VITÓRIA! O FIM DO SLIM DA FOX! \o/

82
1536

principal_slim_01

Uma VITÓRIA importantíssima para os colecionadores! Foi uma grande mobilização durante muito tempo, e que foi mantida mesmo sem nenhum sinal de que teria resultado. É enorme o número de pessoas que deixaram de comprar títulos da Fox única e exclusivamente por causa da embalagem mais odiada pelos colecionadores brasileiros!

Antes de fazer a retrospectiva do sofrimento que passamos nos últimos 3 anos (o estojo chegou em 2008), vamos aos detalhes desta novidade (lembrando apenas que esta embalagem é de uso exclusivo dos DVDs).

Recentemente, tivemos relatos de leitores informando que alguns filmes da Fox estavam sendo vendidos nas lojas em embalagem Amaray! Outros títulos da produtora em pré-venda na 2001Video (a loja mais confiável em relação a informações das edições), também apareciam como “Embalagem Amaray”. Seria então o fim do SLIM?

Para esclarecer as dúvidas, entrei em contato com Fábio Ippólito, responsável pelo setor de Marketing da Fox. Fui muito bem atendido por ele, que confirmou o fim do estojo SLIM nos filmes da empresa. Segundo o Fábio, antes da comercialização do SLIM, foi feita uma pesquisa com o público em que a embalagem foi aprovada e elogiada. Porém, depois de quase 3 anos da introdução do SLIM no mercado, houve muitos protestos por parte dos colecionadores, além do fato das outras grandes produtoras não terem aderido à nova embalagem, o que fez com que a Fox revisse sua decisão.

A embalagem SLIM continuará sendo utilizada apenas em boxes, uma prática comum também em outras produtoras, e que não é algo tão criticado por quem coleciona.

E aí as perguntas: “Mas e agora? E os filmes de catálogo em SLIM que não comprei por causa da embalagem? E os títulos que já possuo em SLIM? Minha coleção ficará toda despadronizada?”.

E então vem a melhor parte, a Fox terá todo o seu catálogo REFEITO com embalagens Amaray! Ou seja, os filmes em SLIM nas prateleiras das lojas estão com os dias contados!

Depois da redenção da Warner, esta atitude da Fox mostra que as produtoras parecem ter entendido que o mercado de home vídeo está mesmo nas mãos dos colecionadores.

homer

Uhuuu… agora sim FOX!

Abaixo farei um resumo dos principais fatos e protestos envolvendo o SLIM, relacionando com os posts já publicados aqui no BJC. Desta forma, podemos ver exatamente a quantidade e diversidade de material que temos sobre este assunto!

Em Janeiro de 2008, a Fox anunciava de forma oficial a adoção da embalagem SLIM.

email-consumidor-fox

Em Junho de 2008, ainda na versão antiga do BJC, o Juliano postava o primeiro de muitos posts que viriam em protesto a este estojo.

slim_naoO primeiro título a sofrer com a maldição do SLIM foi o longa metragem de “Os Simpsons”.

simpsons

Aos poucos, todo o catálogo da Fox e seus lançamentos se transformaram em SLIMXO. O auge do absurdo foi “Quantum of Solace” em SLIM DUPLO e LUVA SLIM, em 2009!

007_qos

Tivemos até abaixo-assinado contra o SLIM, organizado pelo colecionador Guilherme Marchetti! E então, o post principal do protesto foi atualizado na nova versão do blog.

onde-2dvamos-2dfox

O estojo já foi torturado e tudo foi registrado em vídeo.

tres_vagabundos_scanavo_slim_dubois

Rolou até promoção para ajudar no movimento Anti-SLIM!

FOX_2DCHEGA

No Prêmio BJC 2009, a Fox foi a grande vencedora nas categorias negativas.

  1. Maior MICO de 2009 – DVD no envelope da Fox
  2. Pior DVD de 2009 – Todos os DVDs em Slim da Fox
  3. Pior produtora de 2009 – Fox e a insistência com DVDs em estojo Slim

fox_fail

Em Janeiro de 2010, chegamos ao ápice do protesto! Além de mais posts criticando a embalagem…

Foi neste mês em que o movimento #MeRespeiteFox decolou com o seguinte post:

Me-Respeite-Fox

A imagem oficial foi usada por leitores no Twitter, Orkut, Fóruns, etc.

O fator SLIM foi o número 1 da lista de protestos contra a Fox.

Pelo Twitter, os colecionadores adotaram tags de protesto:

#MeRespeiteFox (frase-tag criada por @AleRocha)

#NaoCompreFoxSLIM

#foraslimdafox

Em uma entrevista exclusiva com o diretor de marketing da Fox do Brasil, Hegel Braga, o executivo falou sobre o SLIM e colocou em dúvida a credibilidade do Prêmio BJC 2009.

A Fox deu indícios de que ela mesma achava o SLIM uma embalagem ruim, já que o DVD de AVATAR, sucesso absoluto de bilheterias e um dos títulos mais aguardados de 2010, foi o único lançamento a chegar em embalagem Amaray, contrariando todo o catálogo da Fox.

Borda-225x300

Enfim, depois de tudo isso, podemos comemorar! Finalmente os filmes do ótimo catálogo da Fox terão uma embalagem no mínimo decente.

Parabéns a FOX! Mesmo sendo uma decisão tardia, a produtora dá um passo enorme para fora do buraco e cresce no conceito dos colecionadores! Ficou claro que o objetivo do SLIM era a redução de custos (tanto na produção do estojo quanto no transporte, pelo seu volume menor), e com esta decisão a Fox demonstra preocupação com seu produto. Ter sua imagem vinculada a pior embalagem não pega bem. Uma atitude admirável que certamente trará resultados positivos para a empresa.

Sabemos que ainda existem outros pontos que precisam melhorar, mas o momento é de comemoração! Pois este sempre foi o ponto mais crítico dos protestos. Sabemos também que muitos colecionadores já abandonaram o DVD, e que esse tipode decisão pouco importa agora em 2011. Mas não é simplesmente o fato da embalagem mudar que estamos comemorando, mas o que esta mudança representa a partir da nossa mobilização e do boicote informal, mudando a forma de pensar da produtora da raposa.

Parabéns Colecionadores! Foram protestos, boicotes, deixamos de comprar filmes que gostamos prezando pela qualidade da edição e finalmente conseguimos nosso objetivo! Agora poderemos ter todos os filmes da Fox que haviam sido barrados em nossas coleções por causa da embalagem!

E aí amigos colecionadores, será que conseguiremos reverter também o quadro da Universal? Esta empresa é a provável vencedora do Prêmio BJC 2010 na categoria Pior Produtora (Major). Vocês acham coincidência em 2009 o mesmo título ter ficado com a Fox, e na vice liderança a Warner, e após protestos e mobilizações as duas produtoras terem apresentado melhoras significativas? Claro que NÃO!

Depois dessa do SLIM… YES, WE CAN!

[ad#amzde-sb1-ptbr]