Colecionador Novato: Tipos de extras que valorizam edições

31
508

Saudações extraordinárias queridos leitores!

Uma questão muito comum entre colecionadores novatos é o que torna uma edição melhor que as outras edições de um mesmo filme? Uma das características que faz essa diferenciação entre edições é a lista de extras.

Os extras (ou special features) em inglês são informações, vídeos ou curiosidades adicionais que vem junto com os DVDs/Blu-rays de filmes e desenhos animados. Esse tipo de material extra começou a ser mais abundante em número e gêneros com apopularidade dos DVDs.

Existiam filmes em VHS com extras simples como trailers de outros filmes da mesma distribuidora ou até mesmo clipes musicais, como no VHS duplo de Titanic por exemplo.

Quero aproveitar este post da série Colecionador Novato para expor uma série de tipos de extras que, na opinião do BJC, fazem com que uma edição de DVD/Blu-ray passe de “Xumbrega” para “Sensacional”.

BD-Live:

Com o advento dos Blu-rays chegou ao conhecimento do público o BD-Live, que por meio de um acesso a Internet (de Banda Larga de preferência), permite que o proprietário de um filme em Blu-ray obtenha materiais extras exclusivos. São fatos, fotos, bastidores, curiosidades e muito mais. Uma dica importante que posso dar a vocês, “Novatos”, quando adquirirem seu aparelho de Blu-ray Player façam questão de um que tenha este tipo de recurso (nem todos os modelos e marcam trazem isso).

Vejam uma demonstração desse recurso:

Comentários em Áudio:

Esse é um dos extras que mais dividem os colecionadores. Há aqueles, como este escriba que vos fala, que adoram faixas de comentários, principalmente se tiverem dados técnicos da produção do filme. Mas há também aqueles que não suportam comentários, principalmente por acharem que alguns diretores/atores são muito enfadonhos durante a gravação dos comentários e se os comentários não forem legendados.

Para aqueles que acham comentários aborrecidos, eu dou uma sugestão: a quase totalidade dos DVDs/BDs que trazem o recurso do comentário também permitem que se passe para o áudio do filme deixando apenas as legendas do comentário, como se fosse uma faixa de curiosidades. Deixe então o áudio dublado (para que não precise se preocupar com o entendimento dos diálogos) e leia as informações dadas pelos participantes dos comentários.

Já vi casos de DVDs/BDs com até 3 faixas diferentes de comentários! É um extra muito popular entre a comunidade dos diretores/produtores.

Entrevistas:

Outro material extra que é muito apreciado pelos colecionadores são as entrevistas, seja com o elenco, seja com o diretor e produtores. É sempre interessante saber as opiniões de quem esteve envolvido na produção de uma obra audiovisual e descobrir histórias curiosas e divertidas que sempre são o mote desse tipo de extra.

Erros de Gravação:

Vou ter que confessar aqui que este tipo de extra está nesta lista porque é o meu tipo favorito entre todos eles! Adoro todos os DVDs/BDs de minha coleção que possuem tal extra, seja como material extra mesmo ou como créditos finais no próprio filme, como em Toy Story 2, por exemplo.

Existem duas categorias de erros de gravação: Bloopers, os erros “de verdade” que ocorrem durante as gravações e os “Fake Bloopers”, erros “de mentirinha” feito de propósito, como os erros dos desenhos animados da Pixar.

Vejam alguns exemplos dos dois tipos:

Erros de gravação de Piratas do Caribe 3:

http://www.youtube.com/watch?v=7cwVY5fvYdo

Erros falsos de Toy Story 2:

http://www.youtube.com/watch?v=Yyoqa4MBcjI


Jogos e Atividades:

Um dos mais comuns materiais extras encontrados em DVDs/BDs de desenhos animados são os jogos e atividades. São normalmente joguinhos de perguntas e respostas simples, mas há casos mais complexos como quebra-cabeças e como “O Jogo das Pedras Preciosas” que vem no Blu-ray de Branca de Neve e os Sete Anões onde o anão Zangado passeia com um carrinho de mina, recorrelhendo predras preciosas que caem do alto da tela.

É o tipo de extra favorito de meu filho! Sempre que ponho um DVD/BD a primeira coisa que ele pergunta é: “Tem jogo?”


Making of/Bastidores:

Esse extra é realmente para aqueles que querem saber tudo sobre o filme favorito. Ter acesso aos segredos da produção de um filme é um manjar dos deuses para os fãs, o que faz desse extra o favorito de muitos colecionadores. Alguns Making of’s são até mais interessantes que o próprio filme!

Vejam os bastidores dos efeitos de maquiagem do filme Hellboy:

http://www.youtube.com/watch?v=noqjVt8pjmg

Vídeo Musical Multilíngue:

Um extra pouco utilizado, mas muito interessante e divertido é o Vídeo Musical Multilíngue. Neste tipo de extra é mostrada uma das canções do filme com vários trechos cantados em cada um dos idiomas no qual o filme foi dublado. É mais comum de ser encontrado em DVDs/BDs de desenhos animados, pois são o tipo de fiome em que é quase obrigatório se dublar o filme no idioma nativo do país em que se deseja distribui-lo.

Vejam o emocionante Vídeo Musical Multilíngue do DVD d’O Príncipe do Egito:

Extras são, sem dúvida, o mais atraente chamativo dos DVDs e Blu-rays. Sempre devemos dar preferência às edições que contém este material. Fuja de edições “simpléx” quando existem outras com mais material disponível. Pesquise sempre todas as edições a venda e escolha aquela que possui o material que lhe interessa mais.

Vida Longa e Próspera

[ad#amz-dvdseries]