[Quadrinhos] Jambocks! Prelúdio para a Guerra

32
1412


Olá leitores do BJC!

Trago hoje uma resenha da HQ nacional Jambocks! Parte I – Prelúdio para a Guerra. Você ganhará inteiramente de graça um exemplar do Jambocks se comentar a soma dos números ocultos neste post! Eles estão entre colchetes [XX].

Release oficial da edição:

Jambocks! apresenta uma bela graphic novel  sobre um tema pouco explorado nos quadrinhos brasileiros – a participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial –, e que envolveu um grande trabalho de pesquisa dos autores.
A Segunda Guerra Mundial foi o maior evento do século XX. Jambocks! conta a história do 1º Grupo de Aviação de Caça brasileiro através dos olhos de Max, um jovem pacifista que queria ser escritor e foi parar no maior conflito da História da Humanidade.
Dividido em quatro partes, Jambocks! contará como foram os primórdios da Força Aérea Brasileira e sua atuação na Guerra. Neste primeiro volume vemos como o Brasil, que era neutro a princípio, foi obrigado a tomar partido de um dos lados e entrar na Guerra.

Jambocks! conta a história da participação da FAB (Força Aérea Brasileira) na Segunda Guerra Mundial. O projeto foi dividido em 4 volumes, e o primeiro, intitulado “Prelúdio para a Guerra” trata dos motivos que levaram o país a se envolver na guerra, além de apresentar os personagens da história, entre eles Max, o protagonista que acaba indo para o combate meio à contragosto. [10]

Logo que você abre a revista, o que impressiona de imediato é a arte do Felipe Massafera. Bastante fotorrealista (ele inclusive diz nos agradecimentos que usou fotos de referências), dá um visual fantástico à obra, inclusive me lembrando a arte de Batman: Pulp Fiction (Batman: Thrillkiller), do Dan Brereton. O problema é que depois do prólogo fantástico, a arte oscila em alguns momentos. Tudo bem que é aceitável nos flashbacks, os desenhos assumirem uma característica diferente, até para diferenciar os momentos temporais, mas em muito pontos a arte ficou excessivamente crua, como se carecesse de finalização. Mas ainda assim, o alto nível volta no clímax da edição, com o embate do avião brasileiro contra o submarino alemão. [05]

Amostra da arte
Amostra da arte

Já nos roteiros, dá para notar todo o cuidado que o Celso Menezes teve com o embasamento histórico. Por suas palavras na introdução, dá para notar que houve um longo processo de pesquisa dos fatos da época, o que acabou por enriquecer a história (vide os trechos que mostram como o então presidente Getúlio Vargas lidou com a pressão externa para entrar na guerra). [10]

Vídeo exclusivo do BJC:

O álbum tem um acabamento de primeira. Papel de alta qualidade, capa com detalhes em verniz, orelhas e algo que não se vê muito em edições brasileiras: extras. Esse primeiro volume tem introdução (escrita pelo Celso Menezes), esboços, agradecimentos dos autores, dois textos informativos sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, uma linha do tempo do conflito e as referências usadas para embasar a história. [08]

Capa da edição
Detalhe do avião em destaque na capa
Orelhas com os perfis dos autores
Orelhas com os perfis dos autores
Amostra dos esboços no fim da edição
Um dos textos informativos
Linha cronológica do Brasil e do Mundo na Segunda Guerra

Todo esse luxo gráfico vem com um preço, que nesse caso é de 30 reais, por uma HQ de 48 páginas. Caro? Justo? Deixo vocês com uma explicação do próprio autor sobre o preço da edição.

De qualquer jeito, parabéns ao Celso e ao Felipe pela iniciativa. E quem quiser saber mais sobre o projeto, inclusive notícias sobre os pŕoximos volumes, o blog oficial é: http://jambocks.blogspot.com

A revista pode ser encontrada no site da editora Zarabatana Books, na Comix e em lojas virtuais com a Saraiva e a Americanas.

Promoção cultural da hora no BJC:

Os autores desta belíssima obra cederam gentilmente um exemplar para os leitores do BJC! E com isso, pela primeira vez vamos ofertar uma edição de quadrinhos!

E para que você leve o exemplar AUTOGRAFADO que aparece no vídeo lá no alto, você terá que descobrir um easter egg neste post. Regras:

  1. Levará o exemplar o primeiro que nos comentários indicar a resposta correta do easter egg;
  2. O leitor deverá ter mais de 20 pontos de reputação no IntenseDebate;
  3. Promoção válida apenas para leitores residentes no territóio nacional.

Boa sorte!

[ad#amzuk-vault]