[Quadrinhos] HQM Editora divulga seus novos planos para Os Mortos-Vivos

21
213

Com a série chegando, é bom agilizar a publicação!

O Omelete noticiou nessa semana os planos da HQM Editora para o futuro de Os Mortos-Vivos (The Walking Dead) no Brasil. Afinal, com a série batendo na porta, era de se esperar que eles se movimentassem.

Entre os planos da editora está lançar ainda esse ano o quinto encadernado da série, A Melhor Defesa, além de programar outros três para o ano que vem. Mas a grande novidade (e surpresa) foi o anúncio que, paralelo aos encadernados, será lançada uma revista mensal de Os Mortos-Vivos nas bancas, com uma história por edição e começando do início da série.

Bom, irei comentar essas novidades por partes. Do ponto de vista gráfico, a HQM faz um trabalho decente com Os Mortos-Vivos. Os encadernados são bem acabados – sem luxo, mas com uma boa encadernação, capa com relevo e um preço aceitável. O que compromete seriamente a editora (não só com esse título, mas com vários outros também) é sua periodicidade. O primeiro encadernado de Os Mortos-Vivos saiu em maio de 2006! Em mais de quatro anos, a editora só conseguiu colocar à venda quatro volumes. Um banho de água fria em qualquer um que se motivou a comprar. Conheço muita gente que comprou o primeiro volume, mas a demora entre um e outro foi tão grande que recorreu aos encadernados gringos ou aos scans.

O que nos leva à revista mensal. Será que uma editora que tem dificuldade para colocar encadernados – que não tem periodicidade fixa – no mercado, terá condições de colocar uma revista todos os meses nas bancas de todo o país? É um ponto a se pensar. Além disso, o histórico de publicações de revista de uma história no Brasil não é muito favorável. Editoras que apostaram nesse formato não foram muito longe, e o único sucesso comprovado nesse estilo foi Spawn, que teve quase 180 edições publicadas, entre a Abril e a Pixel Media. Será que o material vinga nas bancas?

Encaro todas essas novidades com muita, mas muita cautela, mas torço para que a HQM consiga fazer com que Os Mortos-Vivos emplaque no Brasil, pois se tem uma hora para o gibi hypar, essa hora é agora.

Até a próxima!

Para quem não quer depender do material nacional, seguem os links da Amazon para os quatro primeiros encadernados (lembrando que quadrinhos são livres de tributação):

[ad#ps3-jog]