Os crimes da Imagem “Mutilada” Filmes

119
4802

img_03

A Imagem Filmes usou e abusou do Fullscreen em seus DVDs há alguns anos, como em Pânico 2 e 3, O Talentoso Ripley, Tentação Fatal, Rejeitados pelo Diabo, Preciosa, e mais uma infinidade de títulos! Hoje, a produtora substituiu o Fullscreen pelo Widescreen Fullframe, uma outra forma de mutilação. Este fenômeno já foi escolhido pelos leitores do BJC como o maior crime que uma empresa de home video pode praticar em seus produtos:

Além do tema que trataremos neste post, não se esqueça das aberrações que esta produtora pratica em suas capas:

Em geral, comprar um título da Imagem Filmes (DVD ou Blu-ray) e ler na contra capa Widescreen, provavelmente significa que o aspecto de tela será 1.78 ou 1.85, independente do aspecto original do filme. São raros os casos em que o aspecto original é respeitado (No momento, só me recordo dos Blu-rays de Kill Bill e 1408, e claro, os filmes que possuem originalmente aspecto 1.78 ou 1.85).

Para quem não conhece muito bem os formatos de tela, Widescreen Fullframe é aquela imagem que preenche totalmente uma TV Widescreen, enquanto formatos como 2.35 e 2.40 apresentam tarjas pretas na parte superior e inferior da TV.

Nosso amigo e colaborador do BJC, Felipe Fonseca, fez um excelente post em seu site mostrando os formatos de tela mais utilizados nos filmes (obrigado Felipe por ceder as imagens). Confira para entender os formatos:

1.33:1 (Numa TV de tubo 4:3, ocupa a tela toda)

asp_1.33

1.66:1

asp_1.66

1.78:1 (Numa TV wide 16:9, ocupa a tela toda)

asp_1.78

1.85:1

asp_1.85

2.35:1

asp_2.35

Existem várias formas que um cineasta pode rodar seu filme (vamos focar apenas o caso da Imagem Filmes), uma delas é o formato soft matting, que expõe toda a área da película ao filmar. E então o diretor define o formato que será lançado nos cinemas, ou seja, é este o formato que o diretor escolheu para o seu filme. Veja a imagem abaixo como exemplo: o cenário representa toda a área da filmagem, e em destaque os formatos de tela mostrando a área que cada um irá cobrir.

Obs: A imagem abaixo é apenas um exemplo para ilustrar a situação. Os tamanhos dos formatos de tela são aproximados.

exemplo_08

O que a Imagem Filmes faz: caso o filme tenha aspecto de tela original superior a 1.85, a produtora solicita a “versão 1.78 ou 1.85” , para que preencha toda a tela de uma TV Widescreen e elimine as “tarjas pretas”. Com esta adaptação, o filme perde as características técnicas originais, além de perdemos imagem nas laterais.

E então a pergunta que muitas pessoas fazem: “mas se podem fazer versões com outros formatos, por que vocês estão reclamando?”. Simplesmente porque este não é o formato original do filme! Além disso, com o formato de tela diferente do original, muitas vezes “vazam” no filme alguns elementos indesejáveis. As imagens abaixo são versões Fullscreen de obras cujo formato original é Widescreen:

exemplo_04

O rapaz está tomando banho… de calças??? Na versão Widescreen, as calças do rapaz não aparecem na imagem.


exemplo_05

O que é aquilo? Um disco voador? Não, é apenas um microfone que não deveria estar ali, na verdade ele não está na versão Widescreen!

Confira as capturas comparativas do filme “A Epidemia”, cujo aspecto de tela original é 2.40 e que a Imagem Filmes mutilou para 1.78.

* As capturas do Blu-ray americano (formato original) são do site Blu-ray.com

cap_02_bd

Captura 1 – Formato original

cap_04_dvd

Captura 1 – Mutilado (Imagem Filmes)

cap_04_bd

Captura 2 – Formato original

cap_02_dvd

Captura 2 – Mutilado (Imagem Filmes)

cap_03_bd

Captura 3 – Formato original

cap_03_dvd

Captura 3 – Mutilado (Imagem Filmes)

É preciso conscientizar as pessoas da importância em manter o formato de tela original, aquele que foi concebido pelo diretor e assim exibido nos cinemas. Embora algumas pessoas defendam esta adaptação pelo fato de “ganharmos” imagem nas partes superior e inferior (ao mesmo tempo perdemos imagem nas laterais), é preciso deixar claro que este não é o formato original, e isso faz com o que produto perca qualidade, tornando-o uma adaptação da obra original. Entenda que mutilação, é qualquer atitude ou artifício que altere o formato ORIGINAL do filme.

Já reclamamos com a produtora e a resposta que obtivemos é de que “o formato utilizado foi aprovado pelo diretor e blá blá blá”. NADA justifica alterar o formato de tela original! O filme não foi realizado desta forma, ele não foi exibido assim nos cinemas, por que a produtora se vê no direito de alterar o aspecto de tela?

Outro problema é que a Imagem Filmes não informa na contra capa qual o aspecto de tela do filme, limitando-se a colocar apenas Widescreen. Desta forma, você compra o título totalmente às cegas.

Com base em alguns títulos recentes da Imagem Filmes que eu possuo, e também com ajuda das análises do nosso parceiro DVD Magazine, segue uma lista de alguns filmes que estão com aspecto de tela incorreto (pelo fato da produtora não informar o aspecto na capa, fica inviável fazer uma lista com todos os títulos). Todos os títulos abaixo, em sua edição nacional, possuem aspecto 1.78 ou 1.85:

  • A Epidemia (original 2.40)
  • A Ilha dos Mortos (original 2.35)
  • As Coisas Impossíveis do Amor (original 2.35)
  • Carga Explosiva 3 (original 2.35)
  • Código de Conduta (original 2.40)
  • Contatos de 4º Grau (original 2.35)
  • Dália Negra (original 2.35)
  • Entre Irmãos (original 2.35)
  • Os Homens que não Amavam as Mulheres (original 2.35)
  • Pandorum (original 2.35)
  • Par Perfeito (original 2.40)
  • Piranha (original 2.35)

Você pode manifestar sua insatisfação com os produtos da Imagem Filmes através do Twitter da produtora (@ImagemFilmesBR), ou então pelo formulário de contato do site oficial.

Já está provada a força que nós colecionadores temos! Através de protestos, boicotes e mensagens de descontentamento, já conquistamos e ajudamos a mudar muita coisa no mercado de home vídeo nacional. Por respeito ao nosso dinheiro, aos produtos que adquirimos para nossa coleção e contra as desprezíveis atitudes de algumas produtoras… a luta continua!

img_01

Fontes: DVD Talk, Klutzny e HowStuffWorks.


[ad#amz-terror1]

Erro › WordPress