprestado com um amigo este DVD para fazer a presente resenha. Mas já adianto que já comprei o meu depois de elaborar o artigo, pois esta é uma apresentação incrível de uma banda que não cansa de fazer sucesso e performances de qualidade.

Tive a oportunidade de trabalhar com eles no show que fizeram no estádio do Pacaembu em São Paulo em outubro de 2002. Vi esse show inteiro de cima do palco. Foi inacreditável, o RHCP ao vivo é umas das melhores experiências musicais que já presenciei.

O show Slane Castle gravado ao vivo na Irlanda em 2003, com público de mais de 60 mil pessoas, é da mesma turnê que eu vi, e foi muito bom rever esse show (guardadas as devidas proporções).

Arte interna do DVD!

Sobre o vídeo:

Para um show com quase 7 anos de idade, a gravação é impecável.
O transfer pro DVD é dos melhores que já vi, e qualquer um com um DVD que faça um bom upscaling, vai notar a alta definição do conjunto captura/autoração na hora. É daqueles DVDs que poderá ser comparado a imagem do Blu-ray com certeza. O preto é incrível, com muito contraste e definição.

As câmeras instaladas na beirada do palco em sequência, realizam tomadas com o efeito “Bullet Time“, apresentado ao mundo em Matrix, e o resultado é muito legal (confira no vídeo do início deste post).

O visual do show é maravilhoso e simples: muita luz, com vários SkyTracer espalhados por todo o espaço dando um show de luzes que cruzam o céu.
O visual do Flea sempre cômico, é um show a parte, assim como o Castelo de Slane ao fundo, iluminado e lindo.
O show é apresentado em Widescreen 1,78:1.

Sobre o áudio:

Aqui temos trunfos e derrotas… O áudio é muito bem captado, com exageros, como o segundo microfone colocado no Hi Hat (Chimbau ou Contratempo) da bateria, e no geral, a bateria é captada com microfones que só vemos em estúdio. Isso resulta num som fantástico da Bateria do Chad, resultado esse muito bem transferido pro DVD.

Tudo soa muito bem, a guitarra, voz, caixa e pratos da bateria, particularmente chamam a atenção.

O que aconteceu aqui, é que até a música Purple Stain, o grave do show é quase nulo, e o baixo do Flea é como se estivesse sido captado por vazamento, como chamamos, que é por exemplo quando ouvimos o som de um instrumento por outro, como se o microfone do bumbo da bateria captasse o som do baixo que está pelo palco, e não pelo instrumento (canal) em si. Isso pode ser uma coisa proposital, de mixagem e gosto do artista, mas o que muda radicalmente depois de Purple Stain, o grave do bumbo vem na cara, como devia, e o baixo aparece com muito mais definição, isso engloba toda a baixa frequência do show, que infelizmente só dá as caras da faixa 10 em diante.

Isso pode acontecer, quando temos um show editado de 02 dias de gravação por exemplo, o som muda de um dia pro outro, é comum, mas não em um show gravado na íntegra em um dia só, o que me leva a crer em alguma problema na autoração do DVD.

Já vi isso ocorrer, como no Blu-ray do show do Kings Of Leon – Live at O2 Arena, resenhado aqui no BJC, só espero que isso não afete mais shows.
No geral o audio é tão bom, e o show tão enérgico que não estraga a experiência, mas com certeza fica 100% quando o grave dá as caras. Bumbo de bateria de rock, com um baterista como o Chad sem pegada, sem grave é decepcionante, não combina.

A trilha DTS desse show é a melhor de longe, com muito mais clareza e extensão, a trilha Dolby Digital 5.1 é fraquinha, com pouca dinâmica e sofre mais ainda com a falta geral de grave até o meio do show. A trilha estéreo vem com sobra de graves e não agrada. Salvos pelo DTS mais uma vez!

Recomendo muito esse DVD, que como disse o Jotacê, vai ter seu auge em Blu-ray (quem sabe), já que foi muito bem captado por câmeras HD, e com áudio de sobra pra fazer um som de cair o prédio. Espero que a mixagem dos graves se normalize na versão azul!

Quem é fã da banda e de bom rock, com qualidade, compre AGORA.

Sobre os extras:

O show tem 102 Minutos de duração, com Extras das projeções de fundo de palco em animações.

Set List:

1. “Intro”
2. “By the Way”
3. “Scar Tissue”
4. “Around the World ”
5. “Maybe” (cover by John Frusciante)
6. “Universally Speaking”
7. “Parallel Universe”
8. “The Zephyr Song”
9. “Throw Away Your Television”
10. “Havana Affair” (Ramones cover)
11. “Otherside”
12. “Purple Stain”
13. “Don’t Forget Me”
14. “Right on Time”
15. “Can’t Stop”
16. “Venice Queen”
17. “Give It Away”
18. “Californication”
19. “Under the Bridge”
20. “The Power of Equality”

Link para o DVD na Amazon: