[Quadrinhos] Resenha – Red: Aposentados e Perigosos

34
2154

Olá leitores do BJC!

A Panini lançou semana passada Red: Aposentados e Perigosos. Logo de cara, vale destacar que depois de muito tempo, a Panini conseguiu sincronizar um lançamento em quadrinhos com seu respectivo filme que chegou aos cinemas. Afinal, vários planos da editora já foram por água abaixo devido aos seus constantes atrasos, e até quando era para dar certo, a Lei de Murphy fazia o contrário (como quando a editora lançou o encadernado de Os Perdedores na hora certa – mas o filme teve seu lançamento nos cinemas cancelado pela Warner e foi direto para dvd).

Para quem não conhece, Red é uma revista lançada originalmente em 2003 nos EUA em 3 partes, escrita por Warren Ellis e desenhada por Cully Hamner. Conta a história de Paul Moses, um ex-assassino da CIA (talvez o mais letal de todos os tempos) que depois de anos de serviço, agora curtia sua merecida aposentadoria com tranquilidade. Mas quando um novo diretor assumiu o comando da agência e soube do histórico de Moses, resolveu eliminá-lo por saber demais e pela sua alta periculosidade. Então, é hora do assassino voltar à ativa, e caçar aqueles que o tiraram do descanso.

A edição da Panini é única, isto é, reúne as três partes da história em uma edição só em suas 74 páginas. Não há grandes luxos: o papel da revista é o LWC, e o único extra são as capas originais das três edições reproduzidas no interior. Tudo isso pelo preço de R$7,90.

Capa da edição nacional
Amostra da arte do Cully Hamner
Uma das capas originais reproduzidas no miolo

Uma curiosidade é o fato da editora ter adotado a tradução escolhida pela Paris Filmes para o título do filme. O que ficou estranho é que na revista há apenas um aposentado e perigoso, o próprio Paul Moses, ao contrário do filme, onde a história foi alongada com a inserção de novos personagens (uma modificação justa, já que se adaptassem o gibi ao pé da letra iria ficar muito curto). Ainda assim, considero usar o título do filme uma decisão acertada para promover o produto, e chamar a atenção do público que desconhece que o filme se trata de uma adaptação de uma história em quadrinhos.

E sobre o filme, ainda nenhuma informação sobre como será suas edições em Blu-ray e DVD, mas assim que sair alguma notícia, vocês lerão aqui no BJC, certo?

Até a próxima!

[ad#amzuk-vault]