Post do leitor: Star Wars em Blu-ray? Nem tão empolgado assim!

44
1402


O Stormtrooper também não ficou muito animado.

por Erwin Manchein

Finalmente! O dia da divulgação do esperado box de Star Wars em Blu-ray! Mas o que era para ser a comemoração do Dia Star Wars, rapidamente virou um desgosto atrás do outro…

Primeiro de tudo, o ato do lançamento em si. O Jotacê já falou sobre isso neste post, mas vale perguntar: como não disponibilizam uma estrutura com capacidade adequada para atender ao elevado volume de acessos que o site da divulgação obviamente teria? Para quem teve um dos maiores números de acessos e downloads da Internet nos lançamentos dos trailers da nova trilogia, foi algo totalmente vergonhoso. Quando finalmente o site volta ao ar, continua com problemas, pois os links para compartilhamento nas redes sociais não funcionavam adequadamente. A ideia de ir liberando imagens e informações com o passar do tempo e com o aumento do compartilhamento pelos usuários foi boa, mas obrigatoriamente deveria ter sido melhor realizada.

A respeito do vídeo do anúncio: que bela porcaria! Imagens com baixa definição, com um zoom mal feito (que piorava ainda mais a qualidade), somente com fotos e desenhos estáticos, sem nada de muito novo, nada sobre extras, sem uma linha de informações ou narração sobre o conteúdo da edição. Em suma: nada empolgante. A única coisa que se salvou foi a música (o Star Wars Main Theme),  mas nem isso foi bem utilizado porque esta, ao final do vídeo,  acaba sendo cortada ao meio.

http://www.youtube.com/watch?v=C4kmSuHVX20
Efeitinhos em imagens estáticas. Aham.

Referente à arte dos boxes: em uma palavra, horrível! Ok, a da Trilogia Clássica é até legal, mas não para capa de box. Elas ficariam bem melhores como um tipo de arte interna (dependendo da embalagem utilizada) e a da Saga Completa deve ser repensada urgentemente, porque não tem perdão. A imagem utilizada anteriormente na divulgação é muito melhor,  só com o nome STAR WARS sobre a cor do tipo do box (preto, vermelho ou azul). Existem artes de capa muito melhores feitas por fãs;  inclusive existem sites que vendem boxes estilo digipak muito mais bonitos e caprichados para as duas trilogias; então não sei como aprovaram isso.


Arte preta previsória: You have to go baaaaaaaack! 🙁

Quanto aos extras divulgados: muita coisa nova, mas também muita coisa repetida que já tivemos acesso em outras mídias. Houve muita reclamação dos fãs pela falta do documentário Empire of Dreams, considerado o melhor documentário já feito sobre Star Wars.

Outra falha: informações técnicas incompletas e erradas. Não informaram o codec de vídeo que foi utilizado, quais idiomas e legendas estarão presentes nas edições e, acredite se quiser, informaram erroneamente que o tipo de áudio seria 6.1 DTS Surround Sound. Como é que é? Blu-ray de Star Wars com som de DVD? Ao que parece, a Fox já corrigiu a informação, mas que fica feio passar dados errados no release oficial, ah, isso fica!


Praticamente qualquer fã da saga faz uma arte melhor do que a oficialmente anunciada.

Bom, e quanto às edições em si? Pelo anunciado e mostrado até o momento, fica uma sensação de edições fracas no quesito apresentação, mas não em conteúdo. Seja lá o que vier nos discos, não há dúvidas quanto a alta qualidade técnica e do vasto material adicional disponibilizado (ressalva feita para a ausência do documentário citado anteriormente). Porém, como item colecionável, ficou muito aquém do que os fãs esperavam; certamente poderiam ter feito muito melhor.


Até esses biscoitos mereceram um tratamento mais digno que o Blu-ray da saga. :/

.

Claro, sempre se espera uma edição de “abrir o mar no meio”, mas justo este lançamento tão esperado, que merecia ser o mais caprichado possível, acabar sendo tão simples… realmente foi decepcionante.

Pois é, ainda não sabemos exatamente como serão as embalagens (Digipak ou Digistak, Amaray, bandeja estilo Avatar e Alien Anthology – Cardboard, envelopes de papelão, com ou sem luva, com ou sem capa lenticular, etc). Pode até ser que o produto final seja melhor do que estamos pensando, mas certamente seria possível ter um “algo a mais” na apresentação do produto. Por exemplo:

  • Um invólucro diferenciado, como o do livro Jedi Path (sensacional), o ovo Alien (sucesso absoluto) e as várias edições “cabeça” (sonho de qualquer colecionador);
  • A inclusão de colecionáveis ou memorabília (quem não ficou louco com a lata super completa de De Volta Para o Futuro?);
  • Uso de materiais de qualidade superior no box (como os boxes americanos de Avatar e Alien Anthology, com papelão mais rígido e acabamento brilhante);
  • Uma arte de capa e luva mais refinada e sofisticada (gosto não se discute, mas o que apresentaram não tem defesa).

Coisas assim deixariam os fãs e colecionadores satisfeitos e ainda mais ansiosos pela chegada da data de lançamento. O padrão de alto nível das edições de Star Wars é histórico e vem desde os tempos do VHS. Sempre ficávamos surpresos com a qualidade do produto final e acho que isso deveria ser mantido na versão em Blu-ray.


Trilogia Clássica Remasterizada – Edição Original dos Cinemas – VHS

Se Fox e Lucasfilm prestarem atenção à repercussão negativa que este anúncio está gerando, talvez possamos esperar melhorias até setembro mas,  sinceramente, acho difícil. Após ver todos os dados da divulgação, tuitei o seguinte: “Star Wars em BD poderia ter alcançado um novo nível de conteúdo e apresentação em home video. Mas preferiram a mediocridade”. Sim, foi uma afirmação meio pesada, porém reflete exatamente o meu nível de indignação com o que foi mostrado.

Como já fiz a pré-compra pela Amazon, vou esperar mais informações sobre áudio, legendas e acabamento final até setembro; daí decido se vale à pena o sofrimento da demora na entrega e o risco de tributação, ou então talvez cancele o pedido e pegue a edição nacional mesmo (será que mantém o nível americano? Ou será ainda pior?).

Porque não vou mentir: é Star Wars; mesmo que eu esteja chateado, sei que vou comprar esta edição. Mas nós, fãs colecionadores, esperávamos mais, MUITO mais.

May the Force be with you.

Star Wars em Blu-ray na Amazon.com

[ad#amzusa-swbooks]